Cavalo

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

O cavalo (Equus caballus) é um animal vertebrado, mamífero ungulado e de porte médio. Os cavalos fazem parte do grupo dos equinos, o mesmo da zebra, asno, pônei e burro.

Os cavalos convivem com o homem há muito tempo, sendo que a domesticação da espécie ocorreu há 5.500 anos a.C. Portanto, representa um dos animais mais utilizados e de maior convívio com os humanos.

Isso ocorre porque os cavalos são utilizados para o lazer, criação, transporte de pessoas e mercadorias e esportes.

Características dos cavalos

Os cavalos são encontrados em todo o mundo, com exceção de locais extremamente frios, como a Antártica.

O peso do cavalo varia de 350 a 500 kg, a altura de 1,85 m de altura, em relação ao solo até o topo da cabeça, e 2,25 m de comprimento, além da cauda.

Os cavalos podem viver de 25 a 30 anos. Eles são animais velozes, a raça puro sangue inglês, por exemplo, pode atingir até 60 km/h.

O corpo do cavalo é coberto por pelos curtos e lisos de coloração variada. A cabeça é alongada, os olhos são bem separados e as narinas são abertas. As orelhas são pontudas e podem se movimentar em direção ao som.

Anatomia do cavalo
Anatomia do cavalo

Os cavalos são animais herbívoros, por isso, é comum encontrá-los em pastos onde alimentam-se de capim e ervas. Um cavalo, na natureza, pode passar até 16 horas se alimentando durante o dia.

Quando os cavalos são criados pelo homem, eles podem ainda ser alimentados com rações ou milho. Também é importante fornecer sal mineral.

Ao viver em grupos, os cavalos possuem boa comunicação entre si, a postura corporal pode indicar ações e servir de alerta para fuga ou luta. Por exemplo, observando as expressões físicas do cavalo é possível afirmar se ele está com medo, acuado ou agressivo.

Raças de cavalos

Estima-se que existam mais de 100 raças de cavalos no mundo. Biologicamente, não existem raças na classificação taxonômica, mas o termo foi criado para agrupar indivíduos que apresentam características físicas em comum e podem cruzar entre si, transmitindo as características aos seus descendentes.

No caso dos cavalos, ainda existem algumas raças selvagens na Ásia e Europa. Eles são animais que vivem livres na natureza e não foram domesticados pelo homem. Algumas das raças de cavalos são:

Mangalarga marchador

mangalarga marchador
O mangalarga marchador possui forte estrutura corporal

O mangalarga marchador é uma raça brasileira, resultado do cruzamento entre espécies da Península Ibérica trazidas para o Brasil na época da colonização.

Ele apresenta porte médio com corpo forte e robusto, sendo considerado ideal para a prática de esporte e transporte.

Mangalarga

Mangalarga paulista
O mangalarga é uma raça brasileira

O mangalarga ou mangalarga paulista resulta do cruzamento das raças Alter e Andaluz. É um cavalo de sela, ideal para prática de esporte e trabalhos de carga.

A sua principal característica é a marcha trotada e os membros e articulações fortes.

Puro sangue inglês

Puro sangue inglês
O puro sangue inglês é originário da Inglaterra

O puro sangue inglês é reconhecido por ser um animal valente e veloz. Ele é muito apreciado como cavalo de corrida, pois é uma das raças mais velozes.

Árabe

cavalo árabe
O cavalo árabe apresenta o focinho mais curto

O cavalo árabe ou puro sangue árabe é muito usado em esportes hípicos. Eles apresentam focinho mais curto, pescoço longo e olhos expressivos. Acredita-se que seja uma das raças de cavalo mais antigas.

Quarto de milha

Quarto de milha
O cavalo da raça quarto de milha apresenta forte musculatura

O quarto de milha é originário da América do Norte, adaptado para trabalhos com o gado. É uma raça dócil e fácil de domar. Ele também é capaz de percorrer grandes distâncias em pouco tempo.

Reprodução dos cavalos

A fêmea, chamada de égua, permite o contato com o macho quando encontra-se no cio, período que pode durar até 12 dias. Nesse momento, a fêmea torna-se receptiva ao macho e muitas modificações ocorrem em seus órgãos genitais.

Para atrair o macho, a fêmea urina e expõe a sua vulva. Quando os dois se aproximam, ocorre a monta e consequentemente, a cópula.

A gestação dura 11 meses e origina, geralmente, um potro (filhote). O potro já pode ficar de pé após duas horas do parto, e logo começa a arriscar os primeiros passos.

Saiba mais, leia também:

Curiosidades sobre os cavalos

  • Em alguns países a carne de cavalo é bastante apreciada na alimentação.
  • Alguns cavalos de raças mais nobres, podem custar até mais de R$ 15 mil.
  • O cavalo pode ter momentos de sono profundo, chegando até a sonhar.

Referências Bibliográficas

KAARI, P. Exploração de equídeos por carroceiros no Distrito Federal: direito, diagnóstico e educação ambiental. Monografia—Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2006.

MARQUES, D. P.; PESSOA, M. S.; PESSOA, F. O. A. Manejo zootecnológico e comportamental de cavalos em uso militar. Nutritime, v. 14, n. 03, p. 5074–5084, 2017.

MARQUES, V. P. Principais raças de equinos criadas no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso Técnico—Barretos, São Paulo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2016.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.