Animais Carnívoros

Juliana Diana

Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente da carne de outros animais.

Chamados de predadores, eles são consumidores que podem ser identificados de duas formas diferentes:

  • consumidores secundários: se a fonte de alimentação for os animais herbívoros.
  • consumidores terciários: se a fonte de alimento for outro animal carnívoro.

Assim, esses animais exercem importante função na cadeia alimentar, pois equilibram o ecossistema, de forma a controlar as populações das espécies das quais se alimentam.

Uma das principais características desses animais é que eles são caçadores e predadores, pois precisam matar outros animais para se alimentar e sobreviver.

Diante dessa condição, os animais carnívoros apresentam características que auxiliam sua alimentação. Eles possuem um organismo diferenciado com as seguintes peculiaridades:

  • Não possuem ptialina (enzima responsável pela digestão de cereais);
  • Seu estômago é simples e de formato arredondado;
  • Grande quantidade de acido clorídrico no estômago é utilizado para realizar a digestão da carne;
  • Possuem glândulas salivares pequenas;
  • A saliva e a urina são ácidas.

Além disso, os animais carnívoros também possuem características físicas diferenciadas, veja a seguir:

CaracterísticasExemplos de animal carnívoro
Os dentes fortes e afiadosTubarão, raposa.
A mandíbula normalmente é alongada e para frenteJacaré, crocodilo, urso.
A audição e o olfato são bem desenvolvidosLobo.
As garras e os bicos são afiadosGavião, falcão, pelicano, cegonha, garça.
A saliva é ácidaCobra.

Lista de Animais Carnívoros

Para conhecer melhor sobre esses animais, veja a seguir uma lista de 10 animais carnívoros:

Águia

águia carnívoro
A águia possui o bico e garra afiadas para capturar a presa

A águia é uma ave de rapina considerada um dos maiores predadores, pois possui visão aguçada facilitando a identificação da presa a dezenas de metros de altura. Além disso, ela também faz mergulhos certeiros para capturar seu alimento.

A velocidade que a águia atinge no voo também é uma característica que contribui para a caça. O bico e as garras são afiados o suficiente para segurar a presa na primeira tentativa.

Os animais mais caçados pelas águias são peixes, roedores, cobras e pássaros.

Cobra

Cobra carnívoro
As cobras ingerem o animal inteiro para se alimentar

As cobras são uma espécie de réptil que se alimenta exclusivamente de outros animais. Dependendo do tamanho do animal inserido, a cobra pode ficar até um ano sem se alimentar, como é o caso da sucuri.

A captura da presa normalmente ocorre por emboscada. As cobras ingerem o animal inteiro pois elas não possuem dentes capazes de mastigar, eles têm a função de segurar a presa na boca.

Os animais que fazem parte da dieta da cobra é amplo, incluindo roedores, pássaros, ovos, pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e peixes.

Coruja

coruja
A coruja é um animal que caça suas presas no período da noite

A coruja é uma ave de hábitos noturnos, e por isso procura por suas presas neste período para aumentar a chance de sucesso, visto que a falta de luz e de proteção dos outros animais fica prejudicada.

Ao capturar sua presa, a coruja o engole por inteiro para depois vomitar as partes que não podem ser absorvidas por seu organismo, como os ossos. Elas são muito ágeis e possuem um bico afiado que auxilia na captura da presa.

A coruja se alimenta de pequenos mamíferos, insetos, aranhas e até aves de pequeno porte.

Jacaré

Jacaré carnívoro
O jacaré possui uma mordida forte para capturar sua presa

O jacaré é um réptil conhecido por sua força no maxilar, podendo rasgar o casco de uma tartaruga. Possuindo dentes e mordida fortes, este animal costuma atacar sua presa pela lateral e assim segurar e engolir seu alimento de uma única vez, sem mastigar.

Os jacarés conseguem ficar longos períodos sem se alimentar, pois possuem um órgão específico rico em gordura e que auxilia na manutenção do organismo.

Os animais mais caçados pelos jacarés são peixes, caranguejos e insetos. Algumas espécies ainda se alimentam de tartaruga, capivaras e veados.

Leão

Leão carnívoro
Os leões atacam suas presas em grupo

Os leões são animais carnívoros muito conhecidos por sua habilidade na caça à sua presa. As fêmeas são as principais caçadoras.

Para caçar, os leões se organizam em grupos para cercar a presa e fazer o ataque. Os principais animais caçados pