Exercícios de orações subordinadas (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Veja o que já sabe sobre orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais. Faça os exercícios e tire as suas dúvidas com as respostas comentadas.

Questão 1

Indique a alternativa em que o trecho destacado corresponde a uma oração subordinada adjetiva.

a) Os alunos ficarão motivados desde que as aulas sejam interativas.

b) Os alunos querem uma coisa: que as aulas sejam interativas.

c) Os professores que interagem motivam os alunos.

d) Os alunos querem que as aulas sejam interativas.

e) As aulas são tão interativas, que os alunos ficam motivados.

Gabarito explicado

O trecho "que interagem" da oração "Os professores que interagem motivam os alunos." corresponde a uma oração subordinada adjetiva, porque tem a função de adjetivo ("que interagem" equivale ao adjetivo "interativos". A oração é adjetiva restritiva, porque restringe o que motiva os alunos, ou seja, os professores que interagem.

As orações restantes são classificadas em:

a) Os alunos ficarão motivados desde que as aulas sejam interativas. (oração subordinada adverbial condicional)

b) Os alunos querem uma coisa: que as aulas sejam interativas. (oração subordinada substantiva apositiva)

d) Os alunos querem que as aulas sejam interativas. (oração subordinada objetiva direta)

e) As aulas são tão interativas, que os alunos ficam motivados. (oração subordinada adverbial consecutiva)

Questão 2

Indique qual das alternativas contém uma oração subordinada adverbial temporal.

a) Mal chegamos ao cinema, o filme começou.

b) É provável que a gente se atrase.

c) As pessoas que chegam atrasadas atrapalham os outros.

d) Já que estamos atrasados, assistiremos a próxima sessão.

e) Corremos tanto que chegamos antes de começar o filme.

Gabarito explicado

A oração "Mal chegamos ao cinema." indica circunstância de tempo. A conjunção utilizada para transmitir essa ideia é "mal". Assim, a oração é classificada como subordinada adverbial temporal.

As orações restantes são classificadas em:

b) É provável que a gente se atrase. (oração subordinada substantiva subjetiva)

c) As pessoas que chegam atrasadas atrapalham os outros. (oração subordinada adjetiva restritiva)

d) Já que estamos atrasados, assistiremos a próxima sessão. (oração subordinada adverbial causal)

e) Corremos tanto que chegamos antes de começar o filme. (oração subordinada adverbial consecutiva)

Questão 3

Tenho certeza de que agora vamos aprender.

A oração destacada classifica-se como:

a) oração subordinada adverbial temporal

b) oração subordinada adverbial final

c) oração subordinada substantiva objetiva indireta

d) oração subordinada substantiva predicativa

e) oração subordinada substantiva completiva nominal

Gabarito explicado

A oração "de que agora vamos aprender" é uma oração subordinada substantiva completiva nominal, porque tem a função de complemento nominal, ou seja, está completando o sentido de um nome que, neste caso, é a palavra “certeza”.

Questão 4

Indique a alternativa que contém uma oração subordinada substantiva.

a) Nós, que somos super inteligentes, estamos entendendo tudo.

b) A verdade é que somos super inteligentes!

c) À medida que estudamos, nos sentimos mais inteligentes.

d) Nós, que estudamos muito, nos sentimos mais inteligentes.

e) Acho que nós somos mais inteligentes do que eles.

Gabarito explicado

A oração "que somos super inteligentes" é uma oração subordinada substantiva predicativa, porque tem a função de predicativo do sujeito, ou seja, atribui uma característica ao sujeito através do verbo de ligação “é”.

As orações restantes são classificadas em:

a) Nós, que somos super inteligentes, estamos entendendo tudo. (oração subordinada adjetiva explicativa)

c) À medida que estudamos, nos sentimos mais inteligentes. (oração subordinada adverbial proporcional)

d) Nós, que estudamos muito, nos sentimos mais inteligentes. (oração subordinada adjetiva explicativa)

e) Acho que nós somos mais inteligentes do que eles. (oração subordinada adverbial comparativa)

Questão 5

Identifique e classifique as orações subordinadas adverbiais de cada período abaixo.

a) Acordamos cedo para correr.
b) Gosto de correr tanto quanto gosto de caminhar.
c) Caso você venha, correremos juntos.
d) Não gosto de correr, porque fico cansado.
e) Quanto mais eu corro, mais vontade tenho de correr.

a) Acordamos cedo para correr.
Oração subordinada adverbial final, porque indica finalidade.

b) Gosto de correr tanto quanto gosto de caminhar.
Oração subordinada adverbial comparativa, porque faz uma comparação.

c) Caso você venha, correremos juntos.
Oração subordinada adverbial condicional, porque indica uma condição.

d) Não gosto de correr, porque fico cansado.
Oração subordinada adverbial causal, porque indica causa.

e) Quanto mais eu corro, mais vontade tenho de correr.
Oração subordinada adverbial proporcional, porque faz uma relação de proporção com a oração principal.

Questão 6

Assinale a alternativa cuja oração subordinada é substantiva predicativa.

a) É fundamental que você treine.

b) Temos necessidade de que água fresca durante o jogo.

c) Lembre-se de que as regras devem ser cumpridas.

d) Meu desejo é que ele seja o grande vencedor do campeonato.

e) Desejo que ele vença.

Gabarito explicado

A oração "que ele seja o grande vencedor do campeonato" é classificada como oração subordinada substantiva predicativa, porque tem a função de predicativo do sujeito, ou seja, atribui uma característica ao sujeito através do verbo de ligação “é”.

As orações restantes são classificadas em:

a) É fundamental que você treine. (oração subordinada substantiva subjetiva, porque tem a função de sujeito: o que é fundamental? que você treine)

b) Temos necessidade de que água fresca durante o jogo. (oração subordinada substantiva completiva nominal, porque tem a função de complemento nominal, ou seja, está completando o sentido de um nome que, neste caso, é a palavra “necessidade”)

c) Lembre-se de que as regras devem ser cumpridas. (oração subordinada substantiva objetiva indireta, porque tem a função de objeto indireto, ou seja, está completando o sentido do verbo lembrar, que precisa ser acompanhado da preposição “de”)

e) Desejo que ele vença. (oração subordinada substantiva objetiva direta, porque tem a função de objeto direto, ou seja, está completando o sentido do verbo desejar, que não precisa ser acompanhado da preposição)

Questão 7

Identifique a única alternativa que é uma oração subordinada adjetiva restritiva.

a) As pessoas que são felizes reclamam menos.

b) É provável que elas reclamem.

c) Reclamam sempre que passam por aqui.

d) Reclamaram tanto, que fiquei com dor de cabeça.

e) As pessoas, que são felizes, reclamam menos.

Gabarito explicado

A oração "As pessoas que são felizes reclamam menos." está restringindo (limitando), ou seja, não são todas as pessoas que reclamam menos, as pessoas que reclamam menos são as que são felizes.

As orações restantes são classificadas em:

b) É provável que elas reclamem. (oração subordinada substantiva subjetiva, porque tem a função de sujeito: o que é provável? que elas reclamem)

c) Reclamam sempre que passam por aqui. (oração subordinada adverbial temporal, porque transmite ideia de tempo)

d) Reclamaram tanto, que fiquei com dor de cabeça. (oração subordinada adverbial consecutiva, porque transmite ideia de consequência)

e) As pessoas, que são felizes, reclamam menos. (oração subordinada adjetiva explicativa, pois informa que todas as pessoas são felizes e reclamam menos. As orações explicativas estão sempre separadas por vírgulas)

Questão 8

Qual a função das orações destacadas?

a) Lembre-se de estudar para a prova de amanhã.
b) Só resta uma alternativa: estudar para a prova de amanhã.
c) Minha esperança é que você estude.
d) É fundamental que você estude.
e) Espero que você estude.

a) Lembre-se de estudar para a prova de amanhã.
Tem a função de objeto indireto, porque está completando o sentido do verbo lembrar, que precisa ser acompanhado da preposição “de”, por isso é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

b) Só resta uma alternativa: estudar para a prova de amanhã.
Tem a função de aposto, porque está desenvolvendo ou completando a informação dada na oração anterior, por isso é uma oração subordinada substantiva apositiva.

c) Minha esperança é que você estude.
Tem a função de predicativo do sujeito, porque está atribuindo-lhe uma característica através do verbo de ligação “é”, por isso é uma oração subordinada substantiva predicativa.

d) É fundamental que você estude.
Tem a função de sujeito (o que é fundamental? que você estude), por isso é uma oração subordinada substantiva subjetiva.

e) Espero que você estude.
Tem a função de objeto direto, porque está completando o sentido do verbo esperar, que não precisa ser acompanhado da preposição.

Questão 9

No período “Embora quisesse ficar, foi embora”, a oração em destaque é:

a) oração subordinada adverbial causal

b) oração subordinada adverbial concessiva

c) oração subordinada adverbial temporal

d) oração subordinada adverbial consecutiva

e) oração subordinada adverbial conformativa

Gabarito explicado

A oração "Embora quisesse ficar" é uma oração subordinada adverbial concessiva, porque transmite ideia de quebra de expectativa.

Questão 10

Identifique as orações subordinadas adverbiais de cada período abaixo.

a) Esta matéria é difícil tanto quanto aquela.
b) Mal o professor chegou, os alunos se sentaram.
c) Aja como eles disserem.
d) Preciso de mais um cobertor para não sentir frio.
e) Brincou tanto que capotou.

a) Esta matéria é difícil tanto quanto aquela.
Oração subordinada adverbial comparativa, porque faz uma comparação da oração principal "Esta matéria é difícil." com a oração subordinada "tanto quanto aquela (é difícil)".

b) Mal o professor chegou, os alunos se sentaram.
Oração subordinada adverbial temporal, porque transmite ideia de tempo.

c) Aja como eles disserem.
Oração subordinada adverbial conformativa, porque transmite ideia de conformidade.

d) Preciso de mais um cobertor para não sentir frio.
Oração subordinada adverbial final, porque transmite ideia de finalidade.

e) Brincou tanto que capotou.
Oração subordinada adverbial consecutiva, porque transmite ideia de consequência.

Veja também: Orações subordinadas

Para mais exercícios:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).