Características do Classicismo

Daniela Diana

A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.

A imitação da Antiguidade clássica greco-romana surge uma vez que os pensadores do Classicismo acreditavam que seriam os gregos e os romanos a dominarem os ideais de beleza. São modelos para o Classicismo: Platão, Homero e Virgílio.

A literatura classicista, também chamada de renascentista, esteve marcada pela perfeição estética bem como pelo reencontro com a mitologia pagã.

Além da literatura, o classicismo foi um movimento artístico que teve grande destaque nas artes plásticas e na arquitetura. Essa tendência se espalhou pelo continente europeu no século XVI e teve o Renascimento como seu principal aliado.

O nascimento de vênus
O Nascimento de Vênus (1484-1486), de Sandro Botticelli é umas das obras mais emblemáticas do Renascimento italiano

Contexto Histórico

O classicismo é marcado pelo início da Idade moderna e o fim da era medieval. Em Portugal, tem destaque a unificação da Península Ibérica, o que foi considerado por muitos, a derrocada do país lusitano.

É também nesse momento, que se encerra o monopólio da Igreja Católica sobre a cultura. Sendo assim, os filhos dos burgueses passam a frequentar as universidades e ter acesso ao conhecimento.

A Europa vive uma nova realidade econômica em decorrência do fim do feudalismo em consonância com o fortalecimento da burguesia.

Esses pontos demandam uma cultura mais liberal, de ideal antropocêntrico e alinhado com o mercantilismo. Esse novo contexto econômico e social será refletido diretamente na arte produzida nesse período.

Classicismo Português

Na literatura portuguesa, o classicismo corresponde ao período entre 1527 e 1580. Teve início com a chegada do poeta português Sá de Miranda da Itália.

Quando ele retornou do berço do renascimento, trouxe consigo um novo modelo que ficou conhecido como “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).

Sem dúvida, o soneto, criado pelo poeta italiano humanista Francesco Petrarca, foi a principal contribuição trazida para Portugal.

Além dessa forma fixa, formada por dois quartetos e dois tercetos, merecem destaques: a ode, a elegia, e écloga e a epopeia.

Outra característica muito importante e que faz parte da produção literária classicista foi o uso dos versos decassílabos.

Decerto que Luís de Camões (1524-1580) foi o maior representante do classicismo e sua obra Os Lusíadas (1572), a mais importante.

Escrita em versos decassílabos heroicos, esse grande poema épico tem como tema as conquistas do povo português na época das grandes navegações.

Luís de Camões
Luís de Camões, o maior poeta do classicismo português

O classicismo termina em 1580, ano da morte de Camões. No século XVII, tem início o Barroco.

Principais Características

Segue abaixo um resumo das principais características do período:

  • Imitação dos modelos clássicos (greco-romano)
  • busca da perfeição estética
  • Pureza e equilíbrio das formas
  • Racionalismo, nacionalismo e cientificismo
  • Humanismo renascentista
  • Temas explorados: a moral, a filosofia, a religião, a mitologia e política

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.