Biosfera

Lana Magalhães

A biosfera é a camada da Terra que reúne todos os ecossistemas existentes. Ela corresponde ao local onde são encontrados os seres vivos.

O termo biosfera deriva do grego bíos, vida e sfaira, esfera, ou seja, é a esfera da vida.

A ecosfera é sinônimo de biosfera, ambos os termos referem-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos. Entretanto, ecosfera é mais utilizado para dar ênfase nas inter-relações entre os seres vivos e o ambiente não vivo.

biosfera

Características

Acredita-se que a espessura da biosfera não seja superior a 19 km. É dentro desse limite que são encontradas as condições ambientais favoráveis para a sobrevivência dos seres vivos.

Assim, a biosfera abrange desde a mais profunda região dos oceanos até a mais elevada altitude onde possa existir vida.

A biosfera se relaciona com as outras camadas do planeta Terra. Todas as camadas estão relacionadas entre si:

  • Litosfera: é a camada sólida, formada pelo solo e rochas;
  • Hidrosfera: é a camada líquida, formada pelos rios, lagos e oceanos;
  • Atmosfera: é a camada gasosa;
  • Biosfera: é a camada habitada pelos seres vivos que integra os ambientes terrestre, aéreo e aquático.

BiosferaRepresentação das camadas que envolvem o planeta Terra

Divisão da biosfera

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas. Ela pode ser dividida em categorias menores, chamadas biociclos. Cada biociclo é composto por diferentes biomas.

Existem três tipos de biociclos:

  • Epinociclo: é a porção terrestre da biosfera. Formado pelos biomas terrestres como as florestas, savanas, campos e desertos, além dos seres vivos que habitam esses ambientes;
  • Talassociclo: é a porção aquática marinha da biosfera. É formado pelos oceanos e seres vivos que o habitam.
  • Limnociclo: é a porção constituída por água doce. É formado pelos rios, riachos, córregos e lagos, como pelos seres vivos encontrados nesses ambientes.

Conheça também:

Relação entre o homem e a biosfera

As atividades humanas são as que mais afetam o equilíbrio da biosfera. Com isso, todas as relações existentes são prejudicadas, dando origem aos desequilíbrios ambientais.

Com o objetivo de diminuir os efeitos da degradação ambiental, foi criado o programa "O Homem e a Biosfera", da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Esse programa atua em nível internacional e objetiva a criação de áreas protegidas denominadas de Reservas da Biosfera.

Nessas áreas são realizadas pesquisas científicas e experimentação de atividades voltadas à sustentabilidade dos recursos naturais.

Atualmente, existem 669 Reservas da Biosfera em todo o mundo. No Brasil, são sete: da Mata Atlântica, do Cinturão Verde de SP, do Cerrado, do Pantanal, da Caatinga, da Amazônia Central e da Serra do Espinhaço (MG).

Aprenda mais sobre Ecologia.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.