Jogo de Queimada

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O jogo de Queimada é praticado por dois times, cujo objetivo é eliminar os adversários atingindo-os (queimando-os) com a bola.

A Queimada é popular em todo Brasil. Esse jogo também é chamado de "baleado", "caçador", "mata-soldado" ou "carimba".

O jogo de queimada é praticado especialmente pelas crianças durante as atividades físicas nas escolas, nos parques ou nas ruas.

Apesar de não haver um torneio oficial no Brasil, o esporte costuma estar presente nas olimpíadas escolares.

Regras da queimada

A queimada é praticada de forma não-oficial no Brasil e, por isso, as regras não estão unificadas e variam de região para região. No entanto, algumas normas são comuns:

1. Os dois times se posicionam num campo dividido por uma linha central. Esta não pode ser ultrapassada, mas, caso isto ocorra, o jogador infrator terá que ir para a área do queimado.

2. O jogador deve arremessar a bola contra o time adversário, com o objetivo de acertá-lo. Se isso acontecer, o jogador adversário fica, temporariamente, eliminado (queimado) do jogo. Por outro lado, os adversários tentam se espalhar no campo, para não serem atingidos pela bola.

3. Se a bola não atingir ninguém e apenas quicar no campo adversário, o jogador da outra equipe pode pegá-la sem o risco de estar "queimado".

4. Os jogadores são "queimados" nos seguintes casos: quando a bola acertar qualquer parte do corpo ou quando tentam pegar a bola, mas a deixam cair.

5. Os jogadores "queimados" devem ir para uma área específica, atrás do campo do time adversário. Em alguns lugares no Brasil, esta é chamada de: prisão, céu, cemitério, castigo, base.

6. Vence o time que conseguir "queimar" o maior número de jogadores.

Tipos de queimada

Queimada maluca

A queimada maluca segue quase as mesmas regras da queimada tradicional. Porém, ao invés de ter apenas uma bola em campo, haverá duas ou mais.

Queimada rei ou rainha

Nesta variação, os participantes devem escolher um "rei" ou uma "rainha", sem revelá-lo ao time adversário. Desta maneira, todos terão que protegê-lo, pois é o jogador que, ao ser queimado, faz com que o seu time seja derrotado.

Uma variação deste jogo é escolher mais de um rei ou rainha.

Dodgeball

O objetivo é o mesmo da queimada, mas é jogado com três bolas simultaneamente e não há uma área para os jogadores "queimados". Esta variação é muito popular nos Estados Unidos.

Origem da queimada

Como todo jogo tradicional, muitas culturas criaram jogos que se parecem à queimada moderna.

Existem evidências de jogos similares praticados na África e na Mesopotâmia.

Como ganhar na queimada?

Jogar queimada requer rapidez, tanto mental quanto física e, como qualquer jogo de equipe, a atuação em conjunto é muito importante.

Vencerá o time que conseguir ‘queimar’ toda a equipe adversária primeiro. Ou, se o jogo for por tempo, vence a equipe que conseguir eliminar o maior número de participantes da equipe adversária.

Área de jogo

O campo é dividido com uma linha central. Atrás da área de cada time, fica o espaço reservado para os jogadores "queimados", ou seja, atingidos com a bola.

Caso o jogo seja praticado em uma quadra polivalente, costuma-se utilizar as marcas do campo de vôlei como o espaço de jogo.

Número de jogadores

O número de participantes é combinado conforme o tamanho do campo. Assim, a queimada pode ter de quatro a vinte jogadores. É importante que as equipes estejam divididas com números iguais de participantes.

Benefícios da queimada

Por ser um jogo de equipe, a queimada promove a cooperação entre os participantes.

Além disso, desenvolve a rapidez de pensamento, agilidade corporal e mira. Como a queimada exige bastantes movimentos, o jogo também pode servir como uma atividade física.

Leia também:

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.