Tipos de Nuvens

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

As nuvens são feitas de gotículas de água ou cristais de gelo suspensos no ar. Se formam na atmosfera pela condensação de vapor de água que, por sua vez, ocorre devido à evaporação da água pelos raios solares. A nefologia é a ciência que estuda as nuvens e seus diferentes tipos.

Tipos de nuvens

Nuvens Cirrus (Ci)

Nuvens brancas e isoladas formadas por cristais de gelo. Esse é o tipo mais comum de nuvens e que apresentam um formato alongado, sendo finas e compridas. Quando surgem no céu, indica que o tempo está bom.

Nuvens Cirrus

Nuvens Cirrocumulos (Cc)

Semelhante às cirrus, estas nuvens são esbranquiçadas e formadas por cristais de gelo. Possuem um formato mais arredondado e podem aparecer isoladas no céu.

Nuvens Cirruscumulus

Nuvens Cirrostratus (Cs)

Constituídas por cristais de gelo, esse tipo de nuvem é semelhante a um lençol ou véu transparente e, portanto, é mais fina e cobrem todo o céu. Quando aparece, ela pode formar halos em volta do sol.

Nuvens cirrusstratus

Nuvens Altocumulus (Ac)

De aspecto fibroso e difuso, esse tipo de nuvem pode surgir com coloração mais esbranquiçada ou cinzenta. São formadas por gotículas de água, surgem dispersas no céu com aspecto de tufos de algodões. Quando aparecem, podem indicar trovoadas no final do dia.

Nuvens altocumulus

Nuvens Altostratus (As)

Quando aparecem no céu elas encobrem parcialmente o sol e possuem uma cor que varia de cinza a azul. Esse tipo de nuvem é formado por gotículas de água e cristais de gelo. Ocupa uma área grande do céu e tem aspecto de lençol ou véu fibroso.

Nuvens altostratus

Nuvens Stratus (St)

De coloração acinzentada mais forte, esse tipo de nuvem encobre todo o sol, com aspecto de nevoeiro, com uma camada uniforme. Quando surgem, costumam vir acompanhadas de chuviscos.

Nuvens stratus

Nuvens Cumulus (Cu)

Com aspecto de algodão, possuem uma forma mais definida e um formato mais arredondado. São geralmente isoladas e com uma variação na coloração, que pode ser branco e por vezes, cinza. Quando surgem, indicam bom tempo com presença de sol.

Nuvens cumulus

Nuvens Stratocumulus (Sc)

Composta de gotículas de água e coloração branca e acinzentada. Seu formato é mais arredondado e aparecem em filas. Quando surgem no céu, costumam vir acompanhadas de chuvas leves.

Nuvens Stratocumulus

Nuvens Nimbostratus (Ns)

Com grande extensão e de aspecto disforme, elas apresentam uma coloração azul-escura e acinzentada. Quando aparecem no céu, podem ocultar totalmente a luz solar, sendo comum virem acompanhadas de chuvas mais demoradas e com menor intensidade.

Nuvens Nimbostratus

Nuvem Cumulonimbus (Cb)

Esse tipo de nuvem é formado principalmente nos trópicos através da ascensão intensa do ar úmido. Devido ao seu tamanho, vai desde a baixa atmosfera até as camadas mais altas. É responsável pela formação de grandes tempestades, trovões, chuvas de granizo e até tornados.

Nuvem Cumulonimbus

Classificação e como são formadas as nuvens

As nuvens podem ser classificadas conforme a altura e a forma que apresentam. Em relação à altura elas são classificadas em altas, médias e baixas.

As nuvens altas têm uma altitude que pode chegar a mais de 6 km, as médias entre 2 e 6 km e as baixas até 2 km de altitude. As diferentes formas das nuvens também ajudam a identificar os seus tipos.

Leia também:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.