Ossos do braço
O úmero é o único osso do braço e se liga aos ossos ulna e rádio, que são ossos do antebraço.
Esses três ossos estão localizados da seguinte forma:
- Úmero: estende-se do ombro ao cotovelo, onde se une à ulna e ao rádio;
- Rádio: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do polegar;
- Ulna: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do dedo mínimo.
Assim como os braços, antebraços, ombros e mãos fazem parte dos membros superiores (mmss) do corpo humano. A principal função desempenhada por eles é a mobilidade.
Os ossos são compostos pela proteína colágeno, que confere resistência e flexibilidade, e pelo mineral fostato de cálcio, responsável pela dureza. Estas são características importantes ao movimento do braço.
Úmero: osso do braço
Na anatomia do membro superior, o úmero é o maior osso. Trata-se de um osso longo e, por isso, a sua largura é maior que a largura e a espessura. O corpo do osso tem forma aproximadamente cilíndrica.
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro.
Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.
A extremidade proximal (superior) possui cabeça arredondada e na extremidade distal (inferior) torna-se achatado e largo.
Saiba mais sobre as articulações do ombro
Anatomia dos membros superiores
Ao todo, cada membro superior apresenta 32 ossos:
- Osso do braço: úmero;
- Ossos do antebraço: rádio e ulna;
- Ossos da mão: ossos carpais (8), ossos metacarpais (5) e falanges (14):
- Ossos da cintura escapular: clavícula e escápula.
A cintura escapular é responsável por ligar os membros superiores, componentes do esqueleto apendicular, ao esqueleto axial, que é a região central do corpo.
Veja a imagem a seguir com todos os ossos do membro superior.
Leia também: esqueleto apendicular
Demais ossos dos membros superiores
Além do úmero, osso do braço e maior osso do membro superior, confira informações sobre os outros ossos que fazem parte do membro superior.
Ossos do antebraço
A ulna é o maior osso do antebraço, que possui uma estrutura chanfrada na parte superior, um corpo triangular largo e torna-se na extremidade inferior estreito e cilíndrico.
Trata-se do menor osso do antebraço, que possui uma cabeça discoide, sendo estreito na extremidade proximal e largo na extremidade distal.
Ossos da cintura escapular
O ombro, também chamado de cintura escapular, é formado pelos ossos clavícula e escápula. A clavícula é um osso classificado como longo e possui formato parecido com um “s”.
A escápula, também chamada de omoplata, é um osso classificado como plano e possui forma triangular, que se conecta à clavícula por meio de ligamentos.
A junção destes dois ossos, localizados na extremidade superior do membro, é responsável por ligar o braço ao tronco do corpo.
Ossos da mão
A mão, localizada na extremidade inferior do membro superior, inicia no punho e termina com os dedos. Ao todo, cada mão apresenta 27 ossos.
A região do carpo, onde fica o punho, apresenta oito ossos dispostos em duas fileiras. São eles: Trapezoide, Trapézio, Escafoide. Semilunar, Piramidal, Pisiforme, Hamato e Capitato.
O metacarpo é a região da palma da mão e apresenta 5 ossos metacarpais, numerados de I a V a partir do polegar.
As falanges constituem os dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Cada dedo apresenta falanges proximais, médias e distais. Entretanto, apenas o dedo polegar apresenta duas falanges, que são as proximal e distal.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:
Você também pode se interessar por:
MATÉRIA, Equipe. Ossos do braço. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ossos-do-braco/. Acesso em: