Habitat e Nicho Ecológico

Lana Magalhães

O habitat é local onde vive um animal e o nicho é a forma como ele vive ali. São dois conceitos com significados diferentes, embora sejam muitas vezes confundidos.

Em resumo, o habitat é o local onde a espécie vive e o nicho ecológico é a função que a espécie desenvolve nesse local.

Exemplo de Habitat e Nicho Ecológico

Leão

Cada animal possui adaptações que o ajudam a viver em um certo ambiente. O leão vive nas savanas africanas, esse é o seu habitat.

Ele está adaptado para a vida nessa região que tem clima quente, vegetação rasteira e muitos animais que podem lhe servir de alimento. Portanto, os fatores bióticos (suas presas que lhe servem de alimento) e abióticos (temperatura e clima) lhe são favoráveis.

Habitat e Nicho EcológicoLeão capturando um búfalo

O leão é um predador e embora nem sempre seja bem sucedido nas suas caças individuais, muitas vezes consegue capturar uma zebra, um antílope ou um búfalo. Na verdade, quem caça melhor são as leoas que agem em bando armando emboscadas para as presas.

Leia também:

Os leões competem com animais como as hienas, os guepardos e os cachorros-selvagens. Os guepardos são melhores caçadores que os leões, mais rápidos e suportam melhor o calor. As hienas, por possuírem um bando maior, espantam as leoas após a caça e se apropriam da refeição.

Na época do acasalamento, o macho dominante procura uma fêmea para a reprodução. Algumas leoas cuidam dos filhotes, enquanto outras vão à caça.

O leão precisa proteger o seu bando de outros grupos de leões. Caso tenha uma disputa e ele saia perdedor, os seus filhotes serão mortos e o ganhador engravidará a fêmea para gerar novos filhotes.

Habitat e Nicho EcológicoLeoa cuidando dos filhotes

Portanto, todas essasatividades do leão e da leoa e suas relações ecológicas são fundamentais na adaptação da espécie. As estratégias de alimentação, reprodução e a luta pela sobrevivência, definem seu modo de vida e representam o seu nicho ecológico.

Leia mais sobre Nicho Ecológico e Habitat.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.