Baleia orca

Juliana Diana
Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

A orca (Orcinus orca) é um mamífero que vive nos oceanos e mares de águas frias. Pertencente à classe Mammalia, ordem Cetácea e à família Delphinidade, ela é parente dos golfinhos.

As orcas ainda apresentam parentesco com a falsa-orca. Ambas possuem o corpo bastante semelhante, sendo que a principal diferença entre elas está no formato da cabeça e na cor cinza que a falsa-orca apresenta.

Cientificamente, a orca não é uma baleia, mas sim um golfinho. Porém, não é errado citar como "baleia orca", já que golfinhos e baleias pertencem a mesma ordem (Cetácea).

A principal diferença entre as baleias e as orcas estaria no esqueleto e na boca. As orcas possuem dentes, assim como os golfinhos.

Também é conhecida como "baleia assassina", entretanto, acidentes com humanos foram registrados somente em cativeiro. Essa fama é decorrente, especialmente por conta de filmes que destacam a orca atacando outros animais.

Características da baleia orca

As baleias orca têm como principal característica suas cores. Seu dorso é preto e a parte inferior e próxima dos olhos na cor branca. Além disso, toda orca tem uma mancha branca atrás da nadadeira dorsal, permitindo a identificação de cada indivíduo.

A orca possui uma grossa camada de gordura que a protege das baixas temperaturas, funcionando como um isolante térmico.

Ela apresenta uma nadadeira bastante alta no dorso. Nos machos, as nadadeiras são triangulares e alta, já nas fêmeas elas são curvadas.

Baleia orca fêmea
Baleia orca fêmea

As orcas macho podem ter até 10 metros de comprimento e pesar entre 9 e 10 toneladas. Já as fêmeas, medem aproximadamente 8,5 metros e pesam entre 6 e 8 toneladas.

Os filhotes nascem em média com 2,5 metros de comprimento e pesam cerca de 200 kg.

Habitat

As orcas vivem em regiões oceânicas e na maior parte dos mares. São mais comuns em águas frias, como as regiões polares.

Baleia orca no gelo
Grupo de baleias orca no oceano glacial antártico

Elas vivem em águas profundas, porém também são encontradas na superfície e em áreas costeiras com frequência.

Um dos locais mais frequentados pelas orcas são as águas da Antártida. Também são encontradas na zona nordeste da bacia do Pacífico, especialmente na costa da Islândia e da costa norte da Noruega.

Outro animal muito comum em águas geladas é o pinguim.

Alimentação

A alimentação da orca envolve diversos animais marinhos. Os animais que fazem parte de sua dieta são os tubarões, golfinhos, tartarugas, leões-marinhos e até mesmo outras baleias, principalmente por causa de sua forte arcada dentária.

Baleia orca alimentação
Baleia orca atacando leões-marinhos

A alimentação diária de uma orca pode chegar a 250 kg. Para atender a essa necessidade, elas desenvolveram diferentes técnicas de caça, como ataques a grande grupos de baleias até mesmo perseguições à focas e golfinhos.

Quando estão mais próximas da superfície e da costa, elas nadam em alta velocidade para criar ondas na superfície da água e evitar que focas e leões-marinhos possam nadar.

Nas regiões polares, é comum encontrar urso polar se alimentando da carcaça de baleias mortas.

Comportamento

As baleias orca são muito sociáveis. Elas normalmente vivem em grupos e se separam apenas no período de acasalamento.

Vivendo em uma sociedade matriarcal, elas têm seus relacionamentos em torno da fêmea mais velha do grupo.

Baleia orca em grupo
Baleias orca em grupo

A comunicação entre as orcas acontece através de sons próprios, que assemelham-se a assobios e gritos. Elas também batem a nadadeira na água como forma de interação.

A orca é muito comum em cativeiro. São atrações de parques aquáticos por apresentar comportamento brincalhão e um tamanho que impressiona. Além disso, também destaca-se sua inteligência.

Baleias orcas no Brasil

No litoral brasileiro, as orcas têm sido vistas com mais frequência, com relatos desde 1993.

Registros apontam ocorrências de orcas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo até a Paraíba.

Segundo pesquisadores, as orcas viajam até o litoral brasileiro para fugir do inverno, que pode variar entre os meses de fevereiro e outubro.

No Brasil, outra espécie de baleia que é vista com frequência são as baleias francas e a baleia jubarte.

Curiosidades

  • A orca é o segundo mamífero mais encontrado considerando toda distribuição geográfica do planeta, perdendo somente para o homem.
  • O período de gestação da orca varia de 15 a 18 meses.
  • As orcas possuem 50 dentes, que podem triturar ossos de outros animais em apenas uma mordida.
  • A baleia orca mais velha do mundo, com mais de 100 anos, morreu em 2017.
  • Estima-se que sua vida reprodutiva inicia por volta dos 10 anos de idade e vai até os 40 anos em média, período em que entra na menopausa.
  • As orcas, junto com as mulheres e um outro tipo de baleia, são os únicos mamíferos que entram na menopausa.

Leia também:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.