Ossos do braço

O úmero é o único osso do braço e se liga aos ossos ulna e rádio, que são ossos do antebraço.

Esses três ossos estão localizados da seguinte forma:

  • Úmero: estende-se do ombro ao cotovelo, onde se une à ulna e ao rádio;
  • Rádio: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do polegar;
  • Ulna: estende-se do cotovelo ao pulso, na mesma direção do dedo mínimo.
Ossos do braço e antebraço no membro superior
Úmero (osso do braço), rádio e ulna (ossos do antebraço)

Assim como os braços, antebraços, ombros e mãos fazem parte dos membros superiores (mmss) do corpo humano. A principal função desempenhada por eles é a mobilidade.

Os ossos são compostos pela proteína colágeno, que confere resistência e flexibilidade, e pelo mineral fostato de cálcio, responsável pela dureza. Estas são características importantes ao movimento do braço.

Úmero: osso do braço

úmero: osso do braço

Na anatomia do membro superior, o úmero é o maior osso. Trata-se de um osso longo e, por isso, a sua largura é maior que a largura e a espessura. O corpo do osso tem forma aproximadamente cilíndrica.

Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro.

Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.

A extremidade proximal (superior) possui cabeça arredondada e na extremidade distal (inferior) torna-se achatado e largo.

Saiba mais sobre as articulações do ombro

Anatomia dos membros superiores

Ao todo, cada membro superior apresenta 32 ossos:

  • Osso do braço: úmero;
  • Ossos do antebraço: rádio e ulna;
  • Ossos da mão: ossos capais (8), ossos metacarpais (5) e falanges (14):
  • Ossos da cintura escapular: clavícula e escápula.

A cintura escapular é responsável por ligar os membros superiores, componentes do esqueleto apendicular, ao esqueleto axial, que é a região central do corpo.

Veja a imagem a seguir com todos os ossos do membro superior.

Ossos do membro superior

Leia também: esqueleto apendicular

Demais ossos dos membros superiores

Além do úmero, osso do braço e maior osso do membro superior, confira informações sobre os outros ossos que fazem parte do membro superior.

Ulna e rádio: ossos do antebraço

A ulna é o maior osso do antebraço, que possui uma estrutura chanfrada na parte superior, um corpo triangular largo e torna-se na extremidade inferior estreito e cilíndrico.

Ulna
Localização da ulna nos membros superiores

Trata-se do menor osso do antebraço, que possui uma cabeça discoide, sendo estreito na extremidade proximal e largo na extremidade distal.

rádio
Localização da ulna nos membros superiores

Clavícula e escápula: ossos da cintura escapular

O ombro, também chamado de cintura escapular, é formado pelos ossos clavícula e escápula. A clavícula é um osso classificado como longo e possui formato parecido com um “s”.

A escápula, também chamada de omoplata, é um osso classificado como plano e possui forma triangular, que se conecta à clavícula por meio de ligamentos.

ossos da cintura escapular

A junção destes dois ossos, localizados na extremidade superior do membro, é responsável por ligar o braço ao tronco do corpo.

Carpo, metacarpo e falanges: ossos da mão

A mão, localizada na extremidade inferior do membro superior, inicia no punho e termina com os dedos. Ao todo, cada mão apresenta 27 ossos.

osso da mão

A região do carpo, onde fica o punho, apresenta oito ossos dispostos em duas fileiras. São eles: Trapezoide, Trapézio, Escafoide. Semilunar, Piramidal, Pisiforme, Hamato e Capitato.

O metacarpo é a região da palma da mão e apresenta 5 ossos metacarpais, numerados de I a V a partir do polegar.

As falanges constituem os dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Cada dedo apresenta falanges proximais, médias e distais. Entretanto, apenas o dedo polegar apresenta duas falanges, que são as proximal e distal.

Você também pode se interessar por: