Os 10 maiores predadores do reino animal

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade. Os predadores, geralmente, são de grande porte, ágeis e adaptados para a caça.

Um bom predador não se conhece apenas pelo seu tamanho. Eles também apresentam características e habilidades para a caça, como: agilidade, velocidade, cooperação, sentidos apurados e camuflagem. Conheça os maiores predadores do mundo animal e suas principais habilidades para capturar suas presas.

1. Tubarão branco

Tubarão branco

O tubarão branco (Charcharodon carcharias) é o mais agressivo e temido dentre todos os outros. É um excelente nadador, rápido e ágil, que pode saltar na água para surpreender a vítima.

Os seus dentes grandes, triangulares e pontiagudos, intimidam e trituram a presa com facilidade. A mandíbula forte faz com que uma única mordida seja fatal para a presa.

Ele pode ser encontrado em mares tropicais e subtropicais de todo o mundo. Pelo fato de manter sua temperatura corporal mais alta que o ambiente, também habita águas mais frias.

Esse gigante dos mares pesa até 3 toneladas, mede mais de 7 m e pode viver até 27 anos. Apesar do nome, a parte branca do seu corpo situa-se apenas na posição ventral. Ele pode nadar até 40 km/h.

Sua alimentação é composta de peixes, focas, golfinhos, lulas, tartarugas e pássaros marinhos.

O tubarão branco é o responsável pelo maior número de acidentes com humanos.

Veja também: Tubarão-Branco.

2. Orca

Orca

A orca (Orcinus orca) é uma espécie de golfinho, apesar de ser conhecida como baleia-assassina. A habilidade de caçar em grupo faz com que qualquer animal torne-se facilmente uma presa.

Quando em grupos, as orcas planejam suas ações como verdadeiras estratégias de ataque, sobrando poucas chances de sobrevivência para as presas.

Ela é encontrada em todo o mundo, pois facilmente adapta-se às condições ambientais.

As orcas podem atingir até 6 toneladas e 9 m de comprimento. São facilmente reconhecidas pela coloração preta e branca.

Entre as suas presas estão variadas espécies de peixes, arraias, moluscos, aves, tartarugas e focas. Quando caçam em grupo são ainda mais perigosas e até os tubarões podem ser devorados. Elas não costumam atacar humanos.

Conheça também sobre:

3. Leão

Leão

Conhecido como o rei da selva, o leão (Panthera leo) é um animal mamífero felino de grande porte. É encontrado na África e na Ásia, habitando savanas, áreas abertas ou ambientes arbóreos.

Um leão macho pode atingir até 1,2 m de altura até o ombro e pesar 190 kg. Os machos diferenciam-se das fêmeas por apresentar a juba e maior quantidade de pelos.

Os leões são capazes de caçar as maiores presas da natureza. Eles são excelentes caçadores e alimentam-se de animais de pequeno e médio porte como zebras, veados, búfalos, javalis e hienas. Entretanto, em uma alcateia, as leoas ficam com a função de caçar e os leões com a defesa do território e proteção.

São extremamente velozes. Ao correr atrás de suas presas, os leões podem atingir até 50 km/h.

Um leão adulto pode consumir até 35 kg de carne em um dia!

Conheça também sobre o Tigre.

4. Sucuri

Sucuri

A sucuri (Eunectes murinus), também conhecida como sucuri-preta ou anaconda, é um réptil encontrado na América do Sul. No Brasil, a maioria das sucuris são encontradas na Amazônia.

Elas podem chegar aos 10 m e pesar mais de 100 kg. Entretanto, essas características dificilmente são encontradas na natureza. A sucuri é um animal carnívoro, alimenta-se de aves, peixes e capivaras.

Elas são extremante ágeis dentro da água. Para a estratégia de caça, as sucuris utilizam a constrição, elas envolvem a presa com o seu corpo, asfixiando e quebrando os seus ossos, para só depois a engolir por inteiro.

A digestão completa de um animal de maior porte pode levar semanas.

5. Crocodilo

Crocodilo-poroso

O crocodilo-poroso ou crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) é o maior réptil da atualidade. Ele é encontrado em parte da Ásia e norte da Austrália.

Esse superpredador pode atingir os 7 m e pesar mais de 100 kg. Ele alimenta-se de macacos, tartarugas, búfalos ou qualquer outro animal que esteja ao seu alcance.

Os crocodilos costumam ficar escondidos em baixo da água até o momento do ataque. Ele observa silenciosamente a vítima até atacá-la. Quando a presa se aproxima para beber água, o crocodilo ataca e a arrasta para o fundo, sobrando poucas chances de defesa.

Geralmente, as presas são mortas com uma única dentada do crocodilo.

6. Urso polar

Urso Polar

O urso polar ou urso branco (Ursus maritimus) é o maior carnívoro da Terra. Ele habita as terras congeladas do Ártico. Esse animal pode atingir os 2 m de altura e pesar mais de 600 kg.

O urso polar é um excelente caçador, boa parte do seu tempo é dedicado à caça. Por isso, eles podem nadar até 6 km em uma hora.

Eles também possuem o olfato bastante apurado podendo sentir o cheiro das presas ainda distantes. O pelo branco ainda ajuda na camuflagem no ambiente congelado. Por isso, eles podem surpreender suas presas.

As focas são as presas favoritas do urso polar. Para caçá-las, eles fazem buracos no gelo e aguardam pelas vítimas que são surpreendidas pelo ataque feroz do urso.

Toda essa atividade de caça pode ser explicada. Durante o verão, o urso polar fica um longo período sem se alimentar sobrevivendo apenas de suas reservas energéticas.

7. Lobo cinzento

Lobo Cinzento

O lobo cinzento (Canis lupus) é encontrado na Europa, Ásia e América, especialmente nas regiões mais frias. Ele é um dos maiores representantes da família dos Canídeos, a mesma das raposas e cachorros.

Esses animais podem atingir até 85 cm de altura (até o ombro) e pesar até 80 kg.

Sua dieta é composta de alces, javalis, cervos e veados.

Os lobos caçam em grupo e aguardam o momento certo para atacar as presas. Caso a presa tente fugir, terá poucas chances, pois os lobos podem correr até 70 km/h.

Outra arma de caça são os dentes longos e afiados. Além disso, possuem a audição muito apurada e sua visão noturna é a melhor dentre todos os canídeos. Por isso, são considerados excelentes caçadores.

O lobo cinzento pode comer até 9 kg de carne em uma única refeição.

8. Urso cinzento

Urso pardo

O urso cinzento (Ursus arctos horribilis) é um mamífero encontrado em parte da América do Norte. É uma subespécie do urso pardo (Ursus arctos).

Ele pode alcançar até os 3 m quando fica em pé e pesar até 700 kg.

Apesar de serem enormes, possuem muita agilidade. Eles podem correr até 50 km/h, saltar e subir em árvores.

O urso cinzento é um animal onívoro, alimenta-se de frutas, mel, larvas, insetos, peixes e pequenos roedores. Eles podem perceber presas a quilômetros de distância apenas com seu olfato. Esses ursos possuem um dos melhores olfatos de todo o mundo animal. Além disso, possuem uma poderosa mordida que pode facilmente dilacerar a presa.

9. Águia-de-cabeça-branca

águia-de-cabeça-branca

A águia-de-cabeça-brança ou águia-careca (Haliaeetus leucocephalus) é uma ave de rapina encontrada na América do Norte. Esse animal habita os ambientes costeiros e próximos a rios e lagos. Esse animal pode ter até 1,2 m de largura de asas e pesar 6 kg.

É uma ave carnívora e com grande capacidade de visão. Ela alimenta-se, principalmente, de peixes. Para isso, faz um sobrevoo na água e captura as presas com suas fortes garras.

Elas também costumam caçar pequenos vertebrados, como os roedores e, em alguns casos, alimentam-se de carniças de grandes animais.

10. Hienas

Hiena

A hiena-malhada (Crocuta crocuta) é a maior representante dentre as três espécies de hienas existentes, todas encontradas na África. Essa é a mais predadora e mais perigosa, uma caçadora eficiente, oportunista e extremamente agressiva.

A hiena-malhada pode atingir até 1,70 m de comprimento e pesar mais de 80 kg.

Podemos dizer que as hienas-malhadas comem tudo o que consideram alimento, até mesmo ossos de animais e excrementos. Por muito tempo, acreditou-se que as hienas alimentavam-se apenas de cadáveres de animais.

Porém, ao acompanhar o modo de vida desses animais, descobriu-se que são predadores habilidosos e as presas vivas representam o seu alimento favorito. Elas podem percorrer grandes distâncias e correr até mais de 60 km/h atrás da sua presa.

A habilidade das hienas na caça é comparada a dos leões. Além disso, são uns dos poucos animais a enfrentar os leões. Quando estão em grupo, as hienas podem atacar o rei da selva. Inclusive, hienas e leões são grandes rivais na natureza.

Aprenda mais sobre:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.