Teste de raciocínio lógico (com respostas e pontuação)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A lógica está presente nas ciências, tecnologias e problemas do dia a dia, além de compor avaliações de processos seletivos em empresas e concursos.

Você tem até 30 min para solucionar as questões, simulando uma avaliação real. No final, confira seu desempenho.

Bom teste!

Atenção às regras do simulado

  • 1010 questões
  • Duração máxima de 30min
  • Seu resultado e o gabarito ficarão disponíveis ao finalizar o simulado

Questão 1

Em um edifício comercial, há sete escritórios para serem alugados, todos no mesmo lado de um corredor. De quantos modos diferentes, três estarão abertos e quatro fechados? 

Gabarito explicado

Existem 7 possibilidades para o primeiro, 6 para o segundo, 5 para o terceiro e sucessivamente. 

7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 5040

No entanto, há a restrição de que 3 estejam abertos e 4 fechados. Como não há diferenciação entre os fechados e abertos, pode-se considerá-los como elementos repetidos. 

Há 3 x 2 x 1 = 6 modos de organizar os abertos e 4 x 3 x 2 x 1 = 24 modos de organizar os fechados. 

É uma permutação de elementos repetidos, onde o número total (5040), dever ser dividido pelo produto entre 6 e 24.

n º igual a numerador 5040 sobre denominador 6 espaço. espaço 24 fim da fração igual a 5040 sobre 144 igual a 35

Assim, o número de possibilidades para organizar os sete escritórios, de modo que 3 estejam abertos e 4 fechados, é 35.

numerador 5040 sobre denominador 6 espaço. espaço 24 fim da fração igual a 5040 sobre 144 igual a 35

Questão 2

Nasci 11 anos depois do meu irmão. Nossa mãe, que está com 39 anos, é seis anos mais nova que meu pai. Se o primeiro filho do meu pai nasceu em seu aniversário de 26 anos, atualmente tenho

Gabarito explicado

Se nasci 11 anos depois do meu irmão, ele é 11 anos mais velho que eu. Assim:

  • Minha idade = idade do meu irmão menos 11.

Se meu pai é 6 anos mais velho que minha mãe, sua idade é:

  • Idade do meu pai = 39 + 6 = 45.

Se meu irmão nasceu no mesmo dia que meu pai fez 26 anos, a idade atual do meu irmão é:

  • Idade do meu irmão = 45 - 26 = 19.

Logo, a minha idade é:

  • Idade do meu irmão menos 11.

19 - 11 = 8

Minha idade atual é 8 anos.

Questão 3

Um concurso foi realizado em uma escola com turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 3° do ensino médio. A probabilidade de um aluno do 1° ano do médio ser sorteado é 1/4, um aluno do 2° do médio, 1/6, e um aluno do 3° do médio, 1/5. Sabendo que há nove séries no ensino fundamental, a probabilidade mais próxima de que o aluno sorteado seja do ensino fundamental é

Gabarito explicado

P igual a 1 menos P com barra sobrescrito

P com barra sobrescrito espaço igual a espaço 3 sobre 4.4 sobre 6.3 sobre 5 igual a 36 sobre 120 igual a 18 sobre 60 igual a 9 sobre 30 igual a 3 sobre 10

P igual a 1 menos 3 sobre 10
P igual a 10 sobre 10 menos 3 sobre 10 igual a 7 sobre 10O modo mais rápido e prático de descobrir a probabilidade de um aluno do fundamental ser sorteado é subtraindo a probabilidade de um aluno ser do médio, ou seja, calculando a probabilidade do evento complementar ocorrer.

P(aluno do fundamental ser sorteado) = P(aluno da escola ser sorteado) - P(aluno do médio ser sorteado)

Podemos afirmar esta declaração, pois todo aluno da escola é do fundamental ou do médio.

A probabilidade de um aluno da escola ser sorteado é 1, ou 100%.

A probabilidade de um aluno do médio ser sorteado é:

1 quarto mais 1 sobre 6 mais 1 quinto igual a
1 quarto mais 1 sobre 6 mais 1 quinto

O Mínimo Múltiplo Comum entre 4, 6 e 5 é 60.

1 quarto mais 1 sobre 6 mais 1 quinto igual a
15 sobre 60 mais 10 sobre 60 mais 12 sobre 60 igual a
37 sobre 60Deste modo, temos:

1 quarto mais 1 sobre 6 mais 1 quinto igual a
numerador 15 espaço mais espaço 10 espaço mais espaço 12 sobre denominador 60 fim da fração igual a 37 sobre 60 aproximadamente igual 0 vírgula 616

P parêntese esquerdo a l u n o espaço d o espaço f u n d a m e n t a l espaço s e r espaço s o r t e a d o parêntese direito espaço igual a 1 espaço menos espaço 37 sobre 60 igual a
60 sobre 60 espaço menos espaço 37 sobre 60 igual a 23 sobre 60
Dividindo 37 por 60, temos, aproximadamente, 0,616. Multiplicando por 100, 61,6%.

Voltando a relação de que: 

P(aluno do fundamental ser sorteado) = P(aluno da escola ser sorteado) - P(aluno do médio ser sorteado)

P(aluno do fundamental ser sorteado) = 100% - 61,6% = 38,4%

Questão 4

Um dos três princípios fundamentais que compõem o pensamento lógico é o do terceiro excluído, que diz que uma declaração só pode assumir o valor verdadeiro ou falso, nenhum outro. Desta forma, pode-se classificar como uma proposição lógica a seguinte opção:

Gabarito explicado

Apenas orações que podem assumir valores lógicos de verdadeiro ou falso são proposições. É preciso também que haja um verbo, sujeito e predicado. 

Exclamações, interrogações e frases imperativas não podem ser proposições.

Questão 5

Considere que a seguinte afirmação seja falsa.

Se João vai à praia, então gosta de comprar na feira.

É correto afirmar que

Gabarito explicado

A declaração é uma proposição composta, formada pelas simples:

  1. "João vai à praia"
  2. "gosta de comprar na feira."

Segundo a lógica clássica, a estrutura: se... então..., é um conectivo lógico condicional e só assume valor falso quando a segunda proposição simples é falsa e a primeira é verdadeira. 

Deste modo, temos:

  1. "João vai à praia" (VERDADE)
  2. "gosta de comprar na feira." (FALSO)

Portanto:

Vai à praia e não gosta de comprar na feira.

Questão 6

Considere as afirmações:

I. Todo crocodilo é um réptil.
II. Todo réptil é um animal.
III. Todo animal é um ser vivo. 

Deste modo, é correta a afirmação:

Gabarito explicado

Uma boa maneira de organizar as informações é utilizando diagramas.

Conjuntos e subconjuntos

a) FALSO. Nem todo animal é réptil.

b) FALSO. Todo crocodilo é um réptil.

c) FALSO. Todo crocodilo é um réptil.

d) VERDADEIRO. Todo animal é um ser vivo e há répteis que não são crocodilos.

Questão 7

Considere falsa a seguinte declaração:

Se hoje é um dia ensolarado, então os pássaros cantam.

Deste modo, na declaração seguinte: 

Hoje é um dia de verão se, e somente se, os pássaros não cantam. 

Os valores lógicos de "Hoje é um dia de verão" e "os pássaros não cantam", para que a segunda declaração seja verdadeira, devem ser, respectivamente:

Gabarito explicado

Este é um problema de lógica clássica onde a primeira declaração é uma proposição composta, formada pelas simples:

  1. "hoje é um dia ensolarado"
  2. "os pássaros cantam"

O conectivo da frase é a estrutura: "Se ... então ...", conhecida como condicional. Nesta estrutura, a única combinação que a torna falsa é quando a segunda é falsa e a primeira é verdadeira. Deste modo, temos:

  1. "hoje é um dia ensolarado" (VERDADEIRO)
  2. "os pássaros cantam" (FALSO)

A segunda declaração também é uma proposição composta, formada pelas simples:

  1. "Hoje é um dia de verão"
  2. "os pássaros não cantam"

O conectivo é o "se, somente se", conhecido como bicondicional. Esta proposição composta só assume o valor verdadeiro se ambas as simples forem verdadeiras ou se ambas forem falsas.

Como a primeira declaração, "os pássaros cantam", é falsa, a segunda, "os pássaros não cantam", só pode ser verdadeira, pois é a negação da primeira.

