Catalase

Lana Magalhães

A catalase é uma enzima produzida por quase todos os organismos vivos. Ela é responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio.

A catalase é encontrada na organela peroxissomos, presente em células animais e vegetais.

Função da Catalase

A catalase catalisa a decomposição do peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a oxigênio e água, conforme a seguinte reação química:

2 H2O2 + CATALASE → 2 H2O + O2

A importância dessa função consiste no fato do peróxido de hidrogênio ser uma substância tóxica para as células. A catalase produz água e oxigênio, duas substâncias que não trazem prejuízos ao organismo.

Ao realizar a decomposição, a catalase neutraliza a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e equilibra a sua produção no organismo.

A função da catalase é importante para a atividade dos rins e fígado. Nesses órgãos existem numerosos peroxissomos responsáveis pela desintoxicação do organismo. No fígado, os peroxissomos e a ação da catalase auxiliam a produção de sais biliares e a neutralização de substâncias tóxicas.

A catalase é considerada uma das enzimas mais eficazes encontrada nas células. Isso porque uma única molécula de catalase pode decompor milhões de moléculas de peróxido de hidrogênio.

Saiba mais sobre os Peroxissomos.

Curiosidade

A água oxigenada é comumente usada para a limpeza de ferimentos. Quando colocada sob a pele ferida rapidamente observamos a formação de uma espuma de bolhas, que consiste na liberação do oxigênio. Essa espuma surge devido a ação da catalase.

Saiba mais sobre as Enzimas.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.