Funções do "que"

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

A palavra “que” pode desempenhar a função de advérbio, conjunção ou pronome:

“Que” com a função de advérbio

Em algumas frases, o “que” pode exercer o papel de advérbio de intensidade ou de modo.

1. Advérbio de intensidade: Que peixe grande o pescador apanhou! (O pescador apanhou um peixe muito grande.)

2. Advérbio de modo: Que gente esquisita! (Como essa gente é esquisita!)

“Que” com a função de conjunção

Há situações cujo “que” exerce a função de conjunção de causa, comparação, concessão, consequência, explicação, finalidade, integração e tempo.

1. Conjunção causal: Agora vou deitar, que estou cansada. (Exprime a causa de eu querer deitar: o cansaço. É o mesmo que dizer “Agora vou deitar, porque estou cansada.”)

2. Conjunção comparativa: Este lugar é mais agradável do que aquele. (Estabelece uma comparação entre um lugar e outro.)

3. Conjunção concessiva: Mesmo que ele não deixe, eu vou. (Expressa ideia contrária, mas que não impede a ação, ou seja, não ter permissão para sair, mas sair.)

4. Conjunção consecutiva: Comeu tanto que passou mal. (Manifesta uma consequência, ou seja, o fato de ter comido tanto teve como resultado a sensação de mal-estar.)

5. Conjunção explicativa: Vou sair um pouco que faz bem para a minha cabeça. (Indica uma justificativa. É o mesmo que dizer “Vou sair um pouco, pois faz bem para a minha cabeça.)

6. Conjunção final: Saí sem dar resposta para que a briga não aumentasse. (Exprime a finalidade, ou seja, sair sem dar resposta a fim e a briga não aumentar.)

7. Conjunção integrante: Quero que você seja feliz. (Introduzem orações subordinadas substantivas.)

8. Conjunção temporal: Assim que eu terminar, vamos sair. (Expressam uma circunstância de tempo.)

“Que” com a função de pronome

O “que”, em muitas situações, desempenha a função de pronome relativo ou interrogativo.

1. Pronome relativo: Comprei os livros que constam na lista de material. (O pronome relativo “que” relacionam-se o termo “livros”. Repare como sem ele as orações ficariam separadas: Os livros constam na lista de material. Comprei os livros.)

2. Pronome interrogativo: Que lugar é este? (O pronome interrogativo “que” é utilizado nas orações interrogativas.)

Para você saber mais: Que ou quê?

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).