Aranha Armadeira

A aranha armadeira é uma das mais venenosas do mundo. Também é chamada de aranha de macaco e aranha de bananeira.

As aranhas armadeiras pertencem ao gênero Phoneutria. Na América do Sul ocorrem diversas espécies.

A aranha armadeira tem tamanho corporal de aproximadamente 4 cm. Porém, estendendo-se as pernas, o tamanho pode chegar até 15 cm.

Aranha armadeiraAranha armadeira

É uma aranha agressiva. O nome "armadeira" deve-se à sua forma de ataque. Quando ameaçada, ergue as pernas dianteiras, abre seus ferrões e eriça os espinhos implantados no seu corpo. Além disso, são muito ágeis e costumam seguir suas presas.

A alimentação das armadeiras é composta de pequenos insetos e artrópodes.

Na natureza, as aranhas armadeiras são encontradas em locais escuros, como buracos ou entre folhagens. É comum observá-las no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros, palmeiras e em cachos de bananeiras.

Como ocorrem os acidentes com a aranha armadeira?

Os acidentes com humanos ocorrem em ambiente doméstico. As armadeiras costumam esconder-se em sapatos, atrás de cortinas e no meio da roupa. Nesses locais, acabam por atacar o homem, que é surpreendido pela presença da aranha.

Os trabalhadores rurais também ficam sujeitos ao ataque da aranha armadeira, especialmente, ao coletar cachos de bananas. Ao fazer a coleta de cachos de bananas e carregá-los nas costas podem sofrer a picada da aranha armadeira.

No Brasil, ocorrem diversos casos de acidentes com a aranha armadeira. A maioria concentra-se nas regiões Sul e Sudeste.

A aranha-marrom e a aranha caranguejeira também são responsáveis por causar acidentes no Brasil.

O veneno da aranha armadeira e seus sintomas

O veneno é bastante ativo em humanos. Em crianças e pessoas idosas pode levar à morte.

Entre os sintomas do veneno estão: dor no local da picada, pulso rápido, febre, suor, problemas respiratórios, vertigens e vômitos.

É importante encaminhar a pessoa picada com urgência ao serviço médico. O tratamento envolve o uso de soro antiaracnídeo. Para combater a intensa dor também podem ser usados analgésicos e sedativos.

Curiosidades

  • Estudos demonstraram que as toxinas do veneno atuam diretamente em mecanismos do sistema nervoso responsáveis pela dor. Assim, podem ser usadas como um analgésico mais potente do que a morfina e outros medicamentos;
  • A aranha armadeira ocorre em toda a América do Sul, mas podem ser levadas para outros locais através do transporte acidental em cachos de bananas.

Saiba mais sobre os Aracnídeos.