Floresta Temperada

Lana Magalhães

A floresta temperada é um bioma encontrado no centro da Europa, sul da Austrália, Chile, leste da Ásia, principalmente na Coreia, no Japão e algumas partes da China e no leste dos Estados Unidos.

Também é chamada de floresta decídua temperada ou de floresta caducifólia porque as folhas caem no fim do outono.

Características

Conheça as principais características das florestas temperadas:

Paisagem de floresta tropical
Paisagem típica de uma floresta temperada

Clima

As florestas temperadas apresentam clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas. O verão é quente e úmido, enquanto o inverno é frio e pode apresentar neve.

Os índices de chuva variam de 75 a 100 centímetros ao ano. A decomposição das folhas que caem no inverno garante a riqueza de nutrientes no solo, o qual adquire uma coloração mais escura.

Devido às diferenças no clima durante o ano, os animais e plantas apresentam estratégias de sobrevivência para cada estação.

Flora

A flora é composta por três grupos principais de árvores decíduas, coníferas e de folhas largas.

As folhas variam sua coloração durante o outono, indo de avermelhadas até tons de marrons e dourados. Logo no início do inverno perdem suas folhas, como forma de reduzir o metabolismo, que só voltam a aparecer na primavera.

Entre os exemplos de árvores das florestas temperadas estão os bordos, carvalhos, castanheiros, faias e olmos.

As árvores coníferas têm esse nome porque as sementes se desenvolvem em forma de cone. Essas árvores também são chamadas de sempre-vivas porque são verdes em todas as épocas do ano. São exemplos de árvores coníferas os abetos e cedros.

Além das árvores, a cobertura vegetal também apresenta arbustos, plantas herbáceas e rasteiras.

Fauna

Fauna da floresta temperada
Animais encontrados em florestas temperadas

A fauna nas florestas temperadas é bastante variada. Nesse bioma são encontrados javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, aves de grande porte, ursos, esquilos e veados.

Por conta da definição clara das estações, há animais que têm comportamento peculiar no inverno, como os ursos, que hibernam, e os esquilos, que armazenam comida. Há, ainda, os animais de hábitos noturnos, como morcegos, corujas, gambás e gatos selvagens.

Devido às particularidades das regiões, a ocorrência de animais varia de floresta para floresta. Animais como marsupiais, ursos coalas, gambás e cangurus são comumente encontrados na Austrália.

Já os cervos, ursos, leões da montanha e coelhos vivem nas florestas temperadas do Canadá e dos Estados unidos. Ursos pandas gigantes e pandas vermelhos são característicos da China.

No Canadá e nos Estados Unidos, cervos, ursos, leões da montanha, linces, os coelhos, pica-paus e muitas aves menores são típicos nesse bioma. Na China, espécies ameaçadas, como pandas gigantes e pandas vermelhos sobrevivem na floresta temperada.

Saiba mais, leia também:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.