Animais Vertebrados

Juliana Diana

Os animais vertebrados, pertencentes ao reino animal, filo chordata e que possuem vértebras, ou seja, os ossos que compõem a coluna vertebral.

É importante destacar que nem todos os animais vertebrados possuem coluna vertebral, por exemplo, os ágnatos ou ciclostomados, que são peixes primitivos desprovidos de mandíbulas e maxilas (as mixinas, as lampreias e os ostracodermes).

Além dos Ágnatos, o subfilo dos vertebrados inclui: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.

tartaruga marinha
A tartaruga marinha é um exemplo de animal vertebrado

Características dos Animais Vertebrados

Os animais vertebrados são caracterizados pela presença de uma medula espinhal e uma coluna vertebral.

Além disso, também formam suas estruturas o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema muscular (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno.

No tocante à formação dos órgãos, eles possuem os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso.

Já o sistema respiratório deles, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar).

O corpo dos vertebrados é constituído por duas camadas de pele, que são: a derme (interna) e a epiderme (externa).

Vale lembrar que as aves e os mamíferos possuem ainda uma camada mais interna, antes da derme, conhecida como hipoderme (camada de gordura) e está relacionada com a manutenção da temperatura do corpo.

Exemplos de Animais Vertebrados

Peixes

tubarão
O tubarão e um exemplo de peixe vertebrado

Os peixes são animais vertebrados aquáticos, possuem a pele coberta de escamas e respiração branquial, ou seja, eles tem a capacidade de respirar dentro da água.

Existem cerca de 28 mil espécies de peixes catalogados, seu tamanho pode variar de 5 centímetros até 20 metros, como é o caso de alguns tubarões.

Os peixes podem ser encontrados em rios, lagos, açudes, pântanos e nos mares e oceanos. Sua alimentação é baseada em algas, porém algumas espécies também se alimentam de outros animais, especialmente moluscos e pequenos crustáceos.

Como exemplos de peixes, temos: arraia, barracuda, cavalo-marinho, tubarão, peixe-bruxa, lampreia, peixe-palhaço, dourado, dentre outros.

Répteis

serpente
A serpente é um exemplo de réptil vertebrado

Os répteis são animais vertebrados que possuem a pele coberta de escamas ou carapaça e sua respiração é realizada por meio dos pulmões.

Estes animais possuem um sistema sensorial diferenciado de outros animais, pois como eles não enxergam bem, seu órgão olfativo permite que sejam sentidos gosto e cheiro, além disso algumas espécies ainda são capazes de ouvir.

Os répteis apresentam um sistema digestório completo e, por conta disso, a maioria deles são carnívoros. O jacaré um réptil predador e ocupa o topo da cadeia alimentar.

A maioria dos répteis são animais terrestres, mas vivem perto da água e, além disso, muito deles são ovíparos, ou seja, nascem de ovos. Alguns exemplos são: serpente, tartaruga, jacaré, lagarto, cobra-de-duas-cabeças, etc.

Anfíbios

anfíbio
A perereca também é um exemplo de anfíbio vertebrado

Os anfíbios têm a pele lisa e úmida, não possuem pelos, nem plumas e nem escamas. Os ovos desenvolvem-se na água e depois de adultos, vivem na terra.

São animais que vivem sempre próximo da água, especialmente para manter a pele úmida e para reprodução, pois seu corpo se modifica.

Quando nascem são chamados de girinos e possuem respiração branquial. Já quando crescem se transformam e respiram pelos pulmões.

Os principais representantes dos anfíbios são: rã, sapo, perereca, salamandra e cobra-cega.

Aves

beija-flor
O beija-flor é um dos exemplos de ave

As aves são animais vertebrados ovíparos que podem ser encontrados em diferentes ambientes, atualmente existem mais de 9 mil espécies.

Elas apresentam o corpo coberto por penas, possuem patas, bicos e asas. Nem todas as espécies possuem capacidade de voar, que se justifica pela formação do corpo.

Uma de suas principais características estão nas penas e no canto, que algumas espécies utilizam como forma de atrair a fêmea.

Algumas espécies de aves são as que mais sofrem com o tráfico de animais, contribuindo para que muitas sejam consideradas com risco de extinção.

Alguns exemplos de aves são: ema, galinha, beija-flor, pinguim, joão-de-barro, etc.

Mamíferos

Animais Vertebrados
O coala é um exemplo de mamífero marsupial

Os mamíferos tem são animais em que a fêmea alimenta os filhotes com o leite de suas mamas. Estima-se que existem mais de 5 mil espécies em todo o mundo, podendo ser encontrado em ambientes terrestres e aquáticos.

A alimentação desses animais varia de acordo com a espécie, podendo ser carnívoros, herbívoros ou onívoros.

Os mamíferos possuem respiração pulmonar, um sistema nervoso complexo e sua reprodução é sexuada.

Como mamíferos aquáticos podemos citar as baleias e golfinhos. Já entre os terrestres alguns exemplos são: gato, cachorro, macaco, cavalo, leão, onça, vaca, etc.

Além disso, os morcegos são exemplos de mamíferos aéreos e o urso polar, que é um animal terrestre com habilidade de natação.

Curiosidades sobre os Vertebrados

  • O termo vertebrado vem do latim “vertebratus”e significa "presença de vértebras".
  • O número de animais vertebrados existentes é de aproximadamente 50 mil espécies.
  • Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado do planeta.
  • Provavelmente a origem dos animais vertebrados foi há cerca de 450 milhões de anos.

Aprenda também sobre:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2015.