Exercícios de coesão e coerência com gabarito (6.º ao 9.º ano)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Faça os exercícios e pratique a coesão e a coerência. Confira as respostas no gabarito comentado.

Questão 1

Indique a frase em que NÃO há quebra de coerência.

a) O preço da gasolina está em constante aumento, por isso, a venda de carros disparou.

b) Fui à feira comprar frutas, portanto não encontrei laranjas nem maçãs.

c) Devido ao constante aumento no preço da gasolina, a preferência dos brasileiros por carro têm aumentado.

d) Devido ao constante aumento no preço da gasolina, as pessoas têm usado mais os transportes públicos.

Gabarito explicado

É coerente dizer que as pessoas estão usando mais os transportes públicos porque o preço da gasolina está sempre aumentando.

Quanto às alternativas restantes:

a) O preço da gasolina está em constante aumento, por isso, a venda de carros disparou.

As pessoas não comprariam mais carros pelo fato de o preço da gasolina ter aumentado, a não ser se o preço tivesse abaixado.

b) Fui à feira comprar frutas, portanto não encontrei laranjas nem maçãs.

"Portanto" é uma conjunção conclusiva, que quebra o sentido do texto. A frase estaria coerente se fosse usada a conjunção "mas", que é adversativa, ou seja, exprime oposição: Fui à feira comprar frutas, mas não encontrei laranjas nem maçãs.

c) Devido ao constante aumento no preço da gasolina, a preferência dos brasileiros por carro têm aumentado.

A frase estaria coerente se dissesse que a preferência por outro meio de transporte aumentaria, por exemplo: Devido ao constante aumento no preço da gasolina, a preferência dos brasileiros por transporte público têm aumentado.

Questão 2

Qual das seguintes alternativas contém um mecanismo de coesão?

a) referência pessoal

b) inferência

c) contextualização

d) conhecimento de mundo

Gabarito explicado

Alguns mecanismos podem ser usados para colaborar com a organização de um texto de forma mais agradável. Um desses mecanismos é a referência pessoal, como mostra o exemplo "Ana e Maria são amigas. Elas fazem tudo juntas.". Na segunda frase os nomes Ana e Maria foram substituídos pelo pronome pessoal elas, deixando o texto mais leve, sem repetições.

As outras alternativas contêm fatores de coerência, que oferecem ao texto relações de sentido.

b) inferência: conhecimentos partilhadas entre os interlocutores, por exemplo: Quando os chamar para jantar, não esqueça que eles são indianos. (quer dizer que as pessoas deduzem que se os convidados são indianos, eles não comem carne de vaca)

c) contextualização: contexto em que a mensagem se insere, por exemplo: Preciso daquilo até o fim da semana. (a mensagem faz sentido apenas para quem sabe o que é "aquilo")

d) conhecimento de mundo: conhecimentos que adquirimos ao longo da vida e que são arquivados na nossa memória, por exemplo: Peru, Panetone, frutas e nozes. Tudo a postos para o Carnaval! (sabemos que esta frase é incoerente, porque “peru, panetone, frutas e nozes” são elementos que pertencem à celebração do Natal e não à festa de Carnaval)

Questão 3

Qual dos seguintes elementos contribui para a coerência textual?

a) contradição

b) redundância

c) relevância

d) conjunção

Gabarito explicado

Se as ideias se relacionam, promovem a construção de uma mensagem coerente. Para entendermos melhor, vejamos um exemplo de mensagem que não atende o princípio da relevância: O avião decolou com sucesso. O motorista do ônibus estava atrasado.

Quanto às alternativas restantes:

a) contradição - ideias contraditórias não são coerentes;

b) redundância - ideias redundantes não são coerentes;

c) conjunção - é um mecanismo usado para promover a coesão textual, porque estabelece a relação dos elementos da mensagem.

Questão 4

Selecione a frase cujo conector indica concessão.

a) Se chover, ficarei em casa.

b) Sairei consoante o estado do tempo.

c) Não quer sair nem ficar em casa.

d) Ele saiu, embora estivesse chovendo.

Gabarito explicado

A conjunção "embora" é concessiva, porque ela exprime um fato contrário, ou seja, apesar de estar chovendo, ele saiu.

Quanto às alternativas restantes:

a) Se chover, ficarei em casa. - indica condição

b) Sairei consoante o estado do tempo. - indica conformidade

c) Não quer sair nem ficar em casa. - indica adição

Questão 5

Reescreva as frases abaixo de forma a garantir a coesão textual em cada uma delas.

a) Tenho um livro de poemas de Drummond. Drummond é um dos maiores poetas brasileiros.

b) João comprou um cachorro-quente. Agora, Ana quer um cachorro-quente também.

c) A filha da vizinha já sabe escrever. A filha da vizinha está feliz, porque já pode fazer a lista de compras.

d) Tentei falar. Ninguém quis ouvir.

Respostas possíveis:

a) Tenho um livro de poemas de Drummond. Drummond é um dos maiores poetas brasileiros.
Tenho um livro de poemas de Drummond. Ele é um dos maiores poetas brasileiros.
Tenho um livro de poemas de Drummond, que é um dos maiores poetas brasileiros.

b) João comprou um cachorro-quente. Agora, Ana quer um cachorro-quente também.
João comprou um cachorro-quente. Agora, Ana quer também.

c) A filha da vizinha já sabe escrever. A filha da vizinha está feliz, porque já pode fazer a lista de compras.
A filha da vizinha já sabe escrever. A menina está feliz, porque já pode fazer a lista de compras.

d) Tentei falar. Ninguém quis ouvir.
Tentei falar, mas ninguém quis ouvir.

Questão 6

Indique a alternativa em que o texto é coerente, mas não tem coesão.

a)

A: O telefone!

B: Estou no banho!

C: Ok.

b) A verdade era que eu não me importava em recuperar o relâmpago de Zeus, em salvar o mundo ou mesmo em ajudar meu pai a sair da encrenca. (trecho de Percy Jackson e os Olimpianos)

c) Ela é vegetariana, portanto, quer o bife bem-passado.

d) Ana dormiu em uma cabana. A cabana era feita de madeira. A madeira está cara, assim como os jatos executivos também estão caros.

Gabarito explicado

A: O telefone!

B: Estou no banho!

C: Ok.

É possível perceber que estamos diante de um diálogo. Apesar de não conter elementos coesivos, o texto tem uma sequência e é coerente.

Quanto às alternativas restantes:

b) A verdade era que eu não me importava em recuperar o relâmpago de Zeus, em salvar o mundo ou mesmo em ajudar meu pai a sair da encrenca. (trecho de Percy Jackson e os Olimpianos) - texto é coerente e coeso

c) Ela é vegetariana, portanto, quer o bife bem-passado. - texto é coeso, mas incoerente

Apesar de conter elementos coesivos (conjunção portanto), a mensagem do texto é incoerente, porque se ela é vegetariana, ela não come carne, ou seja, não que um bife.

d) Ana dormiu em uma cabana. A cabana era feita de madeira. A madeira está cara, assim como os jatos executivos também estão caros. - texto é coeso, mas incoerente, porque não atende o princípio da relevância.

Questão 7

Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos períodos devem aparecer de forma a construir um texto coeso e coerente.

I. Enfim, todas essas características contribuem para a identidade de cada pessoa.

II. Pare um pouco para observar uma rua movimentada. Você, vai perceber a diversidade de pessoas que nos rodeiam.

III. Há pessoas calmas, pessoas agitadas, assim como há pessoas que gostam de pop e outras de rock.

IV. Se as pessoas diferem tanto fisicamente, como o tipo de roupa que vestem, imaginem quanta diversidade existe nos gostos e personalidades de cada um.

a) II, III, IV, I

b) II, IV, III, I

c) III, I, II, IV

d) III, I, IV, II

Gabarito explicado

II. Pare um pouco para observar uma rua movimentada. Você, vai perceber a diversidade de pessoas que nos rodeiam.

IV. Se as pessoas diferem tanto fisicamente, como o tipo de roupa que vestem, imaginem quanta diversidade existe nos gostos e personalidades de cada um.

III. Há pessoas calmas, pessoas agitadas, assim como há pessoas que gostam de pop e outras de rock.

I. Enfim, todas essas características contribuem para a identidade de cada pessoa.

O texto é coeso e coerente, porque transmite uma mensagem lógica e harmoniosa. Primeiro, ele pede que as pessoas observem ao seu redor e verifica que as pessoas têm muitas características físicas diferentes. Desse modo, faz uma comparação, que é o fato de haver muitas características físicas diferentes e muitas personalidades diferentes também. Por fim, conclui que todas as diferenças, físicas ou psicológicas, contribuem para a identidade de cada pessoa.

Questão 8

O emprego do elemento destacado NÃO compromete a coerência da seguinte frase:

a) Conforme não chover, irei à praia.

b) Vou à praia, logo que esteja chovendo.

c) Não fomos campeões, portanto fizemos o melhor jogo.

d) Caso não haja mudanças, os nossos jovens terão poucas oportunidades.

Gabarito explicado

A mensagem é coerente, porque a conjunção "caso" expressa uma condição.

Quanto às alternativas restantes:

a) Conforme não chover, irei à praia.

"Conforme" é uma conjunção conformativa. Estaria correto se em vez dela fosse usada uma conjunção condicional, por exemplo: Se não chover, irei à praia.

b) Vou à praia, logo que esteja chovendo.

"Logo que" é uma conjunção temporal. Estaria correto se em vez dela fosse usada uma conjunção concessiva, por exemplo: Vou à praia, embora esteja chovendo.

c) Não fomos campeões, portanto fizemos o melhor jogo.

"Portanto" é uma conjunção conclusiva. Estaria correto se em vez dela fosse usada uma conjunção adversativa, por exemplo: Não fomos campeões, todavia fizemos o melhor jogo.

Leia também: Coesão e Coerência

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).