35 Exercícios de Orações Coordenadas com gabarito
Questão 1
Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética
a) Na festa da Natália comemos, cantamos, dançamos a noite toda.
b) Não beba quando está comendo, ficará com dores de estômago.
c) O funcionário não quer trabalhar, aprender, estudar.
d) Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir.
e) Minha avó costumava fazer bolos, tortas, pudins.
Questão 2
Todas as alternativas apresentam uma conjunção coordenativa adversativa, exceto
a) Não queria ir para a faculdade, mas gostou do curso e do lugar.
b) Ele trabalha muito, porém nunca guarda dinheiro.
c) Carla estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho.
d) José gosta de cantar, contudo dança muito melhor.
e) Demoramos para chegar na praia, pois estava muito trânsito.
Questão 3
“Eles estão brigando muito, logo irão se divorciar.”
A frase acima é uma oração coordenada
a) explicativa
b) conclusiva
c) alternativa
d) adversativa
e) aditiva
Questão 4
As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa abaixo que não apresenta essa ideia é
a) Ora gosta de pizza, ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.
Questão 5
Reescreva orações a partir das ideias contidas em cada alternativa abaixo de forma a obter orações com período composto por coordenação.
a) Andou na chuva. Ficou resfriado. (conclusão)
b) Nas férias, li muito. Fui muitas vezes à praia. (adição)
c) A professora gosta dos meus textos. A professora não gosta dos meus textos. (alternância)
d) Acordou cedo dar conta de tudo. Muita coisa ficou por fazer. (adversidade)
e) Ouça o que ele diz. Ele tem mais experiência. (explicação)
Questão 6
Classifique as orações coordenadas abaixo em:
I. oração coordenada sindética aditiva
II. oração coordenada sindética adversativa
III. oração coordenada sindética alternativa
IV. oração coordenada sindética conclusiva
V. oração coordenada sindética explicativa
a) Não fale mais, que ele já ouviu o suficiente.
b) Fiz tudo que ela pediu, ainda assim não ficou satisfeita.
c) Cheguei e fui tomar um banho.
d) Ora cumprimenta, ora não cumprimenta.
e) O diretor ainda não chegou, de modo que não podemos começar a reunião.
Questão 7
Faço todos os trabalhos de casa de manhã, ___ fico com a tarde livre. A lacuna acima não pode ser substituída pela conjunção
a) pois
b) consequentemente
c) logo
d) assim
e) contudo
Questão 8
As conjunções coordenadas são aquelas utilizadas para ligar as orações coordenadas e dependendo da função que exercem na frase podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Assinale a alternativa incorreta sobre a classificação da conjunção utilizada:
a) Vou ligar para ele, logo saberei o que aconteceu. (conclusiva)
b) Saímos de férias em agosto e tomamos muito sol. (aditiva)
c) No final do ano ganhou um bom presente, pois tirou notas muito boas. (conclusiva)
d) Ora está feliz, ora não triste. (alternativa)
e) Estudarei a noite toda porque estou atrasado. (explicativa)
Questão 9
“Não entendia, ou fingia não entender.”
A palavra destacada é uma conjunção coordenativa
a) aditiva
b) adversativa
c) conclusiva
d) explicativa
e) alternativa
Questão 10
I. Gosta de praia, mas também de montanha.
II. Tem fome, mas não come direito.
Nas orações acima, as conjunções destacadas transmitem a ideia de
a) I: adição; II: oposição
b) I: adição; II: conclusão
c) I: explicação; II: oposição
d) I: explicação; II: conclusão
e) I: alternância; II: oposição
Questão 11
(FCMMG-2012) “Somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”.
A conjunção mas, destacada no fragmento, estabelece relação lógico-semântica de
a) adição
b) explicação
c) concessão
d) alternância
e) adversidade
Questão 12
(Fuvest) Dentre os períodos transcritos abaixo, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética adversativa. Assinalar a alternativa correspondente a esse período.
a) A frustração cresce e a desesperança não cede.
b) O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crítica pungente ou a auto absolvição?
c) É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir.
d) Sejamos francos.
e) Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.
Questão 13
(Fuvest-2001) Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção MAS, apenas em:
a) Morre o homem, (...) fica a fama.
b) Reino com novo rei (...) povo com nova Iei.
c) Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento.
d) Amigos, amigos! (...) negócios à parte.
e) A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro.
Questão 14
Identifique a única alternativa que é oração coordenada assindética.
a) Meu paciente não quer comer nem sair.
b) Fala, fala e não diz nada.
c) Meu paciente não tem apetite, vontade de sair, interagir com as pessoas.
d) Estou me sentindo melhor, portanto vou trabalhar.
e) Viajaria, quer fosse permitido, quer não.
Questão 15
Gosta de filmes de comédia, mas também gosta de filmes de terror.
A oração em destaque é:
a) oração coordenada sindética aditiva.
b) oração coordenada sindética adversativa.
c) oração coordenada sindética explicativa.
d) oração coordenada assindética.
e) oração coordenada sindética e assindética.
Questão 16
Identifique a única alternativa que é uma oração coordenada sindética.
a) De manhã, cuida da casa, à tarde, trabalha no seu projeto pessoal, à noite, está com a família.
b) Atende muito bem as pessoas.
c) Quer o dono, quer o funcionário, atende muito mal os clientes.
d) Todos querem que você venha.
e) Preciso sair, arejar!
Questão 17
(UNlMFP-SP) "Mauro não estudou nada e foi aprovado”. Apesar do e, normalmente aditivo, a oração sublinhada é:
a) adversativa
b) conclusiva
c) explicativa
d) alternativa
e) causal
Questão 18
(UERJ-2001)
"A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede." ('O Globo'. 09/07/2000)
Analisando o emprego do conectivo MAS na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:
a) reafirmar o significado da primeira parte.
b) permitir a compreensão interna das duas frases.
c) desfazer a ambiguidade de sentido da primeira parte.
d) evidenciar uma relação de sentido entre as duas partes.
Questão 19
(UFPR-2013) Considere a seguinte informação extraída de uma notícia de jornal:
43% dos domicílios do Brasil são inadequados para moradia, diz IBGE. Taxa representa 24,7 milhões dos 57,5 milhões de lares no país em 2008. Em 1992, porém, 63,2% das casas não eram consideradas adequadas.
A conexão entre as afirmações feita com o uso de “porém” destaca que os índices de domicílios inadequados para moradia em 2008 e 1992:
a) são semelhantes: os índices eram muito altos em 1992 e continuam altos em 2008.
b) estão em oposição: mesmo altos, os índices de 2008 revelam uma melhoria em relação a 1992.
c) são contraditórios: os dados de 2008 mostram resultados opostos ao que se poderia prever a partir dos dados de 1992.
d) apontam para direções contrárias: revelam um retrocesso na adequação das moradias entre 1992 e 2008.
e) são complementares: os índices de 2008 eram previsíveis a partir dos dados de 1992.
Questão 20
(UFSM) Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.
1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto
Questão 21
(IFAL-2018) "Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando."
(MACHADO DE ASSIS. Obras completas em quatro volumes, volume 2. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015, p. 435)
Assinale a opção em que não haja correspondência de ideias com a frase: “E digo mal, porque negar é ainda afirmar...”
a) E digo mal, pois que negar é ainda afirmar...
b) E digo mal, porquanto negar é ainda afirmar...
c) E digo mal, pois negar é ainda afirmar...
d) E digo mal, visto que negar é ainda afirmar...
e) E digo mal, conquanto negar é ainda afirmar...
Questão 22
(FGV-SP) Os períodos abaixo estão apresentados sem ordem alguma. Organize-os e indique a alternativa em que a sequência dos números recompõe adequadamente a ordem lógica em que eles deveriam ocorrer.
- Além disso, ainda há muitos lugares onde não há leitores.
- Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, existem disponibilidades de acesso ilimitado à internet por uma tarifa mensal, incluindo o telefone.
- No Japão, por exemplo, todos têm de pagar 10 ienes por três minutos on-line.
- A internet pode ter um caráter mundial, mas em cada país há especificidades econômicas sociais que podem facilitar ou limitar o acesso à rede.
- Na maioria dos países, no entanto, o uso é cobrado por minuto.
- Por isso, em regiões da Rússia, da África ou da América Central, o acesso à internet está fora de questão.
a) 4-2-3-5-1-6
b) 4-2-5-3-1-6
c) 2-1-6-4-3-5
d) 2-5-6-4-1-3
e) 4-6-5-3-2-1
Questão 23
(FGV-2007)
"Pastora de nuvens, fui posta a serviço por uma campina tão desamparada que não principia nem também termina, e onde nunca é noite e nunca madrugada.
(Pastores da terra, vós tendes sossego, que olhais para o sol e encontrais direção. Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo. Eu, não.)"
Esse trecho faz parte de um poema de Cecília Meireles, intitulado Destino, uma espécie de profissão de fé da autora.
O conjunto das duas orações coordenadas que compõem o segundo verso da segunda estrofe - "que olhais para o sol e encontrais direção" - tem sentido
a) explicativo
b) comparativo
c) condicional
d) concessivo
e) temporal
Questão 24
(ITA-1999)
Parei num cruzamento. Lembrei-me do garoto do porão. Se um dia eu precisasse fugir, tentaria levá-lo comigo. Queria dar a ele uma chance. Atravessei a rua e me lembrei de como eu era diferente, apenas algumas semanas atrás. Não vacilava ao receber uma ordem, por mais incompreensível que fosse. Ler algumas páginas do diário do Dr. Bertonni foi o mesmo que virar o mundo pelo avesso. Eu tinha direito a ração, casa e trabalho. Pensava que fosse feliz por isso. Enquanto desvendava a história do mundo, através dos antigos jornais e pelo diário, era tomado pelo medo. Muitas vezes pensei ter perdido a felicidade por saber tanto. Mas agora eu percebo: meses atrás eu não era feliz, mas apenas ignorante.
Costa, Marcos Túlio. O CANTO DA AVE MALDITA. Rio de Janeiro: Record, 1986.
Nesse mesmo texto, assinale a opção correspondente a função da conjunção 'mas' na última linha do texto:
a) Estabelece uma oposição entre felicidade e ignorância.
b) Opõe o tempo presente ao tempo passado.
c) Opõe perceber a conhecer.
d) Complementa a ideia de felicidade com a ideia de ignorância.
e) Contrapõe a vida pregressa do narrador a uma certa noção de ignorância.
Questão 25
(Enem-2011) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também como de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) A expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
Questão 26
(ITA-2018)
O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de idosos do mundo, e precisa correr para poder atendê-los no que eles têm de melhor e mais saudável: o desejo de viver com independência e autonomia. [...] O mantra da velhice no século XXI é “envelhecer no lugar”, o que os americanos chamam de aging in place. O conceito que guia novas políticas e negócios voltados para os longevos tem como principal objetivo fazer com que as pessoas consigam permanecer em casa o maior tempo possível, sem que, para isso, precisem de um familiar por perto. Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: as residências não abrigam mais três gerações sob o mesmo teto e boa parte dos idosos de hoje prefere, de fato, morar sozinha, mantendo-se dona do próprio nariz.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/brasilenvelhecer-no-seculo-xxi/, 18 mar. 2016. Adaptado. Acesso em: 10 ago. 17.
A conjunção em destaque na frase “Não se trata de apologia da solidão, mas de encarar um dado da realidade contemporânea: ...” possui a função semântica de
a) retificação
b) compensação
c) complementação
d) separação
e) acréscimo
Questão 27
(UNEMAT-2009) Analise o funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes enunciados.
I. Como proteger seu dinheiro
O novo guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso - e as melhores estratégias para enfrentar estes tempos de aperto.
(Época, 28/02/09)
II. Internet sem sair do sofá
Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência.
(Adaptado. Época, 28/02/09)
III. A verdade crua, assada e cozida
Um novo estudo sobre os efeitos da carne sugere que ela pode ser nociva - mas apenas em excesso. É o argumento que faltava para quem adora um filé.
(Época, 28/02/09)
As conjunções “e”, “Portanto” e “mas” estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de:
a) adição - explicação - conclusão
b) adição - conclusão - oposição
c) separação - explicação - oposição
d) adição - exclusão - justificação
e) explicação - conclusão - oposição
Questão 28
(UNIFESP-2008- Adaptada)
Leia mais sobre o tema:
- Orações coordenadas
- Exercícios de conjunções (com gabarito)
- Exercícios de orações subordinadas (com gabarito)
- Exercícios de orações subordinadas substantivas
FERNANDES, Márcia. 35 Exercícios de Orações Coordenadas com gabarito. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-oracoes-coordenadas/. Acesso em: