Lenda do lobisomem no folclore: como surgiu e história

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

A lenda do lobisomem é a história popular de um homem normal que se transforma em uma criatura com características de homem e de lobo. A transformação acontece em todas as noites de lua cheia e acaba quando o dia amanhece.

Essa lenda do folclore tem várias versões. Algumas dizem que o homem que se transforma em lobisomem recebeu essa maldição por castigo, enquanto outras dizem que ele é sempre o sétimo ou oitavo filho de um casal.

O lobisomem não existe de verdade, é uma crença popular.

História do lobisomem no folclore brasileiro

A figura do lobisomem está muito presente no folclore brasileiro e latino-americano, mas dependendo da região do país, a lenda pode sofrer alterações.

Acredita-se que o lobisomem somente se transforma nas noites de lua cheia e numa encruzilhada. Ao amanhecer, ele retorna à encruzilhada para se transformar em homem novamente.

Em algumas regiões, acredita-se que o oitavo filho, com aparência pálida, orelhas grandes e nariz avantajado, provavelmente se tornará lobisomem.

lobisomem

Há crenças em que o lobisomem corresponde ao sétimo filho de um casal, cujos filhos anteriores sejam todos mulheres. Quando isso acontece, acredita-se que o menino se tornará um lobisomem a partir da puberdade.

Isso quer dizer que o aniversário de 13 anos marcará o primeiro momento de transformação, o que acontecerá até ao final de sua vida em todas as noites de lua cheia. Ao amanhecer, a criatura retorna às suas características de homem.

Outras da lenda dizem que o lobisomem prefere raptar bebês não batizados e, por isso, muitas famílias batizam suas crianças rapidamente. Por essa perspectiva, se a criança não for batizada, está propensa a virar um lobisomem.

De acordo com a lenda, para combater o lobisomem, o indivíduo deve atingi-lo com objetos e balas feitos de prata ou de fogo.

Origem da lenda do lobisomem

A origem da lenda do lobisomem é europeia e provavelmente se disseminou a partir do século XVI. Entretanto, ela aparece em alguns mitos gregos, como em Licaão e Damarco.

Reza a lenda que, inicialmente, um homem foi mordido por um lobo e ficou enfeitiçado. Assim, nas noites de lua cheia ele se transformava, adquirindo garras de lobo e um corpo coberto de pelos, e saía uivando em busca de seu alimento predileto: sangue.

Até hoje, a figura dessa criatura feroz e imbatível, gera muito medo nos moradores, principalmente de áreas rurais e distantes da cidade.

Quiz do Folclore

Confira também outros textos sobre o folclore brasileiro:

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.