Exercícios sobre Classicismo

Daniela Diana

Teste seus conhecimentos sobre o Classicismo com 10 questões comentadas pelos nossos professores especialistas.

Questão 1

Sobre o classicismo é correto afirmar:

a) Movimento que faz referência aos modelos clássicos greco-romanos.
b) Presença de poemas com versos livres e brancos.
c) Memorial de Aires é um exemplo de romance classicista.
d) Possui uma linguagem informal, com uso de regionalismos.
e) Movimento que surge no século V na Europa.

Alternativa correta: a) movimento que faz referência aos modelos clássicos greco-romanos.

O classicismo foi um movimento artístico que começou no século XV na Europa e tinha como característica principal a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, com seus ideais de beleza.

Dessa forma, os artistas desse período buscavam a perfeição, o equilíbrio e a pureza das formas.

Questão 2

No Brasil, o período correspondente ao classicismo europeu foi chamado de

a) Arcadismo
b) Simbolismo
c) Quinhentismo
d) Parnasianismo
e) Barroco

Alternativa correta: c) Quinhentismo

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, no início do século XVI, surge a primeira manifestação literária brasileira, denominada de Quinhentismo. Duas vertentes literárias surgiram nesse período:

  • A literatura informativa: com as crônicas de viagens, baseada em temas sobre a conquista material e espiritual dos portugueses.
  • A literatura de catequese: com teor religioso, foi escrita pelos jesuítas que tinham como função catequizar os índios brasileiros.

Questão 3

Um dos maiores autores de língua portuguesa, Luís Vaz de Camões, escreveu obras no período classicista. Uma delas que se destaca é

a) Odisseia
b) Eneida
c) A Guerra de Troia
d) Os Lusíadas
e) Dom Quixote

Alternativa correta: d) Os Lusíadas

Luís Vaz de Camões foi autor de uma das maiores obras de Língua Portuguesa, Os Lusíadas.

Publicada em 1572, a obra, inspirada na “Odisseia”, de Homero, e na “Eneida”, de Virgílio, narra as conquistas do povo português na época das grandes navegações.

Questão 4

A linguagem do classicismo é

a) subjetiva e informal
b) rebuscada e culta
c) subjetiva e clássica
d) objetiva e irracional
e) objetiva e formal

Alternativa correta: e) objetiva e formal

Inspirado nos modelos clássicos, o classicismo foi uma manifestação literária que buscava o rigor estético e, portanto, sua linguagem era culta, formal, objetiva, equilibrada e racional.

Questão 5

Miguel de Cervantes, um dos autores de grande destaque na literatura classicista espanhola, escreveu Dom Quixote de La Mancha. Essa obra faz uma sátira ao gênero

a) Hagiografias
b) Novelas de cavalaria
c) Poesia Palaciana
d) Prosa historiográfica
e) Nobiliários

Alternativa correta: b) Novelas de cavalaria

A obra Dom Quixote de la Mancha, publicada em 1605 por Miguel de Cervantes, faz uma sátira às antigas novelas de cavalaria, as quais eram constituídas de belos heróis e narravam seus grandes feitos em busca da justiça e da amada.

Em Dom Quixote, o protagonista é um cavaleiro andante, destituído de beleza, e que impulsionado por sua “loucura” sempre acaba se dando mal.

Questão 6

(UNISA) Assinale a alternativa incorreta, em relação a Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões:

a) Foi publicada em 1572.
b) Contém 10 cantos.
c) Contém 1102 estrofes em oitava rima.
d) Conta a viagem de Vasco da Gama às Índias.
e) N.d.a.

Alternativa correta: e) N.d.a.

A obra Os Lusíadas foi publicada em 1572 e tem como mote central a viagem de Vasco da Gama às Índias.

Composta de 10 cantos, ela está dividida em cinco partes: proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo. Nesse poema épico, Camões escreveu 8816 versos decassílabos e 1102 estrofes em oitava rima.

Questão 7

(Mackenzie) O tom pessimista apresentado por Camões no epílogo de "Os Lusíadas" aparece em outro momento do poema. Isso acontece no episódio:

a) do Gigante Adamastor.
b) do Velho do Restelo.
c) de Inês de Castro.
d) dos Doze de Inglaterra.
e) do Concílio dos Deuses.

Alternativa correta: b) do Velho do Restelo.

Na obra Os Lusíadas, Camões narra a viagem de Vasco da Gama e os feitos realizados pelos personagens. A epopeia é formada de 5 partes (proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo) e 10 cantos.

No epílogo (Canto X e estrofes 145 a 156), o poeta aborda sobre as injustiças do reino de Portugal. Aliado a esse tom de lamentação e pessimismo temos o Canto IV (estrofes 95 a 104).

A personagem conhecida como “velho do restelo” surge no momento de despedida da armada na praia de Belém, contestando as aventuras relacionadas com as descobertas, de modo a denunciar as ações daqueles que estavam envolvidos no projeto de expansão.

Questão 8

(Mackenzie) Assinale a alternativa correta sobre Camões.

a) Além de usar metros mais populares, utilizou-se da medida nova, especialmente nas redondilhas que recriam, poeticamente, um quadro harmônico da vida e do mundo.
b) O tema do desconcerto do mundo é um dos aspectos característicos de sua poesia, presente, por exemplo, nos sonetos de inspiração petrarquiana.
c) Introduziu o estilo cultista em Portugal, em 1580, explorando antíteses e paradoxos nos poemas de temática religiosa.
d) Autor mais representativo da poesia medieval portuguesa, produziu, além de sonetos satíricos, a obra épica Os lusíadas.
e) Influenciado pelo Humanismo português, aderiu ao cânone clássico de composição poética, afastando-se, porém, das inovações métricas e dos modelos greco romanos.

Alternativa correta: b) O tema do desconcerto do mundo é um dos aspectos característicos de sua poesia, presente, por exemplo, nos sonetos de inspiração petrarquiana.

Luís de Camões é considerado o maior escritor do período do Classicismo e da literatura de língua portuguesa. Ele escreveu epopeias, poesias e obras de dramaturgia, em que explorou temas históricos, amorosos, existenciais e dramáticos da vida humana.

Inspirado muitas vezes por trovas populares e cantigas medievais, Camões utilizou o estilo petrarquiano do escritor humanista italiano, Francesco Petrarca, para compor grande parte de sua obra.

À Petrarca foi atribuído a disseminação do “soneto” (poema de forma fixa composto de quatorze versos, sendo dois quartetos e dois tercetos), com foco nos temas amorosos.

O estilo de perfeição de Petrarca esteve voltado para uma linguagem simples com algumas inovações métricas, como o uso de versos hendecassílabos (verso composto de onze sílabas poéticas).

Questão 9

(Fuvest) Na Lírica de Camões:

a) o verso usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior;
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos;
c) cantar a pátria é o centro das preocupações;
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX;
e) a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.

Alternativa correta: d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX;

Em sua poesia lírica, Camões explorou diversos temas amorosos, como o sofrimento pela mulher amada, além de focar na condição e nos dramas humanos.

A obra lírica de Camões foi escrita em redondilhas maior e menor (medida velha) e em forma de soneto (medida nova) e inspirou muito poetas brasileiros do século XX.

Como exemplos, podemos citar o poeta parnasiano Olavo Bilac, além de Vinícius de Moraes, poeta e músico brasileiro do modernismo.

Questão 10

(Enem-2013) Estão, entre os principais representantes do Classicismo português:

a) Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.
b) Florbela Espanca e Almeida Garrett.
c) Antero de Quental e Almada Negreiros.
d) Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.
e) Eça de Queiroz e Miguel Torga.

Alternativa correta: d) Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.

O classicismo português teve como principais representantes Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.

A chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal foi considerado o marco inicial do classicismo no país. Inspirado no humanismo italiano, Sá de Miranda trouxe da Itália uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).

Esse novo modelo estava baseado na forma fixa do soneto (2 quartetos e 2 tercetos), nos versos decassílabos e na oitava rima.

No entanto, Camões foi considerado um dos maiores poetas portugueses da época com a publicação de sua grande obra "Os Lusíadas” (1572).

Nesse poema épico, ele narra em 10 cantos a viagem de Vasco da Gama às Índias. Note que o Classicismo permaneceu em Portugal até 1580, ano da morte de Camões.

Veja também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.