Exercícios de Figuras de Linguagem para 8º ano (com gabarito)
Teste os seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem. Corrija os exercícios e tire as suas dúvidas no gabarito comentado.
Exercício1
A figura de linguagem presente em “Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente.” (Iracema, José de Alencar) é:
a) comparação
b) paradoxo
c) antítese
d) metáfora
Na oração acima, é feita uma comparação explícita entre o verde do mar e a esmeralda, que é uma pedra preciosa que tem a cor verde. A comparação é explícita, porque foi utilizado o conectivo “Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda…”.
Exercício 2
Em quais das seguintes frases abaixo há metáfora?
I. Meus filhos são meu braço direito.
II. Ele é o sol da minha vida.III. Tinha um olhar doce como o mel.a) apenas em III
b) em I e III
c) em I e II
d) em todas
Nas frases I e II é feita uma comparação de forma subentendida, porque não utiliza um conectivo para estabelecer essa relação (como, tal qual). Quando é feita uma comparação explícita, ou seja, quando são utilizados conectivos, ocorre a comparação. Na frase III, há comparação: Tinha um olhar doce como o mel.
Exercício 3
Identifique as metonímias. Faça como no exemplo:
O Brasil ganhou a partida. (Brasil = equipe brasileira: lugar pelos seus habitantes, ou seja, A equipe brasileira ganhou a partida.)
a) Um Leonardo da Vinci é uma fortuna.
b) O brasileiro é um empreendedor nato.
c) Nas horas vagas, lia Luis Fernando Verissimo.
d) Tirei xerox do trabalho.
e) Foi o Judas da vizinhança.
Exercício 4
Associe cada uma das figuras de linguagem do quadro às frases abaixo.
antítese - assonância - eufemismo - hipérbole - onomatopeia - paradoxo - personificação |
a) Ele parece fraco das ideias ou é impressão minha?
b) O garçom tropeçou e os pratos fizeram plaft no chão.
c) “Sendo a sua liberdade, era a sua escravidão.” (Vinicius de Moraes)
d) O que é feio para alguns, pode ser bonito para outros.
e) “Numa nuança mansa que não cansa.” (Emiliano Perneta)
f) Estou morrendo de sede.
Exercício 5
“É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinhoÉ um caco de vidro, é a vida, é o SolÉ a noite, é a morte, é o laço, é o anzol.”(Trecho de Águas de Março, de Tom Jobim)
Podemos afirmar que esse trecho foi construído por meio de uma figura de linguagem denominada de:
a) pleonasmo
b) anáfora
c) aliteração
d) assonância
Anáfora é a figura de linguagem que recorre à repetição de uma ou mais palavras, de forma regular, para aumentar a expressividade do discurso. Neste caso, a anáfora está presente graças à repetição do verbo “é”.
Exercício 6
Identifique as figuras de linguagem presentes nas orações abaixo:
I. O rato roeu a roupa do rei de Roma.
II. Urgh, que nojo! III. A foto me dizia como deveria ser naquele tempo.a) personificação, hipérbole, metáfora
b) personificação, onomatopeia, ironia
c) aliteração, hipérbole, ironia
d) aliteração, onomatopeia, personificação ou prosopopeia
Aliteração é a repetição de sons consonantais, como na oração I: O rato roeu a roupa do rei de Roma.
Onomatopeia é a utilização de palavras que imitam sons, como na oração II, em que “Urgh” é o som que fazemos quando sentimos nojo.
Personificação é a atribuição de qualidades humanas a objetos ou aos seres irracionais, como na oração III, em que a foto diz algo.
Exercício 7
Indique a alternativa que apresenta a figura de linguagem personificação.
a) O espelho me olhava julgando as minhas atitudes.
b) A lasanha estava tão boa que comi dois pratos.
c) Tem seis bocas para alimentar em casa.
d) Sua voz doce me alegrava o espírito.
Personificação é a figura de linguagem que recorre à atribuição de qualidades humanas a objetos ou aos seres irracionais, para aumentar a expressividade do discurso. Neste caso, a capacidade de olhar foi a qualidade humana utilizada pelo espelho.
Exercício 8
Que figura de linguagem está presente neste diálogo:
— Boa tarde, mãe. Depois do comportamento do seu filho hoje, a escola decidiu que é melhor fazermos uma pausa nas suas aulas por alguns dias.
— Boa tarde, professora. Agradeço a informação, mas estou um pouco confusa. O que a senhora quer dizer com "fazer uma pausa nas aulas por alguns dias"?
Exercício 9
Selecione a opção que apresenta o segmento do texto em que não ocorre a presença da ironia.
a) O jantar estava ótimo. Nunca comi uma carne tão insípida.
b) Não há dúvida que a pintura ficou ótima. A parede já está descascando.
c) Nossa! Chegou cedo para a reunião que acabou há pouco.
d) Você faltou com a verdade!
A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma. Ela ocorre em todas as alternativas acima, exceto na alternativa d), em que a figura de linguagem presente é o eufemismo, porque foi utilizada uma expressão para suavizar o discurso: “faltou com a verdade”, em vez de dizer que você é mentiroso.
Exercício 10
Indique a alternativa correta.
a) A frase “Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo.”, de Fernando Pessoa, é um exemplo de paradoxo.
b) Antítese e paradoxo são figuras parecidas, porque nelas existe a comparação de dois termos.
c) A frase “A solidão é uma ótima companhia.” é um exemplo de antítese.
d) No paradoxo usamos termos opostos, enquanto na antítese, ideias opostas.
A frase “A solidão é uma ótima companhia.” é um exemplo de antítese, porque a antítese utiliza termos (e não ideias, como acontece no paradoxo) com sentidos opostos. Neste caso, os termos opostos utilizados são: solidão e companhia.
A frase da alternativa a) “Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo.” também é um exemplo de antítese. Os termos opostos utilizados são: nada e tudo.
Para aprender mais, leia Figuras de linguagem: resumo e exemplos
Para mais exercícios, veja:
- Exercícios de figuras de linguagem
- Exercícios de figuras de som (com gabarito)
- Atividades de interpretação de texto para 8º ano
FERNANDES, Márcia. Exercícios de Figuras de Linguagem para 8º ano (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-figuras-de-linguagem-8-ano/. Acesso em: