Derme


A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele.

A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.

A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.

Composição

Derme
Localização da epiderme

Na derme também existem vasos linfáticos, glândulas, folículos capilares e nervos que proporcionam a sensação do toque, dor, pressão e temperatura.

A quantidade de terminações nervosas na derme variam conforme a região do corpo, por isso, algumas áreas são mais sensíveis do que outras.

Estruturalmente, a derme é formada por fibras de colágeno e elastina e por uma matriz extracelular. As fibras de colágeno pode chegar a corresponder até 70% do peso seco da derme.

O principal tipo de célula presente é o fibroblasto, responsável pela produção dos elementos mais importantes da derme, como as fibras e a substância amorfa. Também podem ser encontrados, em menor quantidade, macrófagos e mastócitos.

Camadas

A derme é formada por duas camadas:

Camada papilar

A camada papilar é a camada superior da derme, sendo formada por tecido conjuntivo frouxo. Ela recebe esse nome por apresentar regiões parecidas com dedos ou papilas em suas extremidades, os quais fazem a comunicação com a epiderme.

Na camada papilar encontramos os capilares, fibras elásticas, fibras reticulares e o colágeno.

Camada reticular

A camada reticular é a camada mais profunda da derme, formada por tecido conjuntivo denso não modelado. Nela encontramos os capilares sanguíneos, fibras elásticas e de colágeno, fibroblastos, vasos linfáticos e terminações nervosas.

Derme e Epiderme

A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. A derme pode ser até 40 vezes mais espessa que a epiderme.

Enquanto a derme garante a elasticidade e resistência da pele, a epiderme funciona como uma barreira de proteção do corpo.

Saiba mais, leia também: