Pradarias


As pradarias (ou relvados) indicam um tipo de vegetação herbácea fechada semelhante aos estepes, ou seja, coberta de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies desprovidas de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos. A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos.

PradariasPradaria Canadense

No Brasil, a pradaria é conhecida como Pampa, sendo muito utilizada como campos de pastagens para a criação de gado. Além disso, é utilizado como área de plantações uma vez que apresenta solos férteis com presença de húmus (matéria orgânica). No mundo é comum encontrar esse tipo de vegetação na América do Sul (Argentina, Uruguai e Brasil), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Europa (zona temperada continental) e na Ásia (zona central).

Para saber mais: Estepes e Pampa

Clima e os Tipos de Pradarias

As pradarias geralmente ocorrem em locais de clima temperado, com verões e primaveras chuvosos e inverno e outono secos. No entanto, há dois tipos básicos de pradarias, segundo o clima, a saber:

  1. Pradarias Tropicais: que apresentam clima quente e seco,
  2. Pradarias Temperadas: com temperaturas que variam entre o quente e frio, dependendo da estação, desenvolvidas em locais mais úmidos.

Fauna e Flora das Pradarias

O relevo da pradaria é baixo, compondo uma paisagem homogênea sendo sua flora formada por diversas espécies de gramíneas (vegetação rasteira) e plantas leguminosas; e, a fauna é composta de aves (avestruz, pombo, perdiz, pica pau, etc.) e mamíferos (búfalos, cavalos, mulas, veados, raposas, elefantes, leões, cães, cabras, lebres, etc.), além dos repteis e insetos.

Classificação das Pradarias

De acordo com o clima e o tipo de vegetação, as pradarias são classificas em três tipos:

  1. Pradaria Alta: presença de gramíneas mais altas, encontradas em locais úmidos.
  2. Pradaria Baixa: presença de gramíneas mais baixas, encontradas em locais mais secos.
  3. Pradaria Mista: maior diversidade de vegetação, com presença de flores e solo muito fértil.

Problemas Ambientais

A atividade pecuária extensiva e as (monoculturas) são as principais atividades econômicas que vem afetando muito esse tipo de vegetação, o que leva, a partir das queimadas, ao processo de desertificação das pradarias. A partir disso, o solo torna-se pobre e incapaz de regenerar-se, o que acarreta a perda de diversas espécies vegetais e animais.

Para saber mais: