Baleia jubarte

Juliana Diana

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero marinho que pode ser encontrado em todos os mares e oceanos.

É uma espécie que costuma migrar das águas polares durante o período de alimentação e, posteriormente para águas tropicais e subtropicais para reprodução.

As baleias jubartes produzem sons característicos utilizados para comunicação e durante a temporada reprodutiva esses sons podem alcançar até 3 mil quilômetros.

Características da baleia jubarte

baleia jubarte características
Estrutura corporal da baleia jubarte

A baleia jubarte tem como principal característica seu tamanho, que impressiona pelas dimensões. Medindo entre 12 e 16 metros e com peso que varia de 35 a 40 toneladas, ela é uma das maiores espécies de baleias.

A identificação de cada animal é feita a partir da distribuição de cores e do formato da cauda, que mede aproximadamente 5 metros de comprimento.

Assim como outros animais que vivem em águas geladas, a baleia jubarte possui uma espessa camada de gordura que serve de reserva de energia e ajuda a manter a temperatura corporal.

As baleias jubartes podem ficar embaixo d'água por até 21 minutos. Para respirar elas sobem até a superfície e soltam o borrifo por suas duas narinas.

Cada borrifo pode atingir até 3 metros de altura, que é o resultado da condensação do ar que acontece pela diferença de temperatura entre o sistema respiratório e o ambiente externo.

Alimentação da baleia jubarte

Para se alimentar, as baleias jubarte costumam migrar no verão para águas polares, no Oceano Glacial Ártico.

As fêmeas e os filhotes são os últimos a fazer a migração, pois nesse período os filhotes podem aumentar a camada de gordura e desenvolver a musculatura e a habilidade motora.

Por não possuir dentes, a base alimentar das baleias jubarte adulta são pequenos crustáceos, conhecidos como krill.

A técnica desenvolvida pela baleia jubarte é conhecida como "rede de bolhas" e exige a colaboração de um grupo de baleias que se juntam para cercar o cardume. Formada essa bolha, elas sobrem em direção a superfície e abrem a boca para preencher a cavidade bucal.

alimentação da baleia jubarte
Alimentação da baleia jubarte

Outra estratégia utilizada pelas baleia jubartes é bater a cauda na água com o objetivo de atordoar o cardume e fazer deste uma presa fácil.

Baleia jubarte no litoral brasileiro

A baleia jubarte é uma das baleias que costuma visitar o litoral brasileiro entre os meses de junho e novembro, especialmente no litoral do nordeste, além dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A vinda das baleias é feita em diferentes momentos, onde aproveitam as águas quentes do Oceano Atlântico para acasalar e, posteriormente para dar a luz e amamentar.

Outras espécies que são comuns no litoral brasileiro são: baleia franca, baleia-de-bride e baleia-minke-anã.

Extinção da baleia jubarte

A baleia jubarte foi considerada um animal com risco de extinção, pois era alvo de caça predatória.

Para evitar a extinção da espécie, diversas organizações e institutos de proteção animal passaram a desenvolver ações que tem como objetivo proteger a baleia jubarte.

Atualmente ela não corre risco de extinção e consta na lista de animais vulneráveis.

Você também pode se interessar por:

Curiosidades da baleia jubarte

baleia jubarte cauda
Exposição da cauda da baleia jubarte

A baleia jubarte, mesmo com seu tamanho e peso avantajados, ao saltar, consegue projetar praticamente todo o corpo para fora da água, e em alguns casos, ela pode chegar a mais de 2/3 de seu corpo.

O motivo do salto é tema de estudo dos pesquisadores, porém acredita-se ser uma forma de comunicação, seja para chamar a atenção do grupo ou do macho para a fêmea em período do reprodução. Outra justificativa seria uma forma que as baleias encontram para eliminar os parasitas e cracas que ficam aderidas em seu corpo.

Além dos saltos, a baleia jubarte também costuma ficar com parte da cauda exposta acima da superfície da água. Porém este tipo de comportamento é observado somente entre as espécies adultas da população brasileira.

Esse comportamento faz da baleia jubarte uma das espécies mais populares no turismo de observação de baleias.

Conheça também outros animais marinhos:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.