Exercícios sobre prosa no Romantismo (com questões resolvidas)
Comumente o Romantismo, dentro da literatura, é estudado a partir de uma divisão entre prosa e poesia. Confira a seguir questões comentadas envolvendo o campo da prosa e textos dos principais romancistas românticos no Brasil e em Portugal.
Questão 1
Leia o texto a seguir, extraído de Inocência, obra de Visconde de Taunay.
Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira, queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por toda a parte melancolia; de todos os lados tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade.
No trecho, observa-se que o narrador:
a) Utiliza linguagem objetiva e científica, com foco em dados geográficos e botânicos da região.
b) Emprega linguagem sensorial e imagens poéticas para descrever o ciclo da natureza no sertão, marcando o lirismo característico do regionalismo romântico.
c) Apresenta um discurso direto das personagens locais, com forte presença de oralidade.
d) Adota um tom jornalístico, com neutralidade descritiva, típico da prosa naturalista.
e) Usa figuras de linguagem para criticar a destruição da natureza causada pelo progresso industrial.
O narrador utiliza um estilo descritivo e poético, com recursos como metáforas ("varinha de fada", "língua de fogo") e imagens sensoriais (visão, calor, movimento), o que intensifica a beleza natural e o ritmo cíclico da vida no sertão. Essa característica é comum na prosa regionalista romântica, que mistura observação descritivista com lirismo idealizado.
Questão 2
A prosa regionalista do Romantismo brasileiro, representada por autores como Visconde de Taunay, surgiu em um momento em que:
a) O Brasil buscava representar a realidade urbana cosmopolita e cosmética das metrópoles europeias.
b) Os escritores queriam romper com a ideia de nacionalidade e integrar-se culturalmente ao modelo francês.
c) Os autores procuravam valorizar e representar regiões distantes do centro político, como o sertão e o interior, com suas paisagens, costumes e linguagem.
d) O objetivo principal da literatura era criticar abertamente o modelo escravocrata e propor reformas sociais imediatas.
e) Havia uma forte influência indígena como centro das obras, com ênfase em mitos e lendas nativas.
A prosa regionalista do Romantismo, especialmente a partir da segunda geração, buscava retratar o Brasil profundo, distante dos centros urbanos, valorizando os aspectos culturais, sociais e naturais de regiões como o sertão, o interior do Sul, e o Norte do país. Havia uma perspectiva de difusão de identidade nacional ocupando literariamente todos os territórios do país. Desejava-se, assim, mostrar o Brasil aos brasileiros.
Questão 3
Leia o trecho a seguir, retirado do início do romance Memórias de um Sargento de Milícias.
“Era no tempo do rei.
[...]
Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente temível e temida, respeitável e respeitada; [...] o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual se passavam os terríveis combates das citações, provarás, razões principais e finais, e todos esses trejeitos judiciais que se chamava o processo.”
Com base nesse trecho e no conjunto da obra, é correto afirmar:
a) O narrador adota um tom trágico e idealizado, exaltando as figuras da burocracia do Império.
b) O romance é marcado por uma linguagem formal, impessoal e documental, sem interferências do narrador.
c) O narrador se posiciona como um crítico das instituições políticas modernas, usando uma linguagem altamente metafísica.
d) A narrativa utiliza tom irônico e observador, com elementos de crítica social, rompendo com o sentimentalismo da prosa romântica tradicional.
e) O romance se insere na segunda geração do Romantismo, priorizando a introspecção do herói e o sofrimento amoroso.
A obra Memórias de um Sargento de Milícias é uma produção romântica singular, pois ela rompe com a tradição da prosa romântica idealizadora e sentimental. O narrador se vale de um tom irônico, leve e coloquial, observando com certo distanciamento crítico a sociedade carioca do início do século XIX, incluindo a burocracia, a justiça e os costumes populares. A obra inaugura um caminho mais realista e cômico dentro da ficção brasileira, mesmo ainda vinculada ao período romântico.
Questão 4
A prosa romântica indianista, representada por obras como O Guarani e Iracema, de José de Alencar, é marcada por características próprias que dialogam com o momento histórico do Brasil no século XIX. Sobre essa vertente literária, é correto afirmar:
a) O indígena é representado com realismo documental, revelando os costumes e crenças com base em observação científica.
b) As narrativas indianistas apresentam enredos simples, com personagens urbanos envolvidos em dilemas cotidianos, como o casamento por interesse.
c) A linguagem utilizada é objetiva e distante, buscando imitar o estilo jornalístico dos viajantes europeus que visitaram o Brasil.
d) A figura do indígena surge como um símbolo nacional idealizado, muitas vezes retratado como heroico, nobre e em harmonia com a natureza.
e) As narrativas indianistas ignoram o ambiente natural, preferindo ambientações fechadas e introspectivas para privilegiar os dramas psicológicos dos personagens.
A prosa indianista do Romantismo brasileiro constrói o indígena como um herói nacional idealizado, buscando afirmar uma identidade brasileira independente da cultura europeia (embora, de fato, reproduzisse os padrões da Europa). José de Alencar, por exemplo, retrata os indígenas em comunhão com a natureza, com valores nobres e coragem guerreira, ainda que de forma idealizada e distante da realidade histórica dos povos indígenas. Essa estética está alinhada ao projeto de construção da nacionalidade no Brasil recém-independente.
Questão 5
Leia também: Prosa Romântica no Brasil
Para praticar mais:
Exercícios sobre o romantismo (com respostas)
Exercícios sobre a primeira geração do Romantismo brasileiro (com gabarito)
LUIS, Rodrigo. Exercícios sobre prosa no Romantismo (com questões resolvidas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-prosa-no-romantismo-com-questoes-resolvidas/. Acesso em: