Relatório: o que é, estrutura e como começar (com exemplo)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Relatório é um texto que apresenta o resultado de uma atividade, como estágio, projeto ou visita de estudos.

O relatório é dividido em três partes básicas: introdução (que explica a razão de ele ser feito), desenvolvimento (que analisa e apresenta detalhes do que foi feito) e conclusão (que apresenta o resultado final da análise feita no desenvolvimento).

Exemplo de relatório

No dia 17 de junho de 2022, a turma A do 2.º ano do Ensino Médio fez uma visita ao Museu da Cidade a fim de conhecer o acervo fotográfico que registra as mudanças da cidade de São Paulo desde 1860. Esta visita teve por objetivo consolidar os estudos inseridos no projeto educativo que vem sendo desenvolvido nas disciplinas de Geografia e História.

Com enfoque no centro antigo da cidade, os alunos puderam apreciar 2000 imagens fotográficas numa visita guiada que teve a duração de 2 horas.

De volta à sala de aula, foi feita a análise das imagens. Nesse momento, foi possível averiguar a presença das características estudadas anteriormente nas fotografias apreciadas.

Encerrada essa etapa do projeto educativo, a turma do A do 2.º ano do Ensino Médio concluiu que a visita de estudo foi essencial para consolidar a sua aprendizagem. Os alunos apontaram que através dessa visita foi possível aprofundar as temáticas trabalhadas na sala de aula.

Estrutura usada para fazer um relatório

Capa: geralmente, os relatórios possuem uma capa. Ela deve conter: nome da pessoa que escreveu o relatório, título do relatório, nome da instituição para a qual o relatório foi feito e a data.

Introdução: deve conter a descrição da atividade, por exemplo, objetivos da sua realização, em quais circunstâncias e onde foi desenvolvida.

Desenvolvimento: relato de todas as etapas da atividade realizada, apontando dados sobre que podem conter gráficos, tabelas, figuras, fotos, dentre outros.

Conclusão: apresenta o resultado final do que foi descrito anteriormente, bem como os resultados esperados. E, se for um relatório de caráter crítico, podem ser acrescentadas observações pessoais, soluções, sugestões e problemas que surgiram no desenvolvimento do trabalho.

Bibliografia: contém todo o conteúdo teórico utilizado para o desenvolvimento do relatório. A bibliografia deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como começar a escrever um relatório

Apresentamos abaixo uma ideia de como podemos começar a escrever a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de um relatório.

Use linguagem formal, obedeça à norma culta e escreva um texto coerente e coeso.

Introdução

O presente relatório tem por objetivo descrever o trabalho desenvolvido no estágio realizado na empresa X durante os meses de janeiro e março de 2022.

Desenvolvimento

Durante o estágio, o trabalho foi desenvolvido por etapas, de forma a pôr em prática os conteúdos teóricos do último semestre de 2021 do curso X.

Conclusão

A realização do estágio contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos obtidos nas aulas teóricas e para aprender a lidar com diferentes situações cotidianas do ambiente laboral.

Tipos de relatório

Os relatórios podem ser simples ou complexos. Um relatório simples apresenta um relato simples de uma atividade, como o relatório de uma visita de estudo. Um relatório complexo é mais detalhado e requer mais exigência na sua elaboração, como um relatório de estágio.

Os relatórios podem ser classificados em: crítico, de síntese e de formação.

Relatório crítico: quando surge opiniões do autor no corpo do texto.

Relatório de síntese: quando apresentam um resumo sobre determinada atividade, por exemplo, um relatório sobre o filme assistido em sala.

Relatório de formação: quando há o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa, são desenvolvidos relatórios conforme o desenvolvimento da pesquisa. Ou seja, eles relatam os estágios de desenvolvimento do trabalho.

De acordo com a sua finalidade, há relatórios escolares, científicos e administrativos.

Relatório escolar: são textos escolares em que o aluno pode relatar sobre um evento ou uma atividade proposta pelo professor.

Relatório científico: relatórios acadêmicos produzidos após uma pesquisa. Geralmente, eles são produzidos no ensino superior, por exemplo, o relatório de estágio, relatório de finalização de curso, relatório de participação num evento acadêmico.

Relatório administrativo: são produzidos frequentemente nas empresas pelos empregados do setor administrativo, por exemplo, os relatórios de contas.

Atividade de produção de relatório

Para fixar seus conhecimentos sobre relatórios, faça um relatório crítico sobre a última atividade em grupo que realizou na escola.

Bom trabalho!

Para complementar sua pesquisa, leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).