Lobo

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

Os lobos são animais mamíferos da família Canidae, sendo o representante selvagem da família que também inclui a raposa e o cachorro.

Existem três espécies de lobos: o lobo-cinzento (Canis lupus), o lobo-etíope (Canis simensis) e o lobo-vermelho (Canis rufus), além de muitas subespécies. Só de Canis lupus existem 31 subespécies.

Características do lobo

Lobo-cinzento
O lobo-cinzento é encontrado no Hemisfério Norte

Os lobos tendem a apresentar maior tamanho nas regiões mais frias do planeta, e vão diminuindo em locais de temperaturas mais amenas.

Os animais encontrados na Europa chegam a atingir até 38,5 kg, enquanto os da América do Norte até 35 kg, os menores são os que habitam a Índia e atingem até 25 kg. As fêmeas sempre apresentam menor porte.

O pelo que reveste o corpo tem papel importante, garantindo o seu isolamento térmico e a sobrevivência em ambientais mais frios.

A coloração do pelo pode variar bastante, indo de tons de acinzentados, branco, vermelho, marrom e até preto. Cabe ressaltar que a coloração auxilia na camuflagem.

Lobo-do-ártico
O lobo-do-ártico (Canis lupus arctos) possui pelagem branca que o auxilia na camuflagem

Reprodução

As fêmeas entram no cio uma vez ao ano, e a reprodução costuma ocorre entre os meses de janeiro e abril. A gestação dura até 65 dias, dando origem a 4 até 7 lobinhos.

Os filhotes recebem toda a atenção e cuidados da mãe, até que possam acompanhar os pais na busca por alimentos, momento em que também passam a ocupar uma posição no grupo.

Hábitos

Os lobos vivem em grupos, as alcateias, liderada por um macho alfa, o qual apresentar maior força e poder de caça comparado aos outros membros do grupo.

O macho alfa forma casal com a fêmea alfa, responsável pelas fêmeas da alcateia. Eles formam um casal monogâmico que vivem juntos durante toda a vida e lideram o grupo.

Quando um macho alfa morre, a liderança do grupo passa para o macho beta, o segundo na hierarquia de organização da alcateia.

Em geral, os lobos são inteligentes, velozes e estrategistas no momento da caça, sendo reconhecidos como excelentes predadores.

Eles também são animais territorialistas e disputam o poder do espaço com grupos rivais. É comum a delimitação das fronteiras entre os grupos com fezes e urina.

Alimentação

Lobo
O lobo-cinza é um excelente predador

Os dentes dos lobos podem triturar os ossos de suas presas, além disso, eles contam com um aguçado faro e uma ótima visão noturna.

Os lobos são animais carnívoros, por isso, preferem habitar locais onde a caça seja possibilitada. Eles estão no topo da cadeia alimentar dentro dos ecossistemas que fazem parte.

As suas principais presas na natureza são o javali e o veado. Entretanto, os lobos também podem se alimentar de animais criados pelo homem, como ovelha, a cabra, a galinha e bovinos. Isso é comum quando os lobos invadem fazendas ou outras áreas de criação de animais.

Curiosidades

  • O lobo-ártico (Canis lupus arctos) encontra-se ameaçado de extinção.
  • Por longos anos os lobos foram intensamente caçados, pois acredita-se que eles matavam humanos. Nos Estados Unidos havia até recompensa para quem matasse lobos.
  • O cão doméstico tem como ancestral o lobo cinzento.
  • Os uivos são usados como forma de comunicação entre os lobos.
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.