Savanas


As Savanas correspondem a um tipo de cobertura vegetal, formada predominantemente por vegetação rasteira, donde se destacam as gramíneas, ervas, arbustos e árvores esparsas. As Savanas são biomas geralmente planos, encontrados em quase todo o planeta: no continente africano, americano e da Oceania.

SavanasPaisagem de Savana no Parque Nacional no Quênia, África

Clima e Solo

O clima predominante nas savanas é predominantemente o tropical, com duas estações uma seca e uma úmida, situadas na zona intertropical do planeta, o qual recebe forte incidência solar durante todo o ano. Com uma temperatura média anual entre os 22 - 24ºC, em alguns locais pode atingir os 40ºC.

Fauna e Flora

Um dos biomas mais ricos do planeta, as savanas apresentam diversas espécies vegetais e animais:

  • Fauna: além dos inúmeros insetos, aves, roedores e repteis, as savanas possuem uma fauna bem diversificada com elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, lobo-guará, girafa, leão, antílope, rinoceronte, javali, lebre, veado, cervos, zebra, dentre outros.
  • Flora: constituída em grande parte por grama, capim e ervas, merecem destaque as árvores que surgem na vegetação: acácia, baobá, árvores-garrafa, eucalipto, etc.

Classificação das Savanas

De acordo com o clima e a vegetação que desenvolvem, as savanas são classificadas em cinco tipos:

  • Savanas Tropicais e Subtropicais: influenciadas pelos climas tropical e subtropical, possuem duas estações bem definidas, uma seca e outra úmida, donde a seca predomina podendo atingir temperaturas altíssimas no verão. Aqui destaca-se a savana africana e brasileira.
  • Savanas Temperadas: influenciadas pelo clima temperado que apresentam verões úmidos e invernos frio e seco, esse tipo de savanas é encontrada em locais de médias latitudes, por exemplo, na América do Norte e na Austrália.
  • Savanas Mediterrâneas: influenciadas pelo clima mediterrâneo, situam-se em latitudes médias em regiões semiáridas as quais apresentam um solo pobre em nutrientes. Note que esse tipo de savana é a que mais tem sofrido com problemas ambientais decorrentes do acelerada urbanização e extração de lenha.
  • Savanas Montanhosas: ocorrem em locais montanhosos, em altitudes mais elevadas, ou seja, em regiões mais frias.

Savanas Brasileiras e Savanas Africanas

No Brasil, esse tipo de bioma é chamado de Cerrado, sendo um dos biomas com maior biodiversidade e também um dos mais ameaçados, que atualmente apresenta grande degradação e diversas espécies em risco de extinção.

Por sua vez, a savana africana, a mais conhecida de todas, da qual se destaca a de Serengueti, abriga animais de grande porte (elefantes, girafas, leões), sendo um pouco distinta de outras savanas presentes do mundo.

Para saber mais: Cerrado

Curiosidade

  • Na África, as savanas recebem o nome de “anhara”.