Estepes


Os Estepes são um tipo de vegetação herbácea rasteira formada predominantemente, de gramíneas dispersas em imensas planícies e que formam um grande tapete vegetal.

Estepes
Estepe na região de Belgorod, Rússia

É um ecossistema de transição pois é geralmente encontrado entre as savanas e o deserto. Os estepes distinguem-se das savanas, uma vez que não apresenta árvores.

Ele se aproxima das pradarias, no entanto, difere dela no clima e na flora. Assim, o clima é mais úmido nas pradarias e mais árido nos estepes. Em relação à flora, a altura da vegetação é maior nas pradarias que nos estepes.

Os estepes surgem nas regiões que geralmente, apresentam clima continental e árido, sendo encontradas na Europa, na América, na Ásia Central e na África.

No Brasil, esse tipo de vegetação ocorre nas regiões semiáridas e portanto, no bioma denominado Caatinga, típico da região nordeste.

No geral, os estepes apresentam solos férteis (ricos em húmus), o que leva a ser utilizado para as plantações (cultivo agrícola), além da criação de gado.

Entretanto, por sofrer com escassez de chuvas e consequentemente com a seca, em alguns estepes há solos subdesenvolvidos, rasos, arenosos e rochosos. Eles apresentam poucos nutrientes impedindo o cultivo, tal qual em regiões da África.

Leia também:

Ecossistema
Pradarias
Caatinga

Clima e Tipos de Estepes

Essa vegetação é encontrada nas regiões de clima continental e árido, geralmente naquelas que possuem altas temperaturas e baixo índice pluviométrico. Apresentam verões quentes e invernos frios e secos.

De tal modo, esse tipo de vegetação surge em locais de climas temperados (“Estepes Temperados”) e de clima subtropical “Estepes Subtropicais”.

A diferença entre eles é justamente o clima em que estão inseridos, sendo o estepe subtropical, mais úmido que o estepe temperado.

Fauna e Flora

A flora é composta majoritariamente por diversas espécies de gramíneas (grama e capim) e baixos arbustos espinhosos.

Além disso, onde o clima é mais árido, surgem as denominadas espécies de vegetação xerófita, adaptada à escassez de água, por exemplo os cactos.

A fauna dos estepes reúne: babuínos, cavalos, coiotes, antílopes, marmotas, suricatas, ratos, águias, dentre outros.

Curiosidade

O nome dessa vegetação “estepe” está inspirado no termo russo “step”, que indica o ecossistema formado na planície ucraniana.