Deste modo, a única opção para que a segunda declaração seja verdadeira é que os valores das duas proposições simples sejam verdadeiras. Logo:

  1. "Hoje é um dia de verão" (VERDADEIRO)
  2. "os pássaros não cantam" (VERDADEIRO)

Questão 8

A seguinte sequência numérica segue um determinado padrão.

... , 18, 9, 54, 27, 162, ...

Desta forma, obedecendo às mesmas leis que a criaram, o número que antecede o 18 e o número que sucede o 162 são, respectivamente:

Gabarito explicado

Do elemento 18 para o 9 houve uma redução que pode ter sido através de uma subtração por 9 ou uma divisão por 2.

Do nove para o 54 houve um aumento, que pode ter se dado por uma soma de 45 unidades ou uma multiplicação por 6.

Testando a primeira hipótese, subtraindo 9 unidades de 54, não obtemos 27, no entanto, ao dividir por 2, sim.

Seguindo a segunda hipótese, ao multiplicar 27 por 6, obtemos 162 e, ao dividir por 2, temos 81.

Já no início da sequência, o número que multiplica por 6 e resulta em 18 é o 3.

Assim, o antecessor do 18 é 3 e o sucessor do 27 é 81.

Questão 9

Observe a seguinte sequência de formas geométricas que segue um padrão.

Sequência de formas geométricas coloridas.

Da esquerda para a direita, o sétimo elemento é o triângulo novamente e, assim, a sequência continua a se repetir. Pode-se afirmar que o 117º elemento desta sequência é da cor

Gabarito explicado

Como a sequência se repete a cada seis elementos, procuramos o múltiplo mais próximo de 117. Para isto realizamos a divisão de 117 por 6:

117 dividido por 6 igual a 6 sinal de multiplicação 19 mais 3

Isto significa que há 19 sequências inteiras se repetindo e mais três elementos. Visto que a sequência se desenvolve da esquerda para direita, basta contar mais três elementos. 

O terceiro elemento é o pentágono amarelo. 

Questão 10

Considere três conjuntos, A, B e C, respectivamente com 13, 17 e 19 elementos. Há 5 elementos comuns aos três conjuntos, 8 elementos estão exclusivamente no conjunto B, a intersecção entre A e B possui 8 elementos e entre A e C, 7 elementos. É possível afirmar que

Gabarito explicado

Como há uma intersecção entre os três conjuntos, podemos representar a situação utilizando os diagramas:

Diagramas entre três conjuntos.

Segundo as informações no enunciado, temos:

  • 5 elementos comuns aos três conjuntos;
  • 8 elementos estão exclusivamente no conjunto B;
  • 8 elementos simultaneamente em A e B;
  • 7 elementos simultaneamente em A e C;
  • 11 elementos estão exclusivamente no conjunto C.

Podemos preencher as duas primeiras informações no diagrama.

Diagramas entre três conjuntos.

Como há 8 elementos entre A e B, devemos considerar que 5 já estão posicionados, faltando apenas 3. Da mesma forma, havendo 7 elementos entre A e C, falta acrescentar 2 na área comum entre eles.

 Diagramas entre três conjuntos.

Com base nos totais de cada conjunto, A, B e C, respectivamente com 13, 17 e 19 elementos, podemos terminar de preencher o diagrama.

Diagramas entre três conjuntos.

Diante disto, podemos verificar as opções.

a) FALSA. Embora no total há 8 elementos na intersecção entre A e B, 5 também pertencem a C.

b) FALSA. Para serem disjuntos, não podeira haver intersecção entre eles.

c) FALSA. O conjunto A possui 13 elementos. Pelo menos em mais de um conjunto incluem os elementos que estão em dois e três conjuntos.

Somando os elementos que estejam em mais de um conjunto: 2 + 1 + 3 + 5 = 11.

d) VERDADEIRA. A união entre os três conjuntos é a soma dos elementos em cada região.

5 + 3 + 1 + 2 + 8 + 11 + 3 = 33

reto A união reto B união reto C igual a 3 mais 8 mais 11 mais 2 mais 1 mais 3 mais 5
reto A união reto B união reto C igual a 33

Tempo restante 0h 30min 00s
Acertos
40/50
40 Corretas
7 Erradas
3 Não respondidas
Acertou em 40 questões de um total de 50 = 80% (porcentagem de respostas certas)
Tempo de simulado: 1 hora e 33 minutos
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Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.