Apêndice

Lana Magalhães

O apêndice é uma bolsa com formato de tubo que fica localizado na região inferior direita da barriga. Ele recebe também outras denominações como: apêndice cecal, apêndice vermiforme e apêndice vermicular.

Não é considerado essencial para o organismo, porém sua inflamação pode causar problemas à saúde.

O que é o apêndice?

apêndice localização
Localização do apêndice

O apêndice é uma pequena extensão tubular que termina em fundo cego. Com formato de uma pequena bolsa, ele possui cerca de 10 cm e apresenta ligação com a primeira parte do intestino grosso.

Ele está localizado na região inferior direita do abdômen, no ceco, que por sua vez está ligado à primeira porção do intestino grosso.

Para que serve o apêndice?

Por muito tempo buscou-se entender a função do apêndice no organismo, no qual chegou-se a acreditar que o apêndice seria um órgão vestigial, ou seja, que com a evolução ficaram fora de uso devido à adaptação aos novos estilos de vida, diferentes dos antepassados mais primitivos.

Hoje, sabe-se que o apêndice serve de abrigo para bactérias intestinais que auxiliam na digestão e evitam infecções. Essa conclusão surgiu depois de estudos e pesquisas consideraram a hipótese de que o apêndice era utilizado na digestão de vegetais.

Pesquisadores apontam ainda que no interior do apêndice existe uma grande concentração de linfócitos, que são as células de defesa, indicando sua relação com o sistema imunológico.

Entretanto, se o apêndice for retirado, a sua ausência não causa nenhum prejuízo, anomalia ou deficiência ao organismo, sendo este um dos órgãos do corpo humano sem os quais você pode sobreviver.

Apendicite

apendicite
Inflamação do apêndice

A apendicite é a inflamação do apêndice e acontece com frequência em crianças, adolescentes e adulto jovens.

As suas causas ainda não são bem esclarecidas. Porém, acredita-se que a obstrução do intestino com fezes ou gordura resulte no desenvolvimento da inflamação e inchaço do apêndice.

Com a inflamação do apêndice sem tratamento é possível que ele sofra uma ruptura, que pode provocar uma infecção grave e causar risco à vida.

Sintomas da apendicite

sintomas apendicite

Os sintomas da apendicite podem variar de acordo com o nível da inflamação e possível ruptura. A principal característica da apendicite é o surgimento de dor na região abdominal.

Veja a seguir outros sintomas típicos da apendicite

  • Dor abdominal, inicialmente ao centro do abdômen e com o tempo mais intensa em seu lado inferior direito;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite.

Em alguns casos, o apêndice pode se romper, trazendo um alívio momentâneo das dores. Entretanto, após isso, o quadro pode se agravar e os sintomas tornarem-se mais intensos.

Tratamento da apendicite

tratamento apendicite
Exclusão do apêndice

Nos quadros de apendicite é comum a retirada do órgão através de cirurgia e o uso de antibióticos.

Após identificação de uma possível apendicite é feito tratamento com antibióticos para que seja realizada a retirada do apêndice.

A cirurgia é o tratamento principal para apendicite, pois caso esteja infectado ele pode se romper e causar danos à saúde.

Estima-se que 1 em cada 13 pessoas desenvolvam a apendicite em algum momento da vida.

Leia também:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.