Granizo


Granizo é um tipo de chuva caracterizada pela precipitação de pedras de gelo em formato esférico.

Portanto, diferente da chuva, em que a água se encontra em estado líquido, nesse caso, a água está em estado sólido.

Chuva de Granizo

Chuva de granizo

Porque Chove Granizo?

Diferente das precipitações comuns de água, o granizo é formado acima das nuvens onde a temperatura é muito baixa. Portanto, essa água é solidificada e precipita em forma de granizo.

Ele é constituído a partir de nuvens específicas denominadas de “cumulonimbus” que se formam principalmente nos trópicos.

Os granizos variam de tamanho sendo que costumam ter entre 0,5 e 5 centímetros de diâmetro. Há casos em que elas são maiores e chegam a pesar até 0,5 quilos. Se a pedra de granizo for maior que 5 centímetros ela é chamada de “saraiva”.

Muitas vezes o granizo pode ser tão intenso e acompanhado por ventos fortes. Há casos em que as pedras são muito grandes e podem danificar objetos, como carros, ou até machucar pessoas. Portanto, quando estiver chovendo granizo, é importante permanecer num local coberto.

Estragos pelo granizo

Estragos causados pelo granizo em Nebraska (EUA)

Além disso, eles podem comprometer plantações e ainda, atingir animais que estejam em espaços descobertos. Isso pode afetar diretamente a economia do local atingido.

As chuvas de granizo não costumam durar muito tempo, ou seja, elas acontecem em 50 minutos no máximo, contudo, podem trazer diversos estragos.

Leia também: Desatres Naturais.

Curiosidades

O maior granizo que foi registrado na história precipitou em Vivian, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele caiu em julho de 2010 e possuía um tamanho de 20 centímetros e pesava 880 gramas.

Pedra de Granizo

Granizo gigante em Dakota do Sul, Estados Unidos

Já em 2013 a chuva de granizo que atingiu algumas cidades do Texas nos Estados Unidos, estragou telhados de casas e carros.

Houve também outra ocorrência de granizo gigante em janeiro de 2017 na província argentina de Entre Rios. Os granizos registrados atingiram até 10 centímetros. Além disso, devastou plantações, casas e matou diversos animais.

E o que é Neve?

NeveRegião com neve

Enquanto o granizo precipita em forma de pedras, a neve cai em flocos ou cristais de gelo. Outra diferença entre ambas diz respeito à coloração, pois o granizo é mais transparente, enquanto a neve, branca.

Granizo ou Granito?

Há pessoas que na hora de falar sobre esse tipo de precipitação usam um termo parecido, no entanto, com sentido muito diferente.

Como vimos acima, o granizo é um tipo de precipitação com pedras de gelo. Já o granito é um tipo de rocha formada por diversos minerais.

Leia também: