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Exercícios sobre fatores de textualidade (com gabarito explicado)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Teste os seus conhecimentos com questões baseadas em textos atuais e variados, proporcionando uma prática contextualizada e reflexiva. Ideal para estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos e para educadores que buscam recursos de qualidade para o ensino da Língua Portuguesa.

Confira as respostas e aprenda mais com o gabarito comentado.

Questão 1

A biodiversidade da Amazônia é frequentemente comemorada — e com razão: milhares de espécies vegetais e animais a habitam. No entanto, segundo relatório recente, cerca de 17% da cobertura florestal já se perdeu nas últimas duas décadas. O desmatamento prossegue em ritmo acelerado. Isso compromete não apenas a fauna e a flora, mas também comunidades tradicionais que dependem desse ecossistema.

O elemento coesivo que reforça a ligação entre o desmatamento e seus efeitos sociais é:

a) a utilização das palavras “fauna e flora”.

b) o numeral “17%” como dado preciso.

c) o conector “no entanto”, que introduz oposição.

d) o pronome demonstrativo “isso”, que retoma ideia anterior.

e) a construção impessoal usada no início do texto.

Gabarito explicado

Alternativa certa: d) o pronome demonstrativo “isso”, que retoma ideia anterior.

O pronome demonstrativo “isso” funciona com um elemento anafórico, uma vez que retoma “desmatamento em ritmo acelerado” e estabelece a ligação com a sua consequência, que é o fato de comprometer a fauna e a flora, bem como as comunidades tradicionais.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

Em muitos centros urbanos, o transporte público é retrato de desigualdade: ônibus lotados e trens superlotados contrastam com vias expressas com poucos veículos particulares. A prioridade dada ao transporte individual exclui quem depende dos sistemas públicos. É comum ver pessoas caminhando quilômetros até chegar ao trabalho. Se quisermos cidades mais justas, é preciso repensar investimento e planejamento coletivos.

No texto acima, a coerência argumentativa está garantida pela sequência:

a) descrição inicial do problema → exemplificação de seu efeito → proposta de solução.

b) contraste entre meios de transporte → dados estatísticos → proposta de solução.

c) linguagem emotiva → figuras de linguagem → conclusão ética.

d) apelo emocional ao leitor → dados técnicos → conclusão ética.

e) descrição inicial do problema → dados estatísticos → conclusão.

Gabarito explicado

Alternativa certa: a) descrição inicial do problema → exemplificação de seu efeito → proposta de solução

A relação lógica das ideias apresentadas no texto mostra uma progressão argumentativa coerente, a qual decorre da

descrição inicial do problema: exposição acerca da desigualdade no transporte;

exemplificação de seu efeito: ônibus lotados, trens superlotados, vias expressas com poucos veículos particulares;

proposta de solução: repensar investimento e planejamento coletivos.

Questão 3

Desde a pandemia de COVID‑19, o teletrabalho se intensificou. Em 2024, cerca de 30% dos profissionais relataram trabalhar de casa regularmente, segundo levantamento. Embora muitos valorizem a flexibilidade, há queixas: ausência de convivência presencial, dificuldade de separar trabalho e vida pessoal, e aumento da demanda por equipamentos adequados. A discussão sobre regulamentação do home office ganhou forças em diversos países.

O fator situacionalidade está presente no texto porque:

a) há dados estatísticos atuais sobre teletrabalho.

b) traz contexto histórico e problemas contemporâneos.

c) menciona entendimentos opostos sobre esse formato.

d) utiliza-se de linguagem técnica sobre regulamentação.

e) há recomendação implícita de políticas públicas.

Gabarito explicado

Alternativa certa: b) traz contexto histórico e problemas contemporâneos.

Situacionalidade é o elemento responsável pela relevância do texto em um contexto. Citar a pandemia e problemas contemporâneos demonstra que o texto foi moldado por acontecimentos atuais que o tornam pertinente.

Questão 4

Um estudo recente mostrou que, apesar de uma grande porcentagem das pessoas afirmarem valorizar a alimentação saudável, poucas realmente consomem frutas e verduras diariamente. As redes sociais estão cheias de receitas saudáveis e celebridades fitness, mas muitos veem essas propostas como elitistas. Falam em “impossível na rotina” ou “cara demais”. Conclui-se que, sem políticas públicas, bons hábitos permanecem distantes da realidade da maioria.

A construção da aceitabilidade está associada:

a) ao uso de percentuais para convencer o leitor.

b) ao contraste entre intenção declarada e prática efetiva.

c) às críticas à elitização dos hábitos saudáveis.

d) ao reconhecimento de percepções comuns, tais como “impossível na rotina”.

e) à menção feita às redes sociais, tão popular atualmente.

Gabarito explicado

Alternativa certa: d) ao reconhecimento de percepções comuns, tais como “impossível na rotina”.

A aceitabilidade refere-se à aceitação, ou disposição, do leitor para considerar um texto coeso e coerente. Ao mencionar críticas, como “impossível na rotina” e “cara demais”, o texto reproduz percepções reais e comuns das pessoas, fazendo ele fazer sentido para elas.

Questão 5

O consumo mundial de plástico ultrapassa as milhões de toneladas, e menos de 10% desse total é reciclado. A maior parte é enviada a aterros ou descartada em ambientes naturais, onde se fragmenta lentamente, liberando microplásticos. O impacto ambiental é amplo: contamina fontes de água doce, solos agrícolas e chega até a cadeia alimentar humana. Por isso, várias cidades estão proibindo sacolas plásticas descartáveis.

Nesse trecho, a informatividade é assegurada por:

a) apelo aos sentimentos de urgência e medo.

b) conhecimento prévio do leitor.

c) apresentação de dados e consequências ambientais.

d) uso de verbos no presente do indicativo na terceira pessoa do singular.

e) intertextualidade implícita, que exige repertório do leitor.

Gabarito explicado

Alternativa certa: c) apresentação de dados e consequências ambientais.

A presença dos dados (consumo de milhões de toneladas, reciclagem de menos de 10% desse total) e a descrição do impacto ambiental garante o caráter informativo do texto, tornando-o mais objetivo e credível.

Questão 6

“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho.” A frase, muitas vezes atribuída a Gandhi, inspira iniciativas escolares que substituem salas de aula por roda de conversa e práticas colaborativas entre estudantes. Nessas práticas, conflitos são resolvidos por escuta ativa. Adotar métodos como esse nas redes sociais seria revolucionário: em vez de alimentar controvérsias, poderíamos fomentar diálogos construtivos, usando a escuta cidadã como fundamento.

A intertextualidade desse texto baseia-se em:

a) citação direta de Gandhi como referência ética.

b) metáfora que compara redes sociais e espaços escolares.

c) uso de linguagem coloquial para aproximar leitor.

d) embasamento em pesquisa acadêmica.

e) discurso persuasivo implícito.

Gabarito explicado

Alternativa certa: a) citação direta de Gandhi como referência ética.

A intertextualidade acontece quando um texto faz referência a outro, estabelecendo um diálogo entre ideias já conhecidas e o novo conteúdo. Neste caso, o texto começa com uma citação direta de Gandhi.

Essa citação tem uma função argumentativa importante. Ao trazer as palavras de Gandhi, o autor se apoia na figura de um líder conhecido por defender a paz e o diálogo. Isso fortalece a proposta central do texto, que defende a substituição de confrontos (inclusive nas redes sociais) por práticas de escuta e colaboração.

Questão 7

Relatório de uma importante organização revelou que, em 2023, mais de 1 bilhão de pessoas viveram em áreas com níveis de poluição do ar considerados prejudiciais à saúde. Entre esses, milhões morreram prematuramente em função da exposição. O estudo conclui que medidas urgentes de controle de emissões, aliado a políticas de mobilidade urbana sustentável, poderiam salvar milhões de vidas.

Nesse texto, a combinação entre informatividade e intencionalidade se dá pela:

a) descrição de dados alarmantes e indicação de estudo realizado.

b) interlocução direta com o leitor.

c) exposição de estatísticas e apelo insistente por medidas.

d) uso de linguagem técnica e ausência de emoções.

e) intertextualidade com políticas de saúde anteriores.

Gabarito explicado

Alternativa certa: c) exposição de estatísticas e apelo insistente por medidas

A presença dos dados numéricos e o argumento conclusivo (“medidas urgentes… poderiam salvar milhões”), revelam um texto que une informatividade (dados concretos) e inten­cionalidade (motivação à ação imediata).

Veja também: Textualidade: entenda o que é, seus fatores e elementos (com exemplos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).