Alumínio: o que é, propriedades e características do metal

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

O alumínio é um elemento químico de número atômico 13 e faz parte do grupo 13 (família IIIa) da Tabela Periódica. Trata-se do metal mais abundante na crosta terrestre e o terceiro elemento mais comum no mundo, atrás apenas de oxigênio e silício.

Suas principais características são: metal leve, macio, fácil de moldar, de coloração branco prateada, condutor de eletricidade e resistente à corrosão.

Outra característica importante é que o alumínio é um facilmente reciclável, por isso o processo de reciclagem do metal é amplamente utilizado e muito mais barato que a sua extração.

Ele é encontrado formando compostos com outros elementos em minérios na natureza, ou seja, não ocorre de forma pura, e representa 8% do peso da superfície terrestre.

Uma ampla variedade de objetos de uso cotidiano apresentam alumínio na composição. As aplicações mais conhecidas deste metal são: folhas de alumínio, latas de bebidas, panelas e antitranspirantes. Por sua baixa densidade, ele é amplamente utilizado na indústria aeroespacial para confecção da fuselagem de aeronaves.

Propriedades do alumínio

  • Símbolo: Al
  • Número atômico: 13
  • Massa atômica: 26,982
  • Ponto de fusão: 660,32°C
  • Ponto de ebulição: 2519°C
  • Densidade: 2,70 g/cm3
  • Estado físico a 20°C: Sólido
  • Distribuição eletrônica: [Ne] 3s23p1
  • Número de isótopos: 22, sendo Al-27 o mais estável

O alumínio em seu estado puro é bastante reativo, fraco e macio. Por isso, ele é comercializado com a adição de pequenas quantidades de outros elementos mais resistentes, como ferro e silício.

O alumínio apresenta caráter anfótero, ou seja, dependendo do meio atua como ácido ou base. Por exemplo, colocar o óxido de alumínio em contato com hidróxido de potássio (KOH), uma base forte, ou junto com ácido clorídrico (HCl), um ácido forte, ocorrerá uma reação de neutralização, que resulta na formação de sal e água.

Al2O3(s) + 6 HCl(aq) → 2 AlCl3(aq) + 3H2O(l)

Al2O3(s) + 2KOH(aq) → 2 KAlO2(aq) + H2O(l)

Ácidos e bases concentrados são capazes de atacar materiais com alumínio e dissolvê-los rapidamente.

Características do alumínio

O alumínio é um metal leve, cerca de três vezes mais leve que o ferro, fácil de processar e moldar. É também um excelente condutor de eletricidade e calor.

É um material durável e resistente à corrosão, pois como o alumínio reage facilmente com o oxigênio, em contato com o ar forma-se uma camada de óxido de alumínio sob o metal, que atua como uma película protetora.

A sua alta reatividade é um dos motivos de não se encontrar alumínio puro na natureza. Por sua baixa toxicidade, os compostos deste metal são utilizados em cosméticos e no tratamento de água, por exemplo.

Para melhorar suas propriedades, outros elementos, como cobre, zinco e silício, são unidos ao alumínio para formar ligas metálicas.

Onde é encontrado o alumínio?

As rochas do tipo Feldspato, que constituem 60% da crosta terrestre, apresentam alumínio em sua composição.

A principal fonte de alumínio para exploração comercial é o minério bauxita, cujo principal constituinte é o óxido de alumínio (Al2O3).

Pedras preciosas, como rubi e safira, são variedades do mesmo mineral, o coríndon, que é um óxido de alumínio (Al2O3) e sua cor varia de acordo com as impurezas existentes: o vermelho do rubi deve-se à presença de cromo e o azul da safira ao ferro ou titânio.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos:

Referências Bibliográficas

ATKINS, P.W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

Lee, J. D. Química inorgânica não tão concisa. Tradução da 5ª ed. inglesa. Editora Edgard Blücher Ltda. 1999.

Carolina Batista
Carolina Batista
Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).