Unidades de conservação: o que são e quais são as existentes no Brasil
As Unidades de Conservação (UCs) são espaços naturais protegidos por lei. Essas áreas possuem características singulares relacionados com a fauna e a flora do local.
Vale notar que as Unidades de Conservação fazem parte do patrimônio natural e cultural de um país, e daí sua importância ecológica.
O estabelecimento, manutenção, preservação e valorização das Unidades de Conservação se deu através da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000.
Classificação e tipos de unidades de conservação
As unidades de conservação visam a preservação e conservação da natureza, classificadas de duas maneiras:
Unidades de Proteção Integral
O objetivo das Unidades de Proteção Integral é a preservação da natureza, bem como a utilização dos recursos naturais de forma indireta. Isso porque não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais.
Dessa forma, esse tipo de Unidade de Conservação é mais restrito, uma vez está voltado para pesquisas relacionadas com a diversidade biológica do local.
Dentro dessa categoria existem cinco tipos de Unidades de Conservação:
- Estação Ecológica (ESEC): área natural restrita onde as pesquisas científicas são permitidas somente com autorização prévia. Esses espaços não estão abertos à visitação pública.
- Reserva Biológica (REBIO): área natural restrita que tem como intuito a preservação da fauna e da flora do local. São, portanto, preservados, não sendo permitida a presença humana, ou mesmo, modificações da paisagem natural.
- Parque Nacional: extensas áreas naturais que abrigam fauna e flora de grande importância ecológica e cênica. As visitas são permitidas, sejam de teor educacional, científico ou turístico.
- Monumento Natural (MONA): locais singulares e raros que apresentam grande importância ecológica e cênica. A intervenção humana é proibida, embora as visitações são permitidas.
- Refúgio da Vida Silvestre (REVIS): ambientes naturais que garantem a reprodução de espécies da fauna (residente ou migratória) e da flora. Tanto as visitas públicas como as atividades de caráter científico são restritas, necessitando de aviso prévio.
Unidades de Uso Sustentável
As Unidades de Uso Sustentável têm como objetivo a conservação da natureza, aliado ao uso sustentável dos seus recursos naturais.
Nesse caso, as Unidades de Conservação são destinadas para promoção de atividades educativas relacionadas com a sustentabilidade.
Diferente das Unidades de Proteção Integral, essas geralmente podem ser visitadas. Dentro dessa categoria existem sete tipos de Unidades de Conservação:
- Área de Proteção Ambiental (APA): grandes áreas que englobam diversos aspectos biológicos e culturais relevantes. Geralmente, a APA permite presença humana mediante o uso sustentável de seus recursos.
- Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE): áreas menores (com menos de 5.000 hectares) que abrigam uma fauna e flora singulares. Podem apresentar ocupação humana mediante conservação de uso sustentável.
- Floresta Nacional (FLONA): apresenta uma cobertura florestal com espécies nativas e populações tradicionais. Pesquisas científicas e métodos de exploração sustentáveis são permitidos.
- Reserva Extrativista (RESEX): áreas onde os métodos de subsistência de populações locais são baseadas no extrativismo, seja agricultura ou criações de animais. Tudo isso, mediante o uso sustentável dos recursos naturais. Visitação pública e atividades de caráter científico são permitidas.
- Reserva de Fauna (REFAU): área natural com espécies nativas sejam terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias. São destinadas ao manejo sustentável de seus recursos, bem como para pesquisas científicas.
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS): nessas áreas naturais, exploração de recursos de maneira sustentável é realizado pelas comunidades tradicionais que vivem no local. Mediante autorização, são permitidas visitas e pesquisas científicas
- Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN): de caráter privado, essas áreas naturais objetivam a conservação da biodiversidade de modo sustentável. Pesquisas, manejo de recursos, ecoturismo são permitidos.
Unidades de Conservação no Brasil
No Brasil, o órgão responsável pelas Unidades de Conservação é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pelas Unidades de Conservação em nível federal. Já nas esferas estadual e municipal, são os Sistemas Estaduais e Municipais de Unidades de Conservação.
Exemplos
- Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO)
- Reserva Biológica de Poço das Antas (RJ)
- Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)
- Monumento Natural das Ilhas Cagarras (RJ)
- Refúgio Estadual da Vida Silvestre do Rio Pandeiros (MG)
- Área de Proteção Ambiental Margem Esquerda do Rio Negro (AM)
- Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande (SP)
- Floresta Nacional do Tapajós (PA)
- Reserva Extrativista Chico Mendes (AC)
- Reserva de Fauna Baia de Babitonga (SC)
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RN)
- Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato (PR).
Legislação
A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Esse órgão é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Os principais objetivos são:
- Proteger e conservar essas áreas, bem como as espécies em risco de extinção
- Preservar e restaurar os recursos e os ecossistemas naturais
- Valorizar a diversidade biológica desses espaços
- Promover o desenvolvimento sustentável e atividades de caráter científico
De acordo com essa lei, as Unidades de Conservação são definidas:
“Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.”
Leia mais sobre o tema nos artigos:
- Sustentabilidade
- Desenvolvimento Sustentável
- Economia Verde
- O que é Ecologia?
- Meio Ambiente
- Ecossistema
- Assoreamento dos Rios
CASTILHO, Rubens. Unidades de conservação: o que são e quais são as existentes no Brasil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/unidades-de-conservacao/. Acesso em: