Exercícios de pontuação

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Confira os exercícios de sinais de pontuação - ponto, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências, aspas, parênteses e travessão.

Pratique e tire as suas dúvidas com as respostas comentadas.

Questão 1

Indique os sinais de pontuação usados para:

a) dar ênfase a palavras ou expressões.
b) indicar uma pausa longa.
c) acrescentar informação acessória.
d) pontuar uma oração interrogativa direta.
e) indicar uma pausa curta.

a) As aspas (" ") são usadas para dar ênfase a palavras ou expressões. Exemplo: A banda achava-se "a tal".

b) O ponto final ( . ) é usado para indicar uma pausa longa. Exemplo: O avô está assistindo televisão.

c) Os parênteses ( () ) são usados para acrescentar informação acessória. Exemplo: Fiz as contas (45 minutos para ir e mais 45 para voltar) e saí na hora do almoço.

d) O ponto de interrogação ( ? ) é usado para pontuar uma oração interrogativa direta. Exemplo: Onde fica a farmácia?

e) A vírgula ( , ) é usada para indicar uma pausa curta. Exemplo: Li um pouco, tomei um chá e adormeci.

Questão 2

Complete as frases com os sinais de pontuação corretos.

a) Ana ___ Maria ___ João e Beto acabaram de sair.
b) Será que ela quer um doce ___
c) No fim ___ gritou de alegria: ___ Ganhei ___
d) Ele ___ o cozinheiro mais simpático que conheço ___ fez o melhor hambúrguer que alguma vez tinha comido.
e) Ela não é chata. Ela é ___ um pouco desagradável.

a) Ana, Maria, João e Beto acabaram de sair.
b) Será que ela quer um doce?
c) No fim, gritou de alegria: — Ganhei!
d) Ele (o cozinheiro mais simpático que conheço) fez o melhor hambúrguer que alguma vez tinha comido.
e) Ela não é chata. Ela é… um pouco desagradável.

Questão 3

Indique a única oração em que a vírgula foi usada corretamente.

a) O cliente novo que, não paga as dívidas, vive reclamando.
b) O entregador que trouxe o bolo, não tem troco.
c) Os palestrantes estão descansando, naquela sala.
d) Naquela sala, os palestrantes costumam descansar.
e) O diretor e o professor, entraram às pressas.

Alternativa correta: d) Naquela sala, os palestrantes costumam descansar.
Quando o adjunto adverbial está "deslocado", deve ser separado do resto da oração por vírgula. A vírgula não seria usada neste caso: Os palestrantes costumam descansar naquela sala.

Correção das alternativas restantes:

a) O cliente novo, que não paga as dívidas, vive reclamando.
b) O entregador que trouxe o bolo não tem troco.
c) Os palestrantes estão descansando naquela sala.
e) O diretor e o professor entraram às pressas.

Questão 4

Pontue o texto corretamente.

"— Reparei na minha busca pelo parque que houve considerável dano a um salgueiro lutador muito valioso ___ continuou Snape.
___ Aquela árvore causou mais dano a nós do que nós a ___ — deixou escapar Rony.
___ Silêncio ___ — disse Snape outra vez. ___ Infelizmente vocês não fazem parte da minha Casam e a decisão de expulsá-los não cabe a mim ___ Vou buscar as pessoas que têm esse prazerosos poder. Esperem aqui."

(ROWLING, J. K. Harry Potter e a Câmara Secreta. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 72.)

"— Reparei na minha busca pelo parque que houve considerável dano a um salgueiro lutador muito valioso — continuou Snape.
— Aquela árvore causou mais dano a nós do que nós a… — deixou escapar Rony.
— Silêncio! — disse Snape outra vez. — Infelizmente vocês não fazem parte da minha Casam e a decisão de expulsá-los não cabe a mim. Vou buscar as pessoas que têm esse prazerosos poder. Esperem aqui."

Questão 5

Assinale a alternativa em que há erro de pontuação.

a) Acordei agora.
b) Um bolo leva: ovos, farinha, açúcar…
c) “Só se vê bem com o coração.” é uma frase de O Pequeno Príncipe.
d) Eles gostam de doces; nós? de salgados.
e) Posso ir dormir?

Alternativa incorreta: d) Eles gostam de doces; nós? de salgados.
Correção: Eles gostam de doces; nós, de salgados.

A vírgula pode ser usada na omissão de palavras, principalmente na omissão de verbos. Neste caso o verbo gostar foi omitido em "nós gostamos de salgados", por isso, foi substituído por uma vírgula.

Questão 6

Considerando a aplicação da vírgula, assinale a resposta incorreta.

a) Usamos vírgula nas orações subordinadas adjetivas explicativas.
b) Usamos vírgula depois do vocativo.
c) Não podemos usar vírgulas na omissão de verbos.
d) Usamos vírgula em datas, para separar o lugar da data.
e) Usamos vírgulas para separar elementos.

Alternativa incorreta: c) Não podemos usar vírgulas na omissão de verbos.
A vírgula é usada para marcar a falta de verbos. Exemplo: Eles gostam de tudo; aqueles, de nada.

Quanto às alternativas restantes:

a) Usamos vírgula nas orações subordinadas adjetivas explicativas.
Certo, as orações subordinadas adjetivas explicativas são sempre separadas por vírgulas. Exemplo: A atriz, que era famosa pelos papéis de vilã, era amada por todos.

b) Usamos vírgula depois do vocativo.
Certo, a vírgula é usada para separar o vocativo, que é um chamamento. Exemplo: Pessoal, vamos embora?

d) Usamos vírgula em datas, para separar o lugar da data.
Certo. Exemplo: Brasil, 27 de abril de 2022.

e) Usamos vírgulas para separar elementos.
Certo. Exemplo: Levou lápis, caderno e caneta.

Questão 7

Assinale a sequência que indica as frases pontuadas corretamente.

I. – Cris estão batendo na porta!
II. Amanhã dia 28 estarei de férias.
III. Quanto custa isto?
IV. Que alívio!
V. Sim, eu gostei.

a) I, III e IV.
b) III, IV e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e III.
e) I, III e V.

Alternativa correta: b) III, IV e V.
III. Quanto custa isto?
IV. Que alívio!
V. Sim, eu gostei.

Correção das alternativas restantes:

I. – Cris, estão batendo na porta!
O vocativo (neste caso, o chamamento "Cris", deve ser separado da oração por vírgula).

II. Amanhã, dia 28, estarei de férias.
O aposto (neste caso, "dia 28", deve ser separado por vírgulas na oração).

Questão 8

As orações abaixo estão pontuadas corretamente, mas tem significados diferentes. Explique.

a) Ele chegou?
b) Ele chegou.
c) Ele chegou…
d) Ele chegou!

a) Ele chegou?
Com o ponto de interrogação, esta é uma frase interrogativa direta.

b) Ele chegou.
Com o ponto final, esta é uma frase declarativa.

c) Ele chegou…
Com as reticências, a frase fica com um sentido vago.

d) Ele chegou!
Com o ponto de exclamação, esta é uma frase exclamativa.

Questão 9

Coloque vírgulas nos lugares corretos.

a) Compre maçã pera e banana.
b) Mãe assina aqui.
c) A Lu a Aninha e a Carla são as minhas melhores amigas.
d) Vou mas não volto.
e) Mas como eu disse não voltarei.

a) Compre maçã, pera e banana.
A vírgula deve ser usada para separar elementos (neste caso, as frutas "maçã e pera").

b) Mãe, assina aqui.
A vírgula deve ser usada para separar o vocativo (neste caso, "mãe") da oração.

c) A Lu, a Aninha e a Carla são as minhas melhores amigas.
A vírgula deve ser usada para separar elementos (neste caso, as amigas "Lu e Aninha").

d) Vou, mas não volto.
A vírgula deve ser usada antes da palavra "mas", quando indica oposição de ideias, como neste caso.

e) Mas, como eu disse, não voltarei.
A vírgula deve ser usada para separar orações intercaladas (neste caso, "como eu disse").

Questão 10

Escolha a alternativa em que a oração está pontuada adequadamente.

a) Não, já disse que não vou.
b) Não, já disse, que não vou.
c) Que susto.
d) Aceita um café!
e) O vestido que tenho e ainda me serve: está sujo.

Alternativa certa: a) Não, já disse que não vou.
A vírgula deve ser usada depois dos advérbios "sim" e não" quando eles iniciem uma oração, que é uma resposta.

Correção das alternativas restantes:

b) Não, já disse que não vou.
c) Que susto!
d) Aceita um café?
e) O vestido que tenho, e ainda me serve, está sujo.

Questão 11

Complete o trecho abaixo com os sinais de pontuação adequados.

Professor ___ acho que agora entendi tudo ___ Mas ___ se o senhor tivesse explicado mais devagar antes ___
E se passasse alguns exercícios para eu praticar em casa ___
Os exercícios poderiam ser de ___
vírgulas ___
parênteses ___
aspas ___
travessão ___
Sim ___ acho que o senhor vai adorar essa ideia ___ Ótimo ___ Obrigada ___

Professor, acho que agora entendi tudo. Mas, se o senhor tivesse explicado mais devagar antes…
E se passasse alguns exercícios para eu praticar em casa?
Os exercícios poderiam ser de:
vírgulas;
parênteses;
aspas;
travessão.
Sim, acho que o senhor vai adorar essa ideia. Ótimo! Obrigada!

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).