Órgãos do corpo humano sem os quais você pode sobreviver

Juliana Diana

Temos diversos órgãos atuando no nosso organismo, mas será que é possível viver sem algum deles?

A maioria dos órgãos do nosso corpo são essenciais. Eles apresentam funções que contribuem para que tudo funcione em perfeita harmonia.

Os órgãos compõem diferentes sistemas do corpo humano, ou seja, cada sistema do nosso corpo humano possui um conjunto de órgãos.

De todos os órgãos que o corpo humano possui, alguns deles podem ser retirados sem causar danos.

Confira abaixo 6 órgãos do corpo humano que poderíamos viver sem.

1. Apêndice

Apêndice
Localização do apêndice no corpo humano

O apêndice é uma extensão tubular do intestino grosso. Atualmente sabemos que o apêndice é um órgão que abriga bactérias que auxiliam a digestão e evitam infecções.

Este órgão já foi utilizado no processo digestivo. Com a evolução biológica do corpo humano, atualmente ele não apresenta mais uma função que interfira no desenvolvimento dos sistemas do corpo humano.

A retirada do apêndice não causa prejuízo ao organismo.

2. Vesícula biliar

Vesícula
Localização da vesícula no corpo humano

A vesícula é um órgão que auxilia no armazenamento da bile e na digestão dos alimentos. Ela está localizada próximo ao fígado e auxilia na dissolução e aproveitamento das gorduras no corpo humano.

O problema mais comum que as vesículas podem causar é o surgimento de pedras na vesícula, também conhecida como cálculo biliar. Uma das principais causas na formação desses cálculos é o colesterol.

Diante do surgimento dos cálculos biliares, a vesícula pode ser retirada, porém passa a exigir mais cuidado e atenção nos alimentos ingeridos.

3. Órgãos reprodutores

órgão reprodutor feminino
Órgão reprodutor feminino

Os órgãos do sistema reprodutor masculino e do sistema reprodutor feminino tem como principal função a produção de células e hormônios responsáveis pela criação de novas vidas.

Por não serem essenciais para a sobrevivência podem ser retirados, porém somente em casos específicos.

4. Baço

Baço
Localização do baço no corpo humano

O baço é um órgão que atua no sistema imunológico do corpo humano produzindo anticorpos.

Localizado sob as costelas, atrás do estômago, ele se torna um órgão vulnerável a traumas abdominais.

Caso seja necessário, é possível viver sem ele, já que o fígado também desenvolve funções imunológicas. Mas é preciso cuidado, pois sem o baço o organismo fica mais propenso a adquirir infecções.

5. Intestino grosso

Intestino grosso
Localização do intestino grosso no corpo humano

O intestino grosso é um dos principais órgãos do sistema digestório. Sua principal função é a absorção de água e o preparo das fezes.

As doenças mais comuns são o câncer, a diverticulite e a colite ulcerosa. Quando necessário, pode ser retirado e ter sua função desenvolvida pelo intestino delgado, que passa por uma adaptação.

6. Estômago

Estômago
Localização do estômago no corpo humano

O estômago é um dos órgãos que fazem parte do processo digestivo do corpo humano. Ele está ligado à produção do suco gástrico, que desempenha funções diretamente ligadas à digestão.

A remoção do estômago deve ser feita somente diante de situações especiais. Sem o estômago, é preciso fazer uma ligação especial entre o esôfago e o intestino delgado.

Leia também:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2015.