Orações Subordinadas Substantivas

Daniela Diana

As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo.

Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.

Classificação das orações subordinadas substantivas

Segundo a função que exercem no enunciado, as orações subordinadas substantivas podem apresentar-se em duas formas: desenvolvidas ou reduzidas.

Geralmente, as orações subordinadas desenvolvidas são introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se” e podem acompanhar pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas.

As orações reduzidas, por sua vez, não apresentam uma conjunção integrante, e surgem com o verbo no infinitivo, no particípio ou no gerúndio. Dessa maneira, as orações subordinadas desenvolvidas são classificadas em:

  1. Subjetiva: exerce valor de sujeito da oração principal, por exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião.
  2. Predicativa: exerce valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração, por exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.
  3. Completiva Nominal: possui valor de complemento nominal (completa o sentido do nome da oração principal), sendo sempre iniciada por uma preposição, por exemplo: Temos fé de que a humanidade para de destruir o planeta.
  4. Objetiva Direta: possui valor de objeto direto do verbo da oração principal, por exemplo: Desejo que vocês sejam felizes.
  5. Objetiva Indireta: possui valor de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo iniciada por preposição, por exemplo: O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem.
  6. Apositiva: possui valor de aposto de qualquer termo da oração principal, por exemplo: Todos pensam a mesma coisa: que eu sou um vitorioso.

Saiba mais em:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.