Tópico frasal: o que é e como identificá-lo (com exemplos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Tópico frasal é a parte mais importante de cada um dos parágrafos de um texto, porque apresenta as ideias principais de cada um deles.

Um texto argumentativo é dividido em três partes - introdução, desenvolvimento e conclusão - e em cada uma delas há um núcleo, a sua ideia principal.

O texto começa com a introdução, que traz a ideia central do texto. Essa ideia é a tese (ou problema), o tópico frasal da introdução. Quando a identificamos, é mais fácil entender os seus desdobramentos, ou seja, acompanhar o raciocínio do desenvolvimento e da conclusão e, assim, compreender o texto num todo.

Por isso, o tópico frasal é tão importante, porque ajuda a construir um texto coerente, fundamental para que o leitor o entenda.

A partir da tese, desenvolvem-se as ideias que tentam convencer o leitor. Assim, o tópico frasal do desenvolvimento é o argumento.

Por fim, o parágrafo da conclusão retoma as ideias do texto. O tópico frasal da conclusão é a sugestão ou solução para a tese (ou problema) apresentado.

Em resumo:

  • Tópico frasal da introdução: tese (ou problema)
  • Tópico frasal do desenvolvimento: argumento(s)
  • Tópico frasal da conclusão: sugestão/solução do problema

Exemplo de tópico frasal da introdução

Em “Vidas secas”, obra literária do modernista Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação degradante marcada pela miséria. Na trama, os filhos do protagonista não recebem nomes, sendo chamados apenas como o “mais velho” e o “mais novo”, recurso usado pelo autor para evidenciar a desumanização do indivíduo. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil. A partir desse contexto, não se pode hesitar – é imprescindível compreender os impactos gerados pela falta de identificação oficial da população.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2021 de Fernanda Karoline Quaresma Nunes)

A introdução da redação mencionada acima traz a ideia central do texto. Ela indica qual é o problema (a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil). Sobre esse problema, a pessoa que o escreveu vai transmitir a sua opinião nos parágrafos seguintes.

Exemplo de tópico frasal do desenvolvimento

“Com efeito, é nítido que o deficitário registro civil repercute, sem dúvida, na persistente falta de pertencimento como cidadão brasileiro. Isso acontece, porque, como já estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania completa no Brasil, é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é garantido – em outras palavras, a não efetivação do direito devido à falta do registro em cartório –, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na sociedade.”(Trecho retirado do desenvolvimento da redação nota mil do Enem 2021 de Fernanda Karoline Quaresma Nunes)

O desenvolvimento da redação mencionada acima apresenta um ponto de vista (o argumento) sobre o problema. O problema é o fato de a cidadania ser inviabilizada pela falta de registro civil.

Do ponto de vista de quem escreveu o texto, quem não tem registro civil não se sente um cidadão brasileiro.

Exemplo de tópico frasal da conclusão

“Portanto, ao entender que a falta de cidadania gerada pela invisibilidade do não registro está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil.” (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2021 de Fernanda Karoline Quaresma Nunes)

A conclusão da redação mencionada acima apresenta uma solução para o problema apresentado no texto. A solução é ampliar o acesso aos cartórios de registro civil.

Quando juntamos cada um desses tópicos frasais, conseguimos entender o raciocínio feito em todo o texto.

  1. Introdução (problema): a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil.
  2. Desenvolvimento (argumento): persistente falta de pertencimento como cidadão brasileiro.
  3. Conclusão (sugestão): ampliar o acesso aos cartórios de registro civil.

Principais tipos de tópicos frasais: aprenda a criar um

Conhecer diferentes formas de criar tópicos frasais pode nos ajudar a começar a escrever um texto.

Os principais tipos de tópicos frasais são:

  • declaração inicial
  • definição
  • divisão
  • alusão histórica
  • interrogação

Declaração inicial

Apresenta ideia através de uma afirmação ou negação. Exemplo:

Sob a perspectiva sociológica de Jessé Souza, o Brasil é majoritariamente formado por subcidadãos, visto que uma ampla parcela da população não usufrui plenamente de seus direitos.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2021 de Mariana Mariah Idalgo da Costa)

Definição

Apresenta ideia através da explicação de um conceito. Exemplo:

Norberto Bobbio, cientista político italiano, afirma que a democracia é um processo que tem, em seu cerne, o objetivo de garantia a representatividade política de todas as pessoas. Para que o mecanismo democrático funcione, então, é fundamental apresentar uma rede estatal que dê acesso a diversos recursos, como alimentação, moradia, educação, segurança, saúde e participação eleitoral. Contudo, muitos brasileiros, por não terem uma certidão de nascimento, são privados desses direitos básicos e têm seus próprios papéis de cidadãos invisibilizados.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2021 de Gabriel Borges)

Divisão

Apresenta ideia através de tópicos. Exemplo:

No Brasil, atualmente, tal forma de diversão tem se destacado, uma vez que promove a interação com o público de maneira singular, isto é, gera muitas emoções aos indivíduos. Apesar disso, verifica-se que, em nosso país, o acesso ao cinema não é disponibilizado a todos os cidadãos, seja pela falta de investimentos, seja pelo alto custo cobrado por empresas para assistir a um filme.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2019 de Gustavo Lopes Teixeira)

Alusão histórica

Apresenta ideia através de um acontecimento ou um fato histórico. Exemplo:

A Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos. Entretanto, tal teoria não tem sido vista em metodologias práticas, uma vez que ainda há a falta do registro civil de milhares de pessoas, impedindo-as de garantir o acesso à cidadania no Brasil, o que gera a invisibilidade social.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2021 de Alice Souza Moreira)

Interrogação

Apresenta ideia através de um questionamento, Exemplo:

Nas antigas fitas VHS, a divulgação dos novos filmes disponíveis para aparelhos de DVD tornava a criança uma consumidora compulsória, capaz de qualquer coisa por aquele novo meio de assistir filmes. Na atualidade, isso se repete quando os discos da Disney mostram-se disponíveis em Blu-Ray. Entretanto, até onde essa publicidade infantil influencia no desenvolvimento da criança? Tal influência seria benéfica? Para o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), não. Essa postura representa um importante passo para o Brasil.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2014 de Douglas Mansur Guerra)

Leia também:

Referências Bibliográficas

ABREU, Cybelle Borges; FARIA, Helena Teixeira; ORSINI, Mônica Tavares; OLIVEIRA, Sabrina. O Estudo do Parágrafo para a Construção do texto argumentativo. Revista Línguas & Ensino. Faculdade de Letras - UFRJ, 2015.

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2010.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).