Exercícios sobre Present Perfect (nível fácil)

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

O Present Perfect é um tempo verbal da língua inglesa que indica ações que começaram no passado e ainda estão acontecendo e ações que foram concluídas recentemente.

Faça os exercícios abaixo para testar os seus conhecimentos e confira o gabarito comentado para consolidar o seu aprendizado.

Complete as questões com a alternativa correta.

Questão 1

__________ you __________ caviar, Helen?

a) Has … ate
b) Have … ate
c) Have … eaten
d) Has … eaten

Alternativa correta: c) Have … eaten

Have you eaten caviar? (Você já comeu caviar?)

a) ERRADA. Has ate é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Além disso, esta alternativa é automaticamente invalidada por conta do sujeito da frase (you). Lembre-se que a flexão has apenas é usada com as terceiras pessoas do singular: he, she e it. Além disso, o verbo principal to eat (comer) está flexionado no Simple Past. A regra de formação do Present Perfect é a seguinte: verbo to have flexionado no Simple Present (has ou have) + Past Participle do verbo principal + complemento

b) ERRADA. Have ate é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. O que torna esta alternativa incorreta é o uso de ate, pois essa é a forma flexionada do verbo to eat (comer) no Simple Past. No Present Perfect, o verbo principal deve estar flexionado no Past Participle (eaten).

c) CORRETA. A alternativa c) aplica corretamente a regra de formação do Present Perfect: verbo to have flexionado no Simple Present (usou-se o have, pois o sujeito é you) + Past Participle do verbo principal (eaten) + complemento (caviar).

A pergunta expressa o desejo do interlocutor de saber se alguma vez na vida a Helen já comeu caviar, ou seja, se durante toda a sua existência até o momento presente, Helen já saboreou tal iguaria. Nesse caso, o Present Perfect é indicativo de um período de tempo que tem duração desde o passado até o momento presente.

d) ERRADA. A frase apenas está errada por conta do uso da forma flexionada has. Como o sujeito da frase é you, a flexão correta é have. Has apenas é utilizado com he, she e it.

Questão 2

I __________ Mary lately. Have you?

a) haven’t seen
b) hasn’t seen
c) didn’t see
d) saw

Alternativa correta: a) haven’t seen

I haven’t seen Mary lately. Have you? (Eu não tenho visto Mary ultimamente. Você tem?)

a) CORRETA. O uso do advérbio lately (ultimamente) é um indicativo de uso do Present Perfect pois expressa a ideia de que algo que teve início no passado e ainda se mantém. A frase I haven’t seen Mary lately indica que em algum momento do passado alguém deixou de ver Mary e continua sem vê-la até o presente momento.

b) ERRADA. Esta alternativa está incorreta pois hasn’t só é utilizado quando o sujeito é a terceira pessoa do singular (he, she e it). Na frase, o sujeito é I (eu).

c) ERRADA. Didn’t see é a forma negativa do Simple Past. Esse tempo verbal é utilizado para indicar ações que já aconteceram, ou seja, que tiveram início e fim no passado.

Observe que o uso do advérbio lately (ultimamente) indica que a ação expressa pelo verbo não foi concluída; embora tenha iniciado em um momento passado, ela se mantém até o momento presente, ou seja, o interlocutor não viu Mary nos últimos tempos e continua sem vê-la.

Veja como o tempo verbal altera o sentido da frase:

  • I haven’t seen Mary lately. Have you? (Eu não tenho visto a Mary ultimamente. Você a tem visto?)
  • I didn’t see Mary lately. Have you? (Eu não vi Mary ultimamente. Você tem visto?)

A pergunta que dá continuidade à frase também invalida o uso do Simple Past. O Have you? da frase é uma tag question, ou seja, uma pergunta curta utilizada para obter uma confirmação.

As tag questions sempre apresentam o mesmo tempo verbal utilizado na frase afirmativa ou negativa que vem antes dela. Logo, se a tag question utiliza o Present Perfect, a frase anterior também deve fazê-lo.

d) ERRADA. Saw é a forma flexionada de Simple Past verbo to see (ver), utilizada em frases afirmativas para indicar ações concluídas, ou seja, que tiveram início e fim no passado.

O uso do advérbio lately (ultimamente) indica que a ação da frase ainda está em curso. Outro fator que impossibilita o uso de uma flexão de Simple Past é a tag question "Have you?", pois o tempo verbal nela utilizado (Present Perfect) também deve ser usado na frase que a precede.

Veja também: Tag questions

Questão 3

She __________ to Italy since 2010.

a) have travel
b) has travel
c) has traveled
d) have traveled

Alternativa correta: c) has traveled

She has traveled to Italy since 2010. (Ela tem viajado para a Itália desde 2010.)

a) ERRADA. Have travel é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Além disso, she é terceira pessoa do singular, logo, a flexão do verbo to have que deve acompanhá-la é has.

b) ERRADA. Has travel é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Na formação do Present Perfect, usa-se o Past Participle do verbo principal. Tendo em conta que o verbo principal é to travel (viajar), a flexão de Past Participle é traveled, e não travel.

c) CORRETA. A frase apresenta a formação correta do Present Perfect: sujeito + verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples) + verbo principal flexionado no Past Participle (particípio passado) + complemento

  • sujeito: she
  • verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples): has
  • verbo principal (to travel) flexionado no Past Participle (particípio passado): traveled
  • complemento: to Italy since 2010.

d) ERRADA. como o sujeito da frase é she (terceira pessoa do singular), a flexão correta do verbo auxiliar é has.

Questão 4

He __________ never __________ a car before.

a) has - drive
b) have - driven
c) has - driven
d) hasn’t - driven

Alternativa correta: c) has - driven

He has never driven a car before. (Ele nunca tinha dirigido um carro antes.)

a) ERRADA. Has drive é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Na formação do Present Perfect, usa-se a flexão de Past Participle do verbo principal. Tendo em conta que o verbo principal é to drive (dirigir), a flexão de Past Participle é driven.

b) ERRADA. Como o sujeito da frase é he, terceira pessoa do singular, a flexão do verbo auxiliar to have a ser utilizada é has. A flexão have apenas é usada quando o sujeito é I, you, we e they.

c) CORRETA. Observe que, nesta alternativa, a estrutura de formação do Present Perfect está correta: sujeito + verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples) + verbo principal flexionado no Past Participle (particípio passado) + complemento

  • sujeito: he
  • verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples): has
  • verbo principal (to drive) flexionado no Past Participle (particípio passado): driven
  • complemento: a car before

Na frase, o Present Perfect é usado para fazer referência a uma experiência de vida enfatizada pelo uso das palavras never (nunca) e before (antes). O interlocutor faz uma afirmação onde diz que, durante toda a sua vida e até o momento da fala, o sujeito nunca tinha dirigido um carro.

d) ERRADA. Quando o advérbio never (ocorre) na frase, o verbo não pode ser usado na forma negativa; ele deve ser usado na forma afirmativa. Hasn’t é a forma negativa do verbo auxiliar to have.

Questão 5

How long __________ they __________ in Spain?

a) have - live
b) has - live
c) have - lived
d) has - lived

Alternativa correta: c) have - lived

How long have they lived in Spain? (Há quanto tempo eles moram na Espanha?)

a) ERRADA. Have live é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. A regra de formação do Present Perfect requer o uso do Past Participle (particípio passado) do verbo principal. Tendo em conta que o verbo principal da frase é to live (morar), a flexão de Past Participle é lived.

b) ERRADA. Has live é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Observe que o sujeito da frase é they (eles). Logo, a flexão correta do auxiliar to have é have. Has apenas é usado quando o sujeito é a terceira pessoa do singular (he, she ou it). Além disso, no Present Perfect o verbo principal deve estar flexionado no Past Participle (lived).

c) CORRETA. Na forma interrogativa, a regra de formação do Present Perfect segue a seguinte estrutura: verbo auxiliar to have no Simple Present + sujeito + verbo principal no Past Participle (particípio passado) + complemento

  • verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples): have, pois o sujeito é they
  • sujeito: they (eles)
  • verbo principal (to live) flexionado no Past Participle (particípio passado): lived
  • complemento: in Spain

O Present Perfect costuma ser utilizado coma (quanto tempo) para fazer perguntas sobre a duração de tempo de ações que começaram no passado e continuam no presente.

d) ERRADA. A alternativa d) é imediatamente invalidada por conta do uso da flexão has, que só deve ser utilizada quando o sujeito é he, she ou it. Como o sujeito da frase é they (eles), a flexão correta do auxiliar to have é have.

Questão 6

I __________ Susan for 10 years.

a) have known
b) have know
c) ‘ve knew
d) ‘ve know

Alternativa correta: a) have known

I have known Susan for 10 years. (Eu conheço a Susan há 10 anos).

a) CORRETA. A estrutura de formação da forma afirmativa do Present Perfect segue a seguinte regra: sujeito + verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples) + verbo principal flexionado no Past Participle (particípio passado) + complemento

  • sujeito: I
  • verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (presente simples): have
  • verbo principal (to know) flexionado no Past Participle (particípio passado): known
  • complemento: Susan for 10 years

O Present Perfect costuma ser utilizado com a palavra for (há) para indicar a duração de tempo de uma ação que começou no passado e ainda é real.

b) ERRADA. Have know é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. No Present Perfect, o verbo principal deve estar flexionado no Past Participle. Tendo em conta que o verbo principal é to know (conhecer), a flexão correta do Past Participle é known.

c) ERRADA. ‘ve knew é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Esta alternativa é incorreta devido ao uso do verbo principal to know (conhecer) flexionado no Simple Past (knew), quando deveria estar flexionado no Past Participle (known) consoante a regra de formação da estrutura do Present Perfect: verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present + verbo principal flexionado no Past Perfect.

d) ERRADA. ‘ve know é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Know é a forma de infinitivo de to know. Na formação do Present Perfect, usa-se o verbo principal flexionado no Past Participle (known).

Questão 7

Identifique as frases onde o uso do Present Perfect está correto:

a) She has lost her keys. That’s why she can’t open the door.
b) We have traveled to Japan last year.
c) I have done a lot of tasks today.
d) The Chinese have invented printing.

Alternativas corretas: a) She has lost her keys. That’s why she can’t open the door. (Ela perdeu as chaves dela. É por isso que ela não pode abrir a porta.) e c) I have done a lot of tasks today. (Eu fiz muitas tarefas hoje.)

a) CORRETA. Na frase, o uso do Present Perfect indica que uma ação teve início no passado (she has lost her keys - ela perdeu as chaves) e que se mantém e tem impacto no momento presente, ou seja, as chaves referidas ainda não foram encontradas.

b) ERRADA. O uso de last year (ano passado) requer que o tempo verbal da frase seja o Simple Past, pois ele indica uma ação que teve início e fim no passado. Logo, a frase correta seria We traveled to Japan last year. (Nós viajamos para o Japão no ano passado.)

O Present Perfect, por sua vez, indica ações que começaram no passado e têm impacto no presente, ou ações que começaram no passado e terminaram recentemente.

c) CORRETA. Uma das formas de uso do Present Perfect indica que uma ação foi iniciada no passado e que se mantém até o presente momento. A flexão de Present Perfect (have done) + today (hoje) indica que o interlocutor começou a realizar tarefas em dado momento do passado (no caso, um passado bem recente, ocorrido no próprio dia da fala), e que tal ação ainda se mantém real, ou seja, está relacionada com o presente visto que o dia ainda não terminou.

d) ERRADA. O uso do Present Perfect não é adequado na frase, pois ela indica uma ação que teve início e fim no passado. Nesse caso, o tempo verbal que deveria ter sido usado é o Simple Past e, com isso, a frase correta seria: The Chinese invented printing. (Os chineses inventaram a impressão.)

Questão 8

I __________ my newborn nephew yet.

a) have visited
b) haven’t visit
c) have visit
d) haven’t visited

Alternativa correta: d) haven’t visited

I haven’t visited my newborn nephew yet. (Ainda não visitei meu sobrinho recém-nascido.)

a) ERRADA. Esta alternativa é incorreta por conta da palavra yet; have visited é uma flexão de frase afirmativa e a palavra yet (ainda) só é usada em frases negativas e interrogativas.

b) ERRADA. Haven’t visit é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Na formação do Present Perfect, o verbo principal deve estar flexionado no Past Participle. Logo, em vez de visit, a flexão correta é visited.

c) ERRADA. Have visit é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Ainda que a flexão estivesse gramaticalmente correta (have visited em vez de have visit)

d) CORRETA. O yet (ainda) é um advérbio utilizado em frases negativas. Em frases com o Present Perfect, ele indica que em uma linha do tempo que teve início em um momento passado e se estende até o momento presente, algo não aconteceu, mas ainda pode acontecer.

Questão 9

__________ you __________ the news today?

a) Have - hear
b) Have - heard
c) Have - to hear
d) Have - to heard

Alternativa: b) Have - heard

a) ERRADA. Have hear é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. A estrutura de formação da forma interrogativa do Present Perfect consiste no verbo auxiliar to have + verbo principal flexionado no Past Participle.

Tendo em conta que o verbo principal é to hear (ouvir), a flexão de Past Participle correta é heard e não hear.

b) CORRETA. A estrutura de formação do Present Perfect requer o uso do verbo auxiliar to have flexionado no Simple Present (usou-se have pois o sujeito da frase é you) + verbo principal (to hear) flexionado no Past Participle (heard).

c) ERRADA. O uso da construção have .. to hear em início de pergunta é incorreto e inexistente na língua inglesa. Quando uma pergunta é iniciada por um verbo auxiliar, como é o caso do verbo to have, o verbo principal (na frase, trata-se do verbo to hear) deve ser usado no infinitivo sem o to: hear

d) ERRADA. Have...to heard é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Heard é uma flexão do Simple Past e do Past Participle. Os verbos flexionados não são acompanhados de to.

Questão 10

A: “What time will Daniel go to school?”
B: “He __________ already __________.”

a) has - go
b) has - went
c) has - gone
d) has - to go

Alternativa correta: c) has - gone

A: “What time will Daniel go to school?”
B: “He has already gone”

(A: “Que horas o Daniel vai para a escola?”
B: “Ele já foi.”)

a) ERRADA. has already go é uma construção incorreta e inexistente na língua inglesa. Na formação do Present Perfect, usa-se o verbo principal flexionado no Past Participle.

b) ERRADA. went é uma flexão da forma afirmativa do Simple Past e, por esse, motivo, não deve ser utilizada com nenhum verbo auxiliar. Além disso, a alternativa não segue a regra de formação do Present Perfect: verbo to have flexionado no Simple Present + verbo principal flexionado no Past Participle.

c) CORRETA. O uso do Present Perfect na frase indica uma ação que foi concluída recentemente. A palavra already (já) é comumente utilizada com o Present Perfect para indicar algo que aconteceu antes do previsto.

d) ERRADA. O infinitivo (representado na alternativa pela forma to go) não faz parte da estrutura de formação do Present Perfect; o verbo principal deve estar flexionado no Past Participle: gone.

Veja também:

Atualizado em
Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.