Savana: entenda o que é, quais os animais e características deste bioma

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

As Savanas são um tipo de cobertura vegetal composta principalmente por vegetação rasteira, como gramíneas, ervas, arbustos e algumas árvores dispersas.

Esses biomas são geralmente planos e podem ser encontrados em várias partes do mundo, incluindo na África, América e Oceania. No Brasil, esse bioma é chamado de cerrado.

As Savanas são caracterizadas por um clima sazonal com períodos de chuva e seca, o que influencia diretamente a sua vegetação e biodiversidade.

Vegetação da Savana

Clima e solo das savanas

O clima predominante nas savanas é o tropical, com duas estações, uma seca e uma úmida, situadas na zona intertropical do planeta, o qual recebe forte incidência solar durante todo o ano.

Com uma temperatura média anual entre os 22 - 24 °C, em alguns locais pode atingir os 40 °C.

Qual a fauna e flora das savanas

Um dos biomas mais ricos do planeta, as savanas apresentam diversas espécies vegetais e animais:

Animais da savana (fauna)

Além dos inúmeros insetos, aves, roedores e repteis, as savanas possuem uma fauna bem diversificada. Na savana africana, encontramos animais como: elefante, girafa, leão, antílope, rinoceronte, zebra, entre outros animais.

Já no Cerrado brasileiro, temos: anta, tamanduá, ariranha, capivara, lobo-guará, javali, lebre, veado e cervo são alguns animais de destaque.

Leão na Savana

Vegetação da savana (flora)

Constituída na maioria por grama, capim e ervas, merecem destaque as árvores que surgem na vegetação: acácia, baobá, árvores-garrafa, eucalipto, etc.

Classificação das savanas

Conforme o clima e a vegetação que desenvolvem, as savanas são classificadas em cinco tipos:

  • Savanas Tropicais e Subtropicais: influenciadas pelos climas tropical e subtropical, possuem duas estações bem definidas, uma seca e outra úmida, donde a seca predomina, podendo atingir temperaturas altíssimas no verão. Aqui destaca-se a savana africana e brasileira.
  • Savanas Temperadas: influenciadas pelo clima temperado que apresentam verões úmidos e invernos frio e seco, esse tipo de savanas é encontrada em locais de médias latitudes, por exemplo, na América do Norte e na Austrália.
  • Savanas Mediterrâneas: influenciadas pelo clima mediterrâneo, situam-se em latitudes médias em regiões semiáridas as quais apresentam um solo pobre em nutrientes. Note que esse tipo de savana é a que mais tem sofrido com problemas ambientais decorrentes do acelerada urbanização e extração de lenha.
  • Savanas Montanhosas: ocorrem em locais montanhosos, em altitudes mais elevadas, ou seja, em regiões mais frias.

Savanas brasileiras e savanas africanas

No Brasil, esse tipo de bioma é chamado de Cerrado, sendo um dos biomas com maior biodiversidade e também um dos mais ameaçados, que atualmente apresenta grande degradação e diversas espécies em risco de extinção.

Por sua vez, a savana africana, a mais conhecida de todas, abriga animais de grande porte (elefantes, girafas, leões), sendo um pouco distinta de outras savanas presentes do mundo.

Para saber mais: Cerrado

Aprofunde os seus estudos sobre:

Referências Bibliográficas

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.