Litosfera


A litosfera é a parte mais externa da Terra. É uma camada rochosa, que varia de espessura nas regiões montanhosas e nas grandes profundidades marinhas, formada pela crosta (terrestre e oceânica) e pela parte externa do manto superior.

LitosferaCamadas da Terra

Características

A litosfera (nome vem do grego, lithos=pedra, rocha e sphaira=esfera) se relaciona com as outras camadas, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera, sofrendo muitas alterações por efeito destas. É composta de minerais e rochas, que podem ser de três tipos: ígneas, sedimentares e metamórficas.

As camadas da Terra possuem composições químicas e temperaturas diferentes, isso favorece que o manto seja mais líquido pois aí estão temperaturas muito elevadas, mais de 1000ºC. A crosta é como uma película, cobrindo a superfície do planeta, é uma camada bastante sólida, enquanto o manto é mais “plástico”, ou seja, tem consistência menos rígida.

Placas Tectônicas

A crosta terrestre é uma faixa fina e descontínua, dividida em blocos rochosos chamados de placas tectônicas. Na superfície dessas placas estão os continentes. Devido às correntes de convecção, geradas pelo calor irradiado do interior do planeta, esses blocos se movimentam lentamente.

LitosferaMovimentos das placas tectônicas

As zonas de encontro entre as placas são os locais em que se produzem as cadeias montanhosas, as falhas e os fenômenos dos terremotos, tsunamis e vulcões. As zonas de subducção são os pontos onde uma placa mergulha para baixo da outra, são áreas onde acontecem muitos sismos.

O Brasil está bem no centro da placa sul-americana, por isso, apesar desse bloco se movimentar cerca de 1cm por ano, no país não se sente muito os efeitos. Já o Chile está numa zona de fronteira entre placas, sendo atingido com frequência por tremores de terra e pela atividade vulcânica.

Curiosidades

  • Na composição química da litosfera, os elementos mais abundantes são o oxigênio e o silício (juntos formam os compostos silicatos, como a sílica) e depois o alumínio.
  • As rochas são formadas por minerais, sendo os principais: feldspato (granito), sílica(quartzos, areia) e mica.
  • Pedras preciosas como rubis e esmeraldas são compostas por óxidos.