Origem do Futebol

O futebol é um esporte coletivo que não tem sua origem bem definida, uma vez que diversos jogos de bola semelhantes a ele já eram praticados por povos da antiguidade.

No entanto, se consideramos a semelhança de suas regras na atualidade, podemos dizer que esse esporte teve origem em fins do século XIX na Inglaterra quando foram estabelecidas as primeiras regras do jogo.

Ao longo dos anos, o futebol veio se desenvolvendo e hoje é um dos esportes mais conhecidos e amados do mundo.

Como era o futebol na antiguidade?

Muitos jogos similares com presença de uma bola eram praticados por povos da antiguidade: chineses, gregos, romanos, etc. E, por conta disso, não podemos determinar uma origem específica para este esporte.

Pesquisas apontam que muitas civilizações antigas já usavam um tipo de bola (qualquer objeto arredondado, seja em couro ou em tecido) para realizar alguns “passes”. Nessa altura, os jogos de bola eram mais violentos, uma vez que não possuíam regras definidas.

O futebol na China Antiga

Em alguns lugares da China antiga, cerca de II a.C., havia um jogo semelhante, denominado cuju, que utilizava uma bola feita de penas.

O futebol na China
Pintura chinesa do século XIII mostra o imperador Song Taizu jogando cuju

Sua função, inicialmente, era tanto treinar militarmente os soldados, como para entreter a população. Vale ressaltar que no começo esse esporte era praticado somente por pessoas de alto nível econômico.

O futebol no Japão Antigo

Muito relacionado como cuju e provavelmente inspirado nele, o chamado Kemari surgiu provavelmente em meados dos anos 600 no Japão. Trata-se de um dos jogos que mais se aproxima do futebol, e até hoje é praticado por alguns japoneses.

O futebol na Grécia Antiga

É sabido que herdamos alguns jogos de bola dos gregos. Embora fosse diferente do que conhecemos hoje, havia um jogo similar ao futebol que se chamava Epísquiro (do grego, Episkiros).

Esse jogo era realizado entre duas equipes, porém a quantidade de jogadores era maior: cerca de 15 em cada time. Uma característica marcante e considerada falta hoje, é que a bola podia ser pega pelas mãos. A ideia, muito similar do futebol atual, era passar a bola e lançá-la na linha correspondente.

O futebol na Roma antiga

Historiadores acreditam que o jogo de futebol na Roma Antiga era muito similar ao Episkiros e, provavelmente, teve origem nesse jogo grego. O nome dado à esse jogo era Harpasto (em latim, Harpastum) e, da mesma forma, era jogado entre dois times e a ideia era lançar a bola na quadra do adversário.

O futebol no século XIX

Foi somente a partir do século XIX que o futebol, tal qual o conhecemos hoje, foi efetivado com a criação das primeiras regras do jogo na Inglaterra.

Ele foi conquistando a elite inglesa e com o tempo foi se popularizando e atingindo as camadas mais populares do país. A partir disso, ele ultrapassou fronteiras, chegando aos outros continentes.

As primeiras regras do futebol

Inicialmente, o futebol contava com regras mais genéricas e com um número menor em relação ao de hoje.

De qualquer forma, elas serviram para determinar algumas regras que até hoje são utilizadas.

Assim, no ano de 1863 o esportista inglês Ebenezer Cobb Morley (1831-1924) e mais alguns colegas criaram 13 regras para o Football Association, na Inglaterra. Esse momento foi o marco do nascimento do futebol moderno.

As regras estipuladas foram escritas em um livro que ficou conhecido como Football Association 1863 Minute Book (ou FA Minute Book). Algumas delas estavam relacionadas às faltas cometidas e ao tamanho do campo de jogo. Eram permitidas as jogadas com as mãos e não havia ainda as figuras do goleiro e do árbitro.

Além disso, o tempo não era estipulado, nem existiam o impedimento e o pênalti.

As regras do futebol atualmente

Algumas regras do futebol propostas no século XIX foram adaptadas e expandidas, o que hoje totaliza 17 regras.

Atualmente, as regras desse esporte são coordenadas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e a IFAB (International Football Association Board). Para ilustrar, abaixo estão as 17 regras utilizadas hoje:

  • Regra 1: O terreno do jogo
  • Regra 2: A bola
  • Regra 3: os jogadores
  • Regra 4: equipamento dos jogadores
  • Regra 5: o árbitro central
  • Regra 6: os árbitros assistentes
  • Regra 7: duração da partida
  • Regra 8: o início e o reinício do jogo
  • Regra 9: a bola em jogo e fora de jogo
  • Regra 10: o gol
  • Regra 11: o impedimento
  • Regra 12: faltas e condutas irregulares
  • Regra 13: tiro livre direto
  • Regra 14: pênaltis
  • Regra 15: arremesso lateral
  • Regra 16: tiro de meta
  • Regra 17: o pontapé de canto

O futebol no século XX

No século XX o futebol atingiu outro nível, sendo reconhecido como esporte olímpico em 1908. Antes disso, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol) em 1904, órgão que coordenada todas as atividades do esporte e conta com 211 organizações espalhadas pelo mundo.

Entretanto, foi somente em 1930 que ocorreu a primeira Copa do mundo de futebol no Uruguai. Hoje, a Copa do mundo é considerada o maior evento esportivo do planeta.

A origem do futebol no Brasil

O futebol no Brasil teve origem em fins do século XIX, quando Charles William Miller, considerado o "pai" do futebol, trouxe o jogo para o país. Isso porque ele era filho de pai escocês e mãe inglesa e esse esporte já era conhecido na Inglaterra.

Rapidamente, o futebol foi conquistando o povo. Ele se espalhou pela América Latina e se tornou cada vez mais popular. Em meados do século XX, o Brasil começa a ter um grande destaque a nível nacional e internacional. Aos poucos, foram sendo criados diversos clubes de futebol no país.

Pelé e Garrincha foram duas personalidades que tiveram bastante êxito em 1950 e fizeram o futebol brasileiro atingir um outro nível.

Pelé e Garrincha
Pelé e Garrincha, dois ícones do futebol brasileiro. Fonte: Museu da Pelada

Hoje, esse esporte é tão popular no Brasil que o país é chamado de “país do futebol”. Também chamado de “pelada”, ele é jogado nas escolas (nas aulas de educação física), nas quadras do clube, na rua, no bairro, etc.

A Importância do futebol

Além de ser uma paixão nacional, o futebol é um dos esportes mais populares e amados a nível mundial. Possui grande destaque como esporte coletivo, e hoje em dia mobiliza pessoas do mundo inteiro, por exemplo, nos jogos da Copa do mundo.

Além disso, ele move a economia, sendo um dos esportes mais lucrativos e, por isso, com mais investimento de empresas no mundo.

Continue pesquisando mais sobre esse e outros esportes de bola: