Manuel da Nóbrega

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Manuel da Nóbrega foi um padre jesuíta português que participou da primeira missão de catequização nas Terras de Santa Cruz (Brasil), no século XVI.

Outros jesuítas que trabalharam na catequização dos índios em terras brasileiras e se destacaram na defesa dos índios foram: Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira.

Biografia do Padre Manuel da Nóbrega

Manuel da Nóbrega nasceu no norte de Portugal, na vila de Sanfins do Douro, dia 18 de outubro de 1517. Estudou no Porto, Coimbra e na cidade espanhola de Salamanca.

Mais tarde, ele entrou para a Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola, em 1544, com o objetivo de converter os índios para a religião católica.

Esse trabalho o tornou um dos mais destacados sacerdotes enviado para catequizar os indivíduos encontrados no Brasil, durante a conquista portuguesa, em 1549.

Durante sua estadia em terras brasileiras, tornou-se amigo dos governadores gerais, Tomé de Sousa e Mem de Sá, este último lutava contra a invasão francesa e a hostilidade dos índios.

Esteve presente na fundação da primeira capital do Brasil, Salvador, e, mais tarde, da fundação da segunda capital, o Rio de Janeiro.

Além disso, fundou em 1553 o Colégio São Paulo na aldeia de Piratininga, ao lado do padre José de Anchieta, marco de fundação da cidade. Isso porque a função dos padres jesuítas não estava restrita somente à religião, mas também à educação.

Apesar de sua função como missionário, Padre Manuel da Nóbrega foi um conselheiro e articulador do poder político. Faleceu em 1570 no Rio de Janeiro, no dia em que cumpriria 53 anos.

Leia também sobre o Padre Antônio Vieira.

Obra literária de Manuel da Nóbrega

Manuel da Nóbrega escreveu diversas “cartas” que contribuíram para a divulgação do povo brasileiro, das quais se destacam:

  • Diálogo sobre a conversão do gentio (1557)
  • Informação das coisas da terra e necessidade que há para se proceder nela (1558)
  • Cartas do Brasil (1549-1570)
  • Tratado contra a Antropofagia e contra os Cristãos Seculares e Eclesiásticos que a Fomentam e a Consentem (1559)
  • Caso de Consciência para a Liberdade dos Índios (1567)

Curiosidades sobre Manuel da Nóbrega

  • Manuel da Nóbrega era gago.
  • Para o Papa João XXIII, Manuel da Nóbrega foi o mais destacado “Bandeirante de Deus no Brasil”.
  • Para Papa Pio XII Nóbrega é considerado o fundador da cidade de São Paulo.
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.