Gaiola de Faraday


Gaiola de Faraday foi um experimento de Michael Faraday. Feito em 1836, através dele o químico Faraday provou o efeito da blindagem eletrostática, ou seja, mostrou que há “espaço neutro” num campo elétrico.

Como Funciona?

Uma superfície condutora isola um espaço impedindo descargas elétricas.

Isso acontece porque um condutor carregado espalha cargas por todo o campo elétrico. Mas, em decorrência do efeito da repulsão das cargas, elas se distanciam entre elas e se alocam nos arredores desse campo elétrico.

Assim, os efeitos que acontecem no seu interior se anulam, o que torna o campo elétrico nulo.

Por questões de segurança, a blindagem eletrostática é aplicada nos aviões, nos carros e nos celulares, por exemplo. Trata-se de uma proteção contra descargas elétricas (queda de raios, relâmpagos), daí a sua enorme importância.

Há quem sugira que o que protege o carro é o pneu de borracha, o que não é verdade. A verdade é que o carro tem metal em toda a sua estrutura, o que favorece o efeito da Gaiola de Faraday.

Características da Gaiola de Faraday

Esse famoso experimento de Faraday, químico que trouxe muitas contribuições para o estudo da eletricidade, consistia numa espécie de gaiola feita de metal. O metal é dos materiais que são os melhores condutores elétricos.

A gaiola era grande o suficiente para Faraday e uma cadeira de madeira, onde ele se sentou.

Após se submeter a fortes descargas elétricas, que eram “barradas” pela gaiola, Faraday saiu em segurança da estrutura inventada por ele.

Como Fazer?

Uma experiência que comprova o princípio da blindagem eletrostática pode ser feita em casa. Para tanto você vai precisar de um aparelho celular que esteja a funcionar normalmente e de papel de alumínio.

Envolva o aparelho celular no papel de alumínio sem deixar nenhuma brecha. O telefone deve estar ligado. Após embrulhar o aparelho, utilize outro celular para ligar para o número do celular que foi embrulhado e se surpreenderá com o fato de o aparelho estar sem rede.

Isso acontece porque as ondas eletromagnéticas que permitem a realização das chamadas, fica isolada ou nula, ou seja, bloqueada para qualquer tipo de comunicação.

Importa referir que as ondas eletromagnéticas são o resultado da liberação das fontes de energia elétrica e magnética.

Quer saber mais? Leia: