Leão

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

O leão é um animal mamífero felino, vertebrado e carnívoro de grande porte. O seu nome científico é Panthera leo.

Conhecido como o Rei da Selva, o leão pode ser encontrado na Ásia, África e Europa.

Atualmente, é classificado com vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Entre as principais ameaças a conservação dos leões estão a caça indiscriminada e a redução de seus habitats.

A classificação biológica do leão é:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. leo

Algumas sub-espécies de leões existentes são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático e leão-do-cabo.

Características dos leões

Conheça as principais características dos leões:

Hábitat e modo de vida

A maior parte dos leões que hoje vive na natureza são encontrados nas savanas da África e demais regiões semi-desérticas. Ele já foi extinto de muitas áreas de florestas da Ásia e Europa.

Eles vivem em grupos de até 40 indivíduos, sendo em sua maioria fêmeas, lideradas pelo macho alfa.

As atividades no grupo são divididas entre os seus integrantes. Enquanto as fêmeas são responsáveis pela caça e cuidam dos filhotes, os machos garantem a proteção do grupo.

A maior parte do tempo dos leões é destinada ao descanso, apenas durante 5 horas do dia ocorrem as atividades de caça e em grupo. O restante do tempo serve para dormir, descansar e economizar energia.

Além disso, as suas atividades costumam acontecer ao entardecer. Os leões possuem excelente visão noturna, garantindo que a caça possa ocorrer durante a noite.

A comunicação entre os leões é feita através de rugidos, eles servem para a alertar e demarcar o território ocupado. Para se ter uma ideia do seu poder, o rugido pode ser ouvido em até 9 km de distância!

Aspectos físicos

O macho possui uma juba característica e imponente, além de ser bastante peludo. Já a fêmea é de menor porte, bem menos peluda e não apresenta a juba. A coloração da pelagem dos leões varia de amarelo a marrom.

Leão
A juba do leão torna-se mais escura com o passar da idade

Os leões e as leoas apresentam diferenças quanto aos seus tamanhos e pesos, conforme podemos observar na tabela a seguir:

Tamanho Macho Fêmea
Comprimento 2,6 a 3,3 m de 2,4 a 2,7 m
Altura 60 a 90 cm 60 a 90 cm
Peso 150-250 kg 120-185 kg

Conheça também sobre outros animais felinos:

Alimentação

Os leões são animais carnívoros e suas presas mais comuns são as zebras, búfalos, javalis, antílopes e veados. Eles são excelentes predadores e ocupam o topo de suas cadeias alimentares.

As fêmeas costumam ir a caça, devido à sua maior agilidade. Entretanto, nem sempre a caça é garantida. Assim, os leões podem passar até três dias sem se alimentarem.

Como ocorre a reprodução?

Os leões alcançam a maturidade sexual até aos 4 anos de idade. A reprodução pode acontecer durante todo o ano. O cio das fêmeas dura de 2 a 8 dias e ocorre em qualquer época do ano.

O acasalamento pode acontecer até 50 vezes em um único dia. As fêmeas só não estão disponíveis para reprodução durante a gestação e o aleitamento.

A gestação dura de 100 a 119 dias, e resulta entre 2 a 4 crias. A fêmea procura um lugar seguro para o parto e de onde possa continuar as suas atividades de caça.

Leoa e filhote
A leoa carrega o filhote entre os seus dentes

Os filhotes nascem com cerca de 2 kg, e seus olhos só abrem após 10 dias do nascimento. Eles podem ser amamentados também por outras fêmeas do grupo. Quando completam 3 meses passam a acompanhar a mãe e as fêmeas durante a caça.

Uma característica interessante é a possibilidade de cruzamento entre o leão e uma tigresa, resultando em um animal híbrido, o ligre. Já o cruzamento do tigre com a leoa origina um tigreão.

Os ligres são animais raros e que nascem apenas em cativeiros. Em 2013, o ligre Hércules foi considerado o maior felino do mundo, ele era enorme, media 3,33 metros de comprimento, 1,25 de altura e pesava 418,2 quilos.

Saiba mais, leia também:

Curiosidades sobre os leões

  • Os leões podem comer até 30 kg de carne em uma de suas refeições ao longo do dia.
  • As leoas podem correr até 80 km/h, quando percorrem distâncias pequenas. Já os machos são mais lentos, atingem 58 km/h.
  • O leão é o segundo maior felino do mundo, ficando atrás do tigre.
  • Os leões podem viver até 20 anos.
  • O leão-branco (Panthera leo krugeri) é leucístico, uma condição diferente ao do albinismo. Nesse caso, a cor branca é determinada por um gene inibidor recessivo. Além disso, eles não apresentam maior sensibilidade ao sol.
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.