Tipos de Nuvens


Os tipos de nuvens englobam as diversas classificações resultante da aglutinação de gotículas de água suspensas no ar.

Lembre-se que as nuvens se formam na atmosfera pela condensação de vapor de água que, por sua vez, ocorre devido à evaporação da água pelos raios solares.

Classificação e Características

As nuvens podem ser classificadas de acordo com a altura e a forma que apresentam. Em relação à altura elas são classificadas em altas, médias e baixas.

As nuvens altas têm uma altitude que pode variar de 18 a 7 km, as médias entre 7 a 2 km e as baixas entre 2 a 0 km.

Tipos de Nuvens

Nuvens Altas

Cirrus (Ci): nuvens brancas e isoladas formadas por cristais de gelo. Esse é o tipo mais comum de nuvens e que apresentam um formato alongado, sendo finas e compridas. Quando surgem no céu, indica que o tempo está bom.

Cirrus

Cirrocumulos (Cc): semelhante às cirrus, estas nuvens são esbranquiçadas e formadas por cristais de gelo. Possuem um formato mais arredondado e podem aparecer isoladas no céu.

Cirrocumulos

Cirrostratus (Cs): constituídas por cristais de gelo, esse tipo de nuvem é semelhante a um lençol ou véu transparente e, portanto, é mais fina e cobrem todo o céu. Quando aparece, ela pode formar halos em volta do sol.

Cirrostratus

Nuvens Médias

Altocumulus (Ac): de aspecto fibroso e difuso, esse tipo de nuvem pode surgir com coloração mais esbranquiçada ou cinzenta. Formadas por gotículas de água, surgem dispersas no céu com aspecto de tufos de algodões. Quando aparecem, podem indicar trovoadas no final do dia.

Altocumulus

Altostratus (As): quando aparecem no céu elas encobrem parcialmente o sol e possuem uma cor que varia de cinza a azul. Esse tipo de nuvem é formado por gotículas de água e cristais de gelo. Ocupa uma área grande do céu e tem aspecto de lençol ou véu fibroso.

Altostratus

Nuvens Baixas

Stratus (St): de coloração acinzentada mais forte, esse tipo de nuvem encobre todo o sol, e tem aspecto de nevoeiro, com uma camada uniforme. Quando surgem, costumam vir acompanhadas de chuviscos.

Stratus

Cumulus (Cu): com aspecto de algodão, possuem uma forma mais definida e um formato mais arredondado. São geralmente isoladas e com uma variação na coloração, que pode ser branco e por vezes, cinza. Quando surgem, indicam bom tempo com presença de sol.

Cumulus

Stratocumulus (Sc): composta de gotículas de água e coloração branca e acinzentada. Seu formato é mais arredondado e aparecem em filas. Quando surgem no céu, costumam vir acompanhadas de chuvas leves.

Stratocumulus

Nimbostratus (Ns): com grande extensão e de aspecto disforme, elas apresentam uma coloração azul escuro e acinzentada. Quando aparecem no céu, podem ocultar totalmente a luz solar sendo comum virem acompanhadas de chuvas mais demoradas e com menor intensidade.

Nimbostratus

Além dessa classificação, há ainda as nuvens com desenvolvimento vertical da qual se destaca a cumulonimbus (Cb). Esse tipo de nuvem é formado principalmente nos trópicos sendo responsável pela precipitação de granizo, trovoadas e até tornados. Geralmente, elas causam fortes tempestades com muito vento.

Cumulonimbus

Leia também:

Granizo
Tipos de Chuvas
Ciclo da Água