Simple Past: exercícios comentados (nível médio)

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

O Simple Past é o tempo verbal utilizado para indicar ações que começaram no passado e acabaram no passado.

Nas frases negativas e interrogativas, o tempo verbal é indicado pelo uso do auxiliar did, já que o verbo principal é utilizado no infinitivo sem o to. Nas frases afirmativas, os verbos regulares terminam em –ed e os irregulares possuem sua forma própria.

1. (Mackenzie-2000) Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas I, II e III das frases a seguir:

He __________(I) me a favor 2 months ago.
They __________(II) an attempt to escape.
I __________(III) an important decision last night.

a) did – made – made
b) made – did – made
c) did – made – did
d) made – made – made
e) made – did – did

Alternativa correta: a) did – made – made

Apesar de os verbos de todas as opções estarem flexionados no Simple Past (passado simples), há duas possibilidades de traduzir o verbo "fazer" em inglês: to do (passado: did) e to make (passado: made).

Para obter a resposta correta, nesse caso, o concursando deve estar atento ao uso correto de to do e to make e não exatamente ao tempo verbal.

A resposta correta é a letra a) pois:

  • quando nos referimos à palavra "favor", a construção usada é to do a favor (fazer um favor), logo, no passado usamos did a favor (fez um favor);
  • quando queremos expressar a ideia de "fazer uma tentativa", em inglês, dizemos to make an attempt. Assim sendo, ao passar a expressão para o Simple Past passamos a ter made an attempt (fez uma tentativa);
  • a expressão "tomar uma decisão" é traduzida para o inglês como to make a decision, que flexionada no Simple Past ficou traduzida como made a decision (tomei uma decisão).

2. (UECE/2018)

TEXT II

Have Smartphones Destroyed a Generation?

Jean M. Twenge

telefones

Compiled from: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2017/09/ha s-the-smartphone-destroyed-a-generation/534198/and https://blog.12min.com/have-smartphones-destroyed-ageneration-summary/

When the ____________ 1, ___________ 2.

a) iGeners were born 1 – the internet was finally popularized 2
b) iPad was released 1 – the 1st-generation iPhone hadn’t been invented yet 2
c) iPhone was designed, developed and marketed 1 – post-Millennials were being brought to life 2
d) internet boom happened 1 – Millennials had already been born 2

Alternativa correta: d) internet boom happened 1 – Millennials had already been born 2

A questão acima requer que o concursando faça uma boa interpretação do texto para chegar à resposta correta.

A letra d) é a correta pois é a única que apresenta uma declaração verdadeira, tendo em conta o conteúdo do texto: When the internet boom happened 1, Millennials had already been born 2 (o boom da Internet aconteceu - as pessoas cujo nascimento data dos anos 80 ou 90 já tinham nascido.)

Veja o porquê de as outras opções não estarem corretas:

a) When the iGeners were born 1, the internet was finally popularized 2 (Quando os iGeners nasceram - a Internet foi finalmente popularizada.) - O nascimento dos iGeners não teve qualquer influência na popularização da Internet.

b) When the iPad was released 1, the 1st-generation iPhone hadn’t been invented yet 2 (Quando o iPad foi lançado - o iPhone de primeira geração ainda não tinha sido inventado) - Essa frase está incorreta pois o iPad foi lançado em 2010 e o iPhone de primeira geração, em 2007.

c) When the iPhone was designed, developed and marketed 1, post-Millennials were being brought to life 2 (Quando o iPhone foi projetado, desenvolvido e comercializado, as pessoas cujo nascimento data dos anos 80 ou 90 estavam sendo trazidas à vida.) - A afirmação é incorreta pois o iPhone só começou a ser comercializado em 2007.

3. (Marinha/2017) - Which option correctly completes the text below?

The Rosetta Stone

"Egyptian hieroglyphic ________________ undeciphered until the 19th century. Members of Napoleon’s Egyptian expedition of 1799________________a black basalt stone, ______________ 114 x 72 cm, at Rashid (Rosetta). The stone ___________ with three different scripts: hieroglyphic, the derived demotic script,_________________ everyday purposes, and Greek. (...)”

(CRYSTAL, David. The Cambridge Encyclopedia of Language, 3rd edition, Cambridge University Press, 2010.)

a) remained - discovered - measuring - was carved - used for
b) remained - had discovered - measuring - carved - used to
c) had remained - had discovered - measured - is carved - using to
d) had remained - discovered - measured - was carved - uses for
e) could remain - discovered - measuring - would carve - uses for

Alternativa correta: a) remained - discovered - measuring - was carved - used for

A letra a) é a alternativa correta pois apresenta todos os verbos no tempo correto:

A primeira ação do texto requer um verbo utilizado no Simple Past (passado simples) pois a frase refere uma ação iniciada e concluída no passado (no caso, no século 19).

Assim sendo, apenas as letras a) e b) são alternativas possíveis. Ambas sugerem o verbo remained (permaneceu), que é o verbo to remain (permanecer) conjugado no passado simples do inglês.

Em seguida, temos uma segunda ação que também refere algo iniciado e concluído no passado (nesse caso, em 1799), logo, mais uma vez o uso do Simple Past torna-se necessário.

Assim sendo, apenas a letra a) deve ser considerada, pois sugere a opção discovered (descobriu), que é uma flexão de Simple Past do verbo to discover (descobrir).

A letra b), por sua vez, sugere o uso do verbo had discovered (tinham descoberto) que é uma flexão do Past Perfect (passado perfeito).

O Past Perfect é usado para indicar uma ação no passado que aconteceu antes de outra ação também no passado, o que não ocorre no texto acima.

Logo, a letra b) deve ser descartada e a letra a) torna-se a única resposta correta possível.

4. (IF- SE/2018)

Brazil Protests Execution of Rights Activist Marielle Franco

While the World Social Forum is taking place in Brazil this week, thousands of Brazilians marched to protest the execution of Marielle Franco, a prominent social leader, human rights activist and councilwoman.

Franco was shot and killed in Rio de Janeiro Wednesday night by unknown gunmen along with her driver Anderson Pedro Gomes, while her advisor was injured.

Being a young Black Brazilian who grew up in a favela, Franco became one of Brazil's prominent defenders of human rights, focusing on the impoverished favelas that are often the target of gang and militias violence.

The day before she was murdered, Marielle complained about the violence in the city in a post on her personal Twitter account. In the post, she questioned the action of the Military Police. "One more homicide of a young man who may be coming in for the PM's account... How many more will have to die for this war to end?"

marielle

Os verbos destacados abaixo estão conjugados no passado simples. Observe as alternativas e assinale a opção em que a sequência dos verbos corresponda à sua forma normal.

Marched-grew-became

a) March-grow-become.
b) March-grew-become.
c) March-grown-become.
d) Marched-grow-become.

Alternativa correta: a) March-grow-become.

Para chegarmos à resposta correta desse exercício, devemos fazer uma breve análise dos tempos verbais de algumas das alternativas sugeridas.

O verbo marched (que no texto pode ser traduzido como "marcharam"), é um verbo que apresenta terminação -ed.

Logo, podemos concluir que se trata de um verbo regular flexionado no Simple Past (passado simples).

Tratando-se de um verbo regular, para sabermos a sua forma normal (infinitivo), basta retirarmos o -ed: march.

Com isso, a alternativa d) deve ser descartada.

Ao continuarmos a análise das alternativas possíveis (a, b e c), vemos que:

  • a letra a) sugere o verbo grow (crescer), que está na sua forma normal, ou seja no infinitivo.
  • a letra b) sugere o verbo grew (cresceu), que é uma flexão do verbo to grow (crescer) no Simple Past. Assim sendo, não se trata da forma normal do verbo e, por esse motivo, a alternativa b) deve ser descartada.
  • a letra c) sugere o verbo grown (cresceu), que é uma flexão do verbo to grow (crescer) no Past Participle (particípio passado). Como essa opção não corresponde à forma normal do verbo, a alternativa c) também deve ser descartada.

Terminada a análise, podemos concluir que a letra a) é a única alternativa correta possível.

5. (Vunesp/2010) - Instrução: leia o texto Status of same-sex marriage para responder a questão.

Status of same-sex marriage

South America

Argentina

The Autonomous City of Buenos Aires (a federal district and capital city of the republic) allows same-sex civil unions.

The province of Rio Negro allows same-sex civil unions, too.

Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010.

Brazil

A law that would allow same-sex civil unions throughout the nation has been debated. Until the end of the first semester of 2010 the Supremo Tribunal Federal had not decided about it.

Colombia

The Colombian Constitutional Court ruled in February 2007 that same-sex couples are entitled to the same inheritance rights as heterosexuals in common-law marriages. This ruling made Colombia the first South American nation to legally recognize gay couples. Furthermore, in January 2009, the Court ruled that same-sex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples.

Ecuador

The Ecuadorian new constitution has made Ecuador stand out in the region. Ecuador has become the first country in South America where same sex civil union couples are legally recognized as a family and share the same rights of married heterosexual couples.

Uruguay

Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and same-sexcouples) in a national platform on January 1, 2008. Children can be adopted by same-sex couples since 2009.

(http://en.wikipedia.org/. Adaptado.)

Assinale a alternativa na qual todas as palavras são formas verbais relativas ao passado.

a) Adopted, become, decided, recognized, ruled.
b) Adopted, allow, become, recognized, ruled.
c) Approved, became, been, decided, ruled.
d) Allow, approved, became, decided, may.
e) Can, debated, entitled, made, offered.

Alternativa correta: c) Approved, became, been, decided, ruled.

A alternativa c) é a única que apresenta apenas flexões do passado em todos os verbos indicados:

  • approved: flexão do verbo to approve (aprovar) no Simple Past (passado simples);
  • became: flexão do verbo to become (tornar-se) no Simple Past (passado simples);
  • decided: flexão do verbo to decide (decidir) no Simple Past (passado simples);
  • recognized: flexão do verbo to recognize (reconhecer) no Simple Past (passado simples);
  • ruled: flexão do verbo to rule (decidir) no Simple Past (passado simples).

Observe que, nas restantes opções, há palavras que não são formas verbais relativas ao passado:

  • A alternativa a) não é a opção correta pois a palavra become (tornar-se) está no infinitivo, e não no passado.
  • A alternativa b) não é a opção correta pois as palavras allow (permitir) e become (tornar-se) estão no infinitivo, e não no passado.
  • A alternativa d) não é a opção correta pois as palavras allow (permitir) e may (poder) estão no infinitivo, e não no passado.

6. (PUC-GO/2018)

CAPÍTULO IV

Este Quincas Borba, se acaso me fizeste o favor de ler as Memórias póstumas de Brás Cubas, é aquele mesmo náufrago da existência, que ali aparece, mendigo, herdeiro inopinado, e inventor de uma filosofia. Aqui o tens agora em Barbacena. Logo que chegou, enamorou-se de uma viúva, senhora de condição mediana e parcos meios de vida; mas, tão acanhada, que os suspiros no namorado ficavam sem eco. Chamava-se Maria da Piedade. Um irmão dela, que é o presente Rubião, fez todo o possível para casá-los. Piedade resistiu, um pleuris a levou.

Foi esse trechozinho de romance que ligou os dois homens. Saberia Rubião que o nosso Quincas Borba trazia aquele grãozinho de sandice, que um médico supôs achar-lhe? Seguramente, não; tinha-o por homem esquisito. É, todavia, certo que o grãozinho não se despegou do cérebro de Quincas Borba, — nem antes, nem depois da moléstia que lentamente o comeu. Quincas Borba tivera ali alguns parentes, mortos já agora em 1867; o último foi o tio que o deixou por herdeiro de seus bens. Rubião ficou sendo o único amigo do filósofo. Regia então uma escola de meninos, que fechou para tratar do enfermo. Antes de professor, metera ombros a algumas empresas, que foram a pique.

Durou o cargo de enfermeiro mais de cinco meses, perto de seis. Era real o desvelo de Rubião, paciente, risonho, múltiplo, ouvindo as ordens do médico, dando os remédios às horas marcadas, saindo a passeio com o doente, sem esquecer nada, nem o serviço da casa, nem a leitura dos jornais, logo que chegava a mala da Corte ou a de Ouro Preto.

— Tu és bom, Rubião, suspirava Quincas Borba.

— Grande façanha! Como se você fosse mau!

A opinião ostensiva do médico era que a doença do Quincas Borba iria saindo devagar. Um dia, o nosso Rubião, acompanhando o médico até à porta da rua, perguntou-lhe qual era o verdadeiro estado do amigo. Ouviu que estava perdido, completamente perdido; mas, que o fosse animando. Para que tornar-lhe a morte mais aflitiva pela certeza...?

— Lá isso, não, atalhou Rubião; para ele, morrer é negócio fácil. Nunca leu um livro que ele escreveu, há anos, não sei que negócio de filosofia...

— Não; mas filosofia é uma coisa, e morrer de verdade é outra; adeus.

(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Ática, 2011. p. 23-24.)

In Text 8, most of the verbs in Portuguese are conjugated in the past tense, such as “chegou”, “enamorou-se” e “resistiu”. Complete the following text using the correct past tense conjugation of the verbs in parenthesis in English:

Last night Susan (go) ____________ to her friend’s birthday party. She (dance) ____________ with her boyfriend, and (eat) ____________ cake. After they (leave) ____________ the party, Susan and her boyfriend (decide) ____________ to go and watch a movie at the theater. They (see) ____________ the new Transformer’s movie, and then they went home. When she (get) ____________ home, Susan (take) ____________ a shower and (fall) ____________ asleep quickly.

Choose the correct option from the ones listed below:

a) Go/dance/eat/leave/decide/see/get/take/fall.
b) Went/danced/ate/left/decided/saw/got/took/fell.
c) Will go/will dance/will eat/will leave/will decide/will see/will get/will take/will fall.
d) Had gone/had danced/had eaten/had left/had decided/had seen/had gotten/had taken/had fallen.

Alternativa correta: b) Went/danced/ate/left/decided/saw/got/took/fell.

A alternativa b) é a única que apresenta as conjugações corretas do passado dos verbos que estão entre parênteses no texto acima:

  • went: flexão do verbo to go (ir) no Simple Past (passado simples);
  • danced: flexão do verbo to dance (dançar) no Simple Past (passado simples);
  • ate: flexão do verbo to eat (comer) no Simple Past (passado simples);
  • left: flexão do verbo to leave (sair) no Simple Past (passado simples);
  • decided: flexão do verbo to decide (decidir) no Simple Past (passado simples);
  • saw: flexão do verbo to see (ver) no Simple Past (passado simples);
  • got: flexão do verbo to get (no texto, got home = chegou em casa) no Simple Past (passado simples);
  • took: flexão do verbo to take (no texto, took a shower = tomou um banho) no Simple Past (passado simples);
  • fell: flexão do verbo to fall (no texto, fell asleep = pegou no sono) no Simple Past (passado simples).

Observe que, nas restantes opções, há palavras que não são formas verbais relativas ao passado:

  • A alternativa a) não é a opção correta pois todas as palavras estão no infinitivo, e não no passado.
  • A alternativa c) não é a opção correta pois todas as formas verbais estão no futuro e não no passado.
  • A alternativa d) não é a opção correta pois todas as formas verbais estão no Past Perfect (passado perfeito) e esse tempo verbal só é utilizado quando, em uma linha imaginária de tempo, referimos uma ação que aconteceu no passado, antes de outra ação que também teve lugar no passado.

7. (EEAR/2018) Read the text and answer questions

Ursula! I whispered
Yes, my darling, she said, without __________ her eyes.
What have you got in your basket? I asked. She opened her eyes, startled, and looked at me.
What do you mean? she said defensively.
There is something moving in your basket, I said.
Oh, it’s nothing. It’s just a present for somebody. She said.

Adapted from, FERGUSON, Kenneth. Read for Meaning, Comprehension tests for First Certificate. Ed. Evans Brothers, first Published 1975.

The verbs “whispered” and “said” underlined in the text refer to

a) past progressive.
b) present perfect.
c) simple present.
d) simple past.

Alternativa correta: d) simple past.

Whispered é a flexão do verbo to whisper (sussurrar) no Simple Past (passado simples) e said (disse) é a flexão do verbo to say nesse mesmo tempo verbal.

Para que as outras alternativas fossem corretas, os verbos sublinhados deveriam apresentar diferentes flexões:

a) Past progressive (também chamado de Past continuous): was whispering e was saying
b) Present perfect: have whispered e has said
c) Simple present: whisper e says

8. (PUC-RS/2015) INSTRUCTION: Answer question according to text 2.

PUC texto

Fill in the gaps with the suitable sequence of verbs.

a) publishes – finds – has.
b) publishes – finds – had.
c) published – found – has.
d) published – found – have.
e) published – finds – have.

Alternativa correta: c) published – found – has.

No exercício acima, é preciso prestar atenção não só no tempo verbal a ser utilizado para completar as lacunas, mas também no sentido das frases.

Na primeira parte a ser preenchida, o texto fala de um estudo.

De acordo com as alternativas apresentadas, podemos dizer que o estudo foi publicado (published) no Journal of Applied Social Psychology (Jornal de psicologia social aplicada) ou que o estudo publica (publishes) no Journal of Applied Social Psychology.

Se optarmos pela flexão verbal publishes, a frase fica sem sentido. Logo, as alternativas a) e b) são descartadas.

O segundo verbo das alternativas é o verbo to find (no texto, "descobrir").

Para mantermos uma sequência temporal lógica relativamente ao uso da flexão published (publicado), devemos dizer que o estudo publicado descobriu (found) e não que ele descobre (finds) algo.

Com isso, eliminamos a hipótese de a alternativa e) estar correta.

Na sequência do texto, a terceira lacuna a ser preenchida afirma que ler os livros do Harry Potter, em particular, tem efeitos parecidos.

Veja que ambas as opções (has e have) são flexões do verbo to have (ter) no Simple Present (presente simples) e podem ser traduzidas como "tem".

No entanto, é importante lembar que has é usado com os pronomes he, she e it e have é utilizado com I, you, we e they.

No texto, a palavra à qual o verbo to have se refere é reading, que corresponde ao ato de ler e assim sendo, corresponderia ao pronome it. Logo, a flexão has (e não have) deve ser usada.

9. (CPTM/2012) Which of the following alternatives has the same verb tense as the sentence: Generation Y grew up with technology?

a) She will go to school by car.
b) She goes to school by car.
c) She has gone to school by car.
d) She went to school by car.
e) She had gone to school by car.

Alternativa correta: d) She went to school by car.

Na frase Generation Y grew up with technology?, grew up (cresceu) é uma flexão do verbo to grow up (crescer) no Simple Past (passado simples).

Vejamos em qual tempo verbal está o verbo to go usado nas alternativas sugeridas como resposta:

a) will go - Future with will (futuro com will).
b) goes - terceira pessoa do singular do Simple Present (presente simples).
c) has gone - terceira pessoa do singular do Present Perfect (presente perfeito).
d) went - Simple Past (passado simples).
e) had gone - Past Perfect (passado perfeito).

Terminada a análise, podemos ver que a alternativa d) é a única que também apresenta um verbo conjugado no Simple Past.

10. (UFRR) Complete the dialogue by choosing the right option:

A: Where did you_______yesterday?
B: Well, I_______downtown.
A: What did you_______there?
B: I_______shopping. Actually,
I________some food in the supermarket and I_______
to take my husband's shoes to the shoemaker.
A: Oh, Did you________Fred there?
B: Yes, I________him. He_______about you.
A: So, what did you______?
B: I______you_______fine.
A: Thanks.

a) go - went - do - went - buy - had - see - saw - asked - say - said - were
b) go - went - do - went - bought - had - see - saw - asked - say - said - were
c) go - went - did - went - buy - had - see - saw - asked - say - said - were
d) went - go - did - go - buy - have - saw - saw - ask - say - said - were
e) went - went - do - go - buy - had - saw - see - asked - said - say - was

Alternativa correta: b) go - went - do - went - bought - had - see - saw - asked - say - said - were

A primeira frase do texto consiste em uma pergunta no Simple Past (passado simples).

A forma interrogativa do Simple Past requer o uso do verbo auxiliar did + verbo principal no infinitivo sem o to.

Assim sendo, as alternativas d) e e) devem ser descartadas pois sugerem o went, que é a flexão do verbo to go no Simple Past, e não um verbo no infinitivo.

A segunda frase do texto é a resposta à pergunta feita com did e, por esse motivo, deve ser respondida com um verbo flexionado no Simple Past.

Até aqui, as três alternativas restantes (a, b e c) estão corretas, pois sugerem o went, que é a flexão do verbo to go no passado.

A terceira frase do texto consiste em uma pergunta com did, logo, o verbo a ser utilizado para completar a lacuna deve estar no infinitivo e sem o to.

Assim sendo, a alternativa c) deve ser descartada, pois sugere o verbo did, que além de auxiliar, é também a flexão do verbo to do (fazer) no passado.

Conforme explicamos acima, para respondermos uma pergunta com did, devemos usar um verbo no Simple Past.

Tanto a alternativa a) quanto a alternativa b) o fazem, sugerindo, corretamente, a flexão verbal went.

Para manter uma sequência lógica, a lacuna seguinte também deve ser completada com um verbo flexionado no Simple Past.

Observe como ficará a tradução das frases se optarmos pelo uso de buy e se optarmos pelo uso de bought:

  • B: I went shopping. Actually, I buy some food in the supermarket... (Eu fui às compras. Na verdade eu compro comida no supermercado...)
  • B: I went shopping. Actually, I bought some food in the supermarket... (Eu fui às compras. Na verdade eu comprei comida no supermercado...)

Como a alternativa a) utiliza o verbo buy no infinitivo, a única opção correta possível é a alternativa d).

11. (UECE/2011) In terms of tense, the sentences " Katherine Rowe’s blue-haired avatar was flying across a grassy landscape", "Some students had already gathered online." and " On a square coffee table sat a short stack of original issues of the magazine…" are respectively in the

a) present continuous, present perfect, simple past.
b) past perfect continuous, past perfect, past perfect.
c) past continuous, past perfect, simple past.
d) past continuous, simple past, simple present.

Alternativa correta: c) past continuous, past perfect, simple past.

Was flying indica que a primeira frase está no Past Continuous (passado contínuo).

O Past Continuous segue a seguinte estrutura:

verbo to be no passado (was/were) + verbo principal no gerúndio (-ing)

Had gathered indica que a segunda frase está no Past Perfect.

O Past Perfect segue a seguinte estrutura:

verbo to have no passado (had) + Past Participle (particípio passado) do verbo principal

Sat indica que a terceira frase está no Simple Past.

Sat é uma flexão de passado do verbo to sit.

12. (IESES/2017) Qual alternativa está gramaticalmente INCORRETA?

a) You didn't walk yesterday.
b) Did you walk yesterday?
c) You walked yesterday.
d) Did you walked yesterday?

Alternativa correta: d) Did you walked yesterday?

A alternativa d) está gramaticalmente incorreta pois a forma interrogativa do Simple Past é formada pelo auxiliar did e por um verbo principal no infinitivo sem o to.

Para que a frase estivesse correta, deveríamos ter o seguinte:

Did you walk yesterday?

Não deixe de conferir os textos abaixo para compreender melhor a língua inglesa:

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).