Exercícios de orações subordinadas adverbiais (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Faça os exercícios abaixo para praticar o que já aprendeu sobre orações subordinadas adverbiais. Depois de ter resolvido, consulte as respostas explicadas e tire suas dúvidas.

Questão 1

Indique qual das alternativas contém uma oração subordinada adverbial temporal.

a) Gastou tanto dinheiro que em pouco tempo perdeu tudo o que tinha.

b) Já que ninguém diz nada, não vou insistir.

c) Uma vez que você ajude, podemos fazer o trabalho em dupla.

d) Mal a secretária se levantou, o telefone começou a tocar.

e) Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece.

Gabarito explicado

A oração "Mal a secretária se levantou, o telefone começou a tocar." indica a ideia de tempo. A conjunção utilizada para transmitir essa ideia é "mal". Outras conjunções ou locuções conjuntivas comuns nesse tipo de oração são: enquanto, quando, desde que, assim que.

As orações restantes são classificadas em:

a) Gastou tanto dinheiro que em pouco tempo perdeu tudo o que tinha. (oração subordinada adverbial consecutiva)

b) Já que ninguém diz nada, não vou insistir. (oração subordinada adverbial causal)

c) Uma vez que você ajude, podemos fazer o trabalho em dupla. (oração subordinada adverbial condicional)

d) Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece. (oração subordinada adverbial proporcional)

Questão 2

Relacione as orações subordinadas adverbiais aos seus tipos.

I - oração subordinada adverbial causal
II - oração subordinada adverbial concessiva
III - oração subordinada adverbial condicional
IV - oração subordinada adverbial final

a) Embora eu queira falar, não tenho coragem.
b) Desde que você vá, eu também vou.
c) Fez o possível e o impossível para que não faltasse nada a sua família.
d) Fui à biblioteca a fim de pegar mais livros como este.
e) Não fui porque ninguém me chamou.

a) Embora eu queira falar, não tenho coragem. II - oração subordinada adverbial concessiva
Nesse tipo de oração existe uma quebra na expectativa (eu quero falar, mas não tenho coragem).

b) Desde que você vá, eu também vou. III - oração subordinada adverbial condicional
Nesse tipo de oração existe uma condição (se você for, eu vou).

c) Fez o possível e o impossível para que não faltasse nada a sua família. IV - oração subordinada adverbial final
Nesse tipo de oração existe uma finalidade, uma intenção (a intenção é que não falte nada a sua família).

d) Fui à biblioteca a fim de pegar mais livros como este. IV - oração subordinada adverbial final
Nesse tipo de oração existe uma finalidade, uma intenção (a intenção é pegar mais livros).

e) Não fui porque ninguém me chamou. I - oração subordinada adverbial causal
Nesse tipo de oração existe uma causa, um motivo (o motivo de eu não ter ido é ninguém ter me chamado).

Questão 3

Indique a única alternativa em que a oração subordinada adverbial não exprime consequência.

a) Chegou tão ofegante que mal conseguia falar.

b) Tinha tanta fome que comeu quase sem mastigar.

c) O microfone não estava funcionando, de modo que poucos ouviram o discurso.

d) A prova estava muito fácil, de forma que todos tiveram bons resultados.

e) Comeu quase sem mastigar porque tinha muita fome.

Gabarito explicado

A oração "e) Comeu quase sem mastigar porque tinha muita fome." é uma oração subordinada adverbial causal, porque manifesta uma causa (a causa de ter comido quase sem mastigar era a fome).

Todas as outras orações manifestam consequências. As conjunções e locuções conjuntivas utilizadas para transmitir essa ideia são:, respectivamente: que, de modo que, de forma que.

Questão 4

Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo.

a) Como choveu muito, a plantação ficou destruída.
b) Choveu tanto que a plantação ficou destruída.
c) Se não chovesse, a plantação não ficaria destruída.
d) Choveu conforme era esperado.
e) Mal parou de chover, saímos para ver os tragos.

a) Como choveu muito, a plantação ficou destruída. (oração subordinada adverbial causal, porque manifesta a causa da destruição da plantação)

b) Choveu tanto que a plantação ficou destruída. (oração subordinada adverbial consecutiva, porque manifesta que a consequência da chuva foi ter chovido muito)

c) Se não chovesse, a plantação não ficaria destruída. (oração subordinada adverbial condicional, porque manifesta uma condição, que era a plantação não ter ficado destruída caso não chovesse)

d) Choveu conforme era esperado. (oração subordinada adverbial conformativa, porque manifesta uma espécie de regra ou modelo, que é o fato de ser esperado chover)

e) Mal parou de chover, saímos para ver os tragos. (oração subordinada adverbial temporal, porque indica tempo, ou seja, tinha acabado de chover quando saímos)

Questão 5

Qual das alternativas abaixo mantém a mesma ideia de que a oração “Por mais que eu fale, eles não me ouvem.”?

a) Embora eu fale, eles não me ouvem.

b) Quanto mais eu falo, menos me ouvem.

c) Quando eu falo, ninguém me ouve.

d) Falo a fim de que alguém me ouça.

e) Uma vez que eu fale, alguém vai me ouvir.

Gabarito explicado

As orações “Por mais que eu fale, eles não me ouvem.” e "Embora eu fale, eles não me ouvem." manifestam quebra na expectativa (eu falo, mas eles não ouvem). A locução conjuntiva (por mais que) e a conjunção (embora) transmitem essa ideia.

As orações restantes são classificadas em:

b) Quanto mais eu falo, menos me ouvem. (oração subordinada adverbial proporcional)

c) Quando eu falo, ninguém me ouve. (oração subordinada adverbial temporal)

d) Falo a fim de que alguém me ouça. (oração subordinada adverbial final)

e) Uma vez que eu fale, alguém vai me ouvir. (oração subordinada adverbial condicional)

Questão 6

Preencha a oração com a conjunção adequada.

Ia ficando cada vez mais emocionada ____________________ ouvia o discurso.

a) quando

b) à medida que

c) conforme

d) ainda quando

e) uma vez que

Gabarito explicado

Ia ficando cada vez mais emocionada à medida que ouvia o discurso.

A oração estabelece uma relação entre a oração principal (Ia ficando cada vez mais emocionada) e a oração subordinada (à medida que ouvia o discurso).

Quanto às alternativas restantes:

a) Ia ficando cada vez mais emocionada quando ouvia o discurso. (o uso de "quando" não faz sentido; poderia ser uma oração subordinada adverbial temporal se fosse utilizado "enquanto")

c) Ia ficando cada vez mais emocionada conforme ouvia o discurso. (o uso de "conforme" não faz sentido, porque a ideia não é transmitir conformidade ou regra)

d) Ia ficando cada vez mais emocionada ainda quando ouvia o discurso. (o uso de "ainda quando" não faz sentido, porque a ideia não é transmitir uma quebra de expectativa)

e) Ia ficando cada vez mais emocionada uma vez que ouvia o discurso. (o uso de "uma vez qu" não faz sentido, porque a ideia não é transmitir a causa da emoção)

Questão 7

Indique a alternativa em que a classificação da oração está incorreta.

a) Meu livro é mais interessante do que o seu. (oração subordinada adverbial comparativa)

b) Quanto mais eu leio, mais vontade tenho de ler. (oração subordinada adverbial temporal)

c) Os alunos não fizeram nenhuma pergunta, de sorte que pareciam esclarecidos. (oração subordinada adverbial consecutiva)

d) Guardei dinheiro a fim de viajar nas férias. (oração subordinada adverbial final)

e) A nota será dada consoante a participação nas aulas. (oração subordinada adverbial conformativa)

Gabarito explicado

A oração "Quanto mais eu leio, mais vontade tenho de ler." não transmite a ideia de tempo, mas de proporção entre o que é manifestado na oração principal (mais vontade tenho de ler) e a oração subordinada (quanto mais eu leio).

Questão 8

A oração em negrito “Esta prova estava tão difícil quanto aquela.” é classificada como:

a) oração subordinada adverbial condicional

b) oração subordinada adverbial conformativa

c) oração subordinada adverbial comparativa

d) oração subordinada adverbial proporcional

e) oração subordinada adverbial consecutiva

Gabarito explicado

Na oração “Esta prova estava tão difícil quanto aquela.” é feita uma comparação entre a oração principal (esta prova estava difícil) e a oração subordinada (tão quanto aquela prova estava). A estrutura utilizada para transmitir essa ideia é "tão... quanto".

Questão 9

Indique qual das alternativas contém uma oração subordinada adverbial final.

a) Já que chegou cedo, será atendido primeiro.

b) Caso chegue cedo, ligue-me.

c) Se chegar cedo, ligue-me.

d) Chegou tão cedo que foi logo atendido.

e) Chegue cedo para que seja atendido na primeira vaga.

Gabarito explicado

A oração “Chegue cedo para que seja atendido na primeira vaga.” manifesta qual a intenção de chegar cedo, que é ser atendido na primeira vaga. A locução conjuntiva utilizada para transmitir essa ideia é "para que".

As orações restantes são classificadas em:

a) Já que chegou cedo, será atendido primeiro. (oração subordinada adverbial causal)

b) Caso chegue cedo, ligue-me. (oração subordinada adverbial condicional)

c) Se chegar cedo, ligue-me. (oração subordinada adverbial condicional)

d) Chegou tão cedo que foi logo atendido. (oração subordinada adverbial consecutiva)

Questão 10

Identifique as orações subordinadas adverbiais de cada período abaixo.

a) É esperta como o irmão.
b) Ligo assim que chegar.
c) Faça a sobremesa conforme diz a receita.
d) Estudei até no fim de semana para que tivesse uma nota boa.
e) Mesmo que ele não ajude, farei o trabalho.

a) É esperta como o irmão. ("como o irmão (é)" é oração subordinada adverbial comparativa)
b) Ligo assim que chegar. (oração subordinada adverbial temporal)
c) Faça a sobremesa conforme diz a receita. (oração subordinada adverbial conformativa)
d) Estudei até no fim de semana para que tivesse uma nota boa. (oração subordinada adverbial final)
e) Mesmo que ele não ajude, farei o trabalho. (oração subordinada adverbial concessiva)

Questão 11

Leia o trecho abaixo e selecione a alternativa que indique a classificação correta das orações subordinadas adverbiais em negrito.

A sereia no quadro do banheiro dos monitores-chefes estava dando risadas. Harry flutuava como uma rolha na água borbulhante próximo ao rochedo do quadro, enquanto ela agitava a Firebolt dele na mão.

(ROWLING, J. K. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2001, p. 241 e 242.)

a) oração subordinada adverbial causal e oração subordinada adverbial concessiva

b) oração subordinada adverbial condicional e oração subordinada adverbial temporal

c) oração subordinada adverbial consecutiva e oração subordinada adverbial concessiva

d) oração subordinada adverbial comparativa e oração subordinada adverbial temporal

e) ambas são orações subordinadas adverbiais comparativas

Gabarito explicado

Na primeira oração é feita uma comparação entre a oração principal (Harry flutuava) e a oração subordinada (como uma rolha na água borbulhante (flutuava)). A conjunção utilizada para transmitir essa ideia é "como".

A segunda oração manifesta tempo. A conjunção utilizada para transmitir a ideia de tempo é "enquanto".

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).