Jogo de Queimada

O jogo de Queimada ou Queimado é praticado por dois times, cujo objetivo é eliminar o adversário atingindo-os ("queimando-os") com a bola.

A Queimada é popular em todo Brasil e também é chamada de "baleado", "caçador", "mata-soldado" ou "carimba".

Queimada

O jogo de queimada é praticado especialmente pelas crianças durante o recreio das escolas, nos parques ou nas ruas.

Apesar de não haver nem um torneio oficial no Brasil, o esporte costuma estar presente nas olimpíadas escolares.

Área de jogo

O campo é dividido com uma linha central. Atrás da área de cada time fica o espaço reservado para os jogadores "queimados" ou "prisioneiros".

Caso uma quadra polivalente esteja disponível, costuma-se utilizar as marcas do campo de vôlei.

Número de jogadores

O número de participantes é combinado conforme o tamanho do campo. Assim, o queimado pode ter de quatro a vinte jogadores.

Benefícios da queimada

A Queimada, por ser um jogo de equipe, promove a cooperação entre os participantes.

Além disso, desenvolve a rapidez de pensamento, agilidade corporal e mira. Como é um jogo bastante movimentado, perdem-se muitas calorias durante esta brincadeira.

Regras da queimada

A Queimada é praticada de forma não-oficial no Brasil e por isso, as regras não estão unificadas e variam de região para região. No entanto, algumas normas são comuns:

1. Os dois times se posicionam num campo dividido por uma linha central. Esta não pode ser ultrapassada e caso isto ocorra, o jogador infrator terá que ir para a área do queimado.

2. O jogador deve arremessar a bola contra o time adversário, com o intuito de "queimá-los". Por sua parte, os adversários tentam se espalhar no campo ou ir ao fundo do mesmo, para não serem atingidos pela bola.

3. Se a bola não atinge ninguém e apenas quica no campo adversário, o jogador pode pegá-la sem o risco de estar "queimado".

4. Os jogadores são "queimados" nos seguintes casos: quando a bola acerta qualquer parte do corpo ou quando pegam a bola, mas a deixam cair.

5. Os jogadores "queimados" devem ir para uma área específica, atrás do campo do time adversário. Em alguns lugares no Brasil, esta é chamada de "prisão", "céu", "cemitério", "castigo", "base".

6. O jogador "queimado" pode voltar ao jogo se queimar outro jogador.

7. Vence o time que conseguir "queimar" o maior número de jogadores.

Tipos de queimada

Queimada maluca

A queimada maluca segue quase as mesmas regras da queimada tradicional. Porém, ao invés de ter apenas uma bola em campo, haverá quatro ou mais.

Queimada Rei ou Rainha

Nesta variação, os participantes devem escolher um "rei" ou uma "rainha", sem revelá-lo ao time adversário. Desta maneira, todos terão que protegê-lo, pois é o jogador que, ao ser queimado, significará a derrota.

Uma variação deste jogo é escolher mais de um rei ou rainha.

Dodgeball

O objetivo é o mesmo da queimada, mas é jogado com três bolas simultaneamente e não há uma área para os jogadores "queimados". Esta variação é muito popular nos Estados Unidos.

Origem da queimada

Como todo jogo tradicional, muitas culturas criaram jogos que se parecem à queimada moderna.

Existem evidências de jogos similares praticados na África e na Mesopotâmia, no entanto, ao invés de utilizarem bolas, se empregavam pedras.

Como ganhar na queimada?

Jogar queimada requer rapidez tanto mental quanto física, e como qualquer jogo de equipe, a atuação em conjunto faz a diferença.

Vencerá o time cujos jogadores conseguirem agarrar o maior número de bolas sem se queimarem e lançá-las ao adversário quando este recua. Porém, a manobra é arriscada, pois recuperar uma bola forte é bem difícil.

Consulte também estes textos: