Cordilheira dos Andes


A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia montanhosa, que está localizada na América do Sul. É considerada a maior do mundo em comprimento com aproximadamente 8 mil km de extensão e uma largura que varia de 200 a 700 km.

Possui uma altitude média de 4.000 metros, cujo ponto mais alto é o Monte Aconcágua, que apresenta cerca de 7 mil metros de altitude.

Cordilheira dos AndesCordilheira dos Andes

Características

Segue abaixo as principais caraterísticas da Cordilheira dos Andes:

Localização

Está localizada na costa oeste da América do Sul, atravessando países: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Como se Formou?

A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico. Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas.

Clima

O Clima predominante na Cordilheira dos Andes é o clima frio de montanha. Nesse tipo de clima, a temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresenta temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

Fauna e Flora

A Cordilheira dos Andes abriga uma enorme riqueza ecológica com a vasta fauna e flora e diversos recursos minerais. Nas áreas de menor altitude, a vegetação é rasteira (estepes), e, nos pontos mais altos as plantas não se desenvolvem visto as baixas temperaturas e a atividade constante de neve.

Dos animais que abrigam as montanhas andinas destacam-se a lhama, alpaca, guanaco, vicunha, e diversos tipos de aves. Grande parte dos Andes é coberto por vegetação rasteira, sobretudo o chamado “ichu”, uma espécie de capim, que serve de alimento para diversos animais.

De tal modo, os aninais que habitam a região servem para o transporte de pessoas e de mercadorias, e ainda para o uso da lã na confecção de vestimenta e acessórios.

Curiosidades

O mistério que envolve a Cordilheira dos anos foi sempre algo instigador, sobretudo pela presença da Civilização Inca. Em toda sua extensão povos se desenvolveram em períodos remotos, no entanto, muitos têm histórias ainda não descobertas.

Uma das mais relevantes atividades econômicas do local é o turismo, o qual é visitado por milhares de pessoas todos os anos. Por ser uma altitude elevada, o ar é rarefeito, sendo um dos problemas a escassez de oxigênio. Mesmo nessas condições diversos povos vivem próximos da Cordilheira.

O condor é a ave símbolo dos Andes. Grande parte da Cordilheira sofre abalos sísmicos e ainda com a atividade de vulcões, recorrentes na região andina.

Saiba mais sobre a América Andina.