O que é anatomia humana?
A anatomia humana é a área da biologia que estuda as estruturas do corpo humano, tanto as partes externas quanto as internas, como órgãos, ossos, músculos e sistemas. Ela observa a localização, forma, estrutura e tamanho das partes do corpo.
O termo anatomia vem do grego anatome, que significa “cortar em partes”. Isso se deve ao fato de os estudos anatômicos, inicialmente, serem feitos observando o corpo humano em seções para compreender sua organização.
Estudar anatomia é fundamental para entender a organização do corpo, permitindo o reconhecimento de alterações, servindo de base para áreas como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física.

Neste conteúdo você encontra:
- O que a anatomia estuda?
- Níveis de organização do corpo
- Divisões externas do corpo humano
- Organização interna do corpo
- Anatomia ao microscópio
- Termos técnicos em anatomia
O que a anatomia estuda?
A anatomia analisa como as estruturas corporais podem ser afetadas por fatores genéticos, ambientais e pelo envelhecimento. Isso inclui desde mudanças no formato do corpo ao longo da vida até alterações causadas por doenças.
Além disso, a anatomia está diretamente ligada à fisiologia, ciência que estuda o funcionamento do corpo. Enquanto a anatomia mostra como somos por dentro, a fisiologia explica como cada parte funciona.
Conhecer as partes do corpo humano é essencial para promover autoconhecimento, saúde e qualidade de vida, permitindo reconhecer sinais de desequilíbrio e cuidar melhor de si mesmo.
Níveis de organização do corpo
O corpo humano é formado por vários níveis de organização, que vão do mais simples ao mais complexo:
- Células → menores unidades vivas do corpo.
- Tecidos → conjuntos de células semelhantes que desempenham funções específicas.
- Órgãos → estruturas formadas por diferentes tecidos que trabalham juntos.
- Sistemas → conjunto de órgãos que atuam de forma integrada.
- Organismo → o corpo humano como um todo, resultado da união e funcionamento de todos os sistemas.

Divisões externas do corpo humano
O corpo humano pode ser dividido em grandes regiões externas, que ajudam na localização das estruturas internas.
Cabeça
Localiza-se na parte superior do corpo e abriga o crânio, onde está o encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo), e a face, onde estão os órgãos dos sentidos — olhos, nariz, boca e orelhas.
Pescoço
Faz a ligação entre a cabeça e o tronco, permitindo movimentos e passagem de estruturas vitais, como a traqueia, o esôfago e importantes vasos sanguíneos.
Tronco
É a parte central do corpo e se divide em:
- Tórax, onde ficam o coração e os pulmões;
- Abdômen, que abriga o estômago, fígado, intestinos e outros órgãos do sistema digestório;
- Pelve, onde estão a bexiga e órgãos do sistema reprodutor.
Membros
- Membros superiores: ligados ao tronco pelos ombros, compreendem braços, antebraços e mãos.
- Membros inferiores: ligados ao tronco pelos quadris, compreendem coxas, pernas e pés, sustentando o corpo e possibilitando a locomoção.

Organização interna do corpo
Internamente o corpo humano possui diversos órgãos, sendo separados em diferentes sistemas pelos estudos em anatomia, onde atuam de forma integrada e garantem o funcionamento do organismo.
A seguir, conheça os principais sistema do nosso corpo:
Sistema nervoso
Coordena todas as atividades do corpo e processa as informações do ambiente. É formado pelo encéfalo, medula espinhal e nervos.
Sistema respiratório
Responsável pelas trocas gasosas, absorvendo gá oxigênio e eliminando o gás carbônico. Seus principais órgãos são cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões (formado pela árvore brônquica e a pleura).
Sistema circulatório
Transporta sangue, nutrientes, gases e hormônios pelo corpo. É composto pelo coração, artérias, veias e capilares.
Sistema digestório
Transforma os alimentos em substâncias que podem ser absorvidas e utilizadas pelo organismo. Inclui cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
Sistema urinário
Filtra o sangue e elimina substâncias tóxicas em forma de urina. É formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
Sistema esquelético
Sustenta o corpo, protege órgãos internos e permite movimentos em conjunto com os músculos. É formado por ossos, cartilagens e ligamentos.
Sistema muscular
Permite os movimentos do corpo e ajuda na manutenção da postura. É composto pela musculatura estriada esquelética.

Anatomia ao microscópio
O estudo anatômico também pode ser feito em nível microscópico, observando os tecidos, que são conjuntos de células com funções semelhantes. No corpo humano há sete tipos principais:
Tecido epitelial
Reveste o corpo e forma as superfícies internas e externas dos órgãos, além das glândulas. Atua na proteção, secreção e absorção.
Tecido conjuntivo
Preenche espaços entre os órgãos e dá sustentação ao corpo. Inclui o tecido ósseo, o cartilaginoso e o adiposo.
Tecido ósseo
Forma os ossos, que protegem órgãos vitais e sustentam o corpo.
Tecido cartilaginoso
Mais flexível que o ósseo, compõe partes como o nariz, orelhas e articulações.
Tecido adiposo
Armazena gordura, que serve como reserva de energia e ajuda na proteção térmica.
Tecido muscular
Responsável pelos movimentos do corpo e pelos batimentos cardíacos. É formado por células alongadas chamadas fibras musculares.
Tecido nervoso
Compõe o cérebro, medula espinhal e nervos, sendo o responsável por receber e transmitir impulsos elétricos que controlam o corpo.

Termos técnicos em anatomia
Na anatomia há muitos nomes que podem assustar qualquer iniciante, mas são fundamentais para a melhor compreensão e padronização do assunto. Além dos nomes dos órgãos e estruturas, há termos e convenções que são essenciais, são eles: posição anatômica, planos, eixos e movimentos anatômicos.
Posição anatômica
É adotada, cientificamente, para o estudo do corpo humano. Nessa posição a pessoa encontra-se de pé, com o rosto virado para a frente e olhar direcionado para o horizonte. Os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para frente. As pernas ficam juntas e os pés voltados para frente.

Planos anatômicos
Para facilitar a correta localização espacial das partes do corpo são definidos os planos anatômicos. Cada plano representa um corte do corpo, dividindo-o em partes. Importante destacar que podem ser feitos vários cortes num plano, paralelos uns aos outros.
- Plano frontal ou coronal: corta o corpo verticalmente de um lado a outro, passando pela sutura coronal do crânio, ou seja, próximo às orelhas. Todas as estruturas localizadas à frente são chamadas anteriores e atrás são posteriores;
- Plano sagital: corta o corpo verticalmente em duas metades, direita e esquerda, passando pela sutura sagital do crânio, ou seja, pela testa. Se o corte for feito bem no meio do corpo, é chamado plano mediano. Todas as estruturas localizadas próximo do plano mediano são chamadas mediais e as que estão mais afastadas são laterais;
- Plano transversal ou horizontal: corta o corpo horizontalmente, quer dizer, na transversal. Todas as estruturas acima do plano são chamadas superiores e abaixo, inferiores.
Eixos e movimentos anatômicos
Os eixos são linhas imaginárias que "perfuram" os planos perpendicularmente. Os movimentos anatômicos são relacionados aos eixos, ou seja, as articulações se movimentam pelo ponto de ligação representado pelos eixos. Abaixo encontram-se os principais:
-
Eixo ântero-posterior ou sagital: passa pelo plano frontal indo da frente para trás;
- Abdução: movimento no eixo ântero-posterior, como as articulações dos ombros e quadris, afastando do plano mediano do corpo. Exemplos: levantar o braço, se curvar à frente;
- Adução: movimento que aproxima do plano mediano do corpo. Exemplos: abaixar o braço, voltar o tronco à posição ereta;
-
Eixo látero-lateral ou Horizontal: passa pelo plano sagital indo de um lado a outro;
- Extensão: movimento no eixo horizontal, que provoca o aumento do ângulo entre duas estruturas ósseas, afastando-as. Exemplo: esticar o braço à frente;
- Flexão: Produz a diminuição do ângulo entre duas estrutura ósseas, aproximando-as. Exemplo: dobrar o braço, trazendo a mão para perto do ombro;
-
Eixo longitudinal: passa pelo plano transversal indo de cima para baixo, ou vice-versa;
- Rotação medial ou interna: movimento no eixo longitudinal que gira o membro de fora para dentro (direção do plano mediano).
- Rotação lateral ou externa: movimento que gira o membro de dentro para fora (direção do plano lateral).
Continue estudando:
Referências Bibliográficas
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia moderna. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006. 839 p.
MARQUES, E.C.M. 2023. Anatomia e Fisiologia Humana – Perguntas e Respostas. Martinari, São Paulo, SP, Brasil. 400 p.
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.
BARCELOS, Eduardo. O que é anatomia humana?. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-anatomia-humana/. Acesso em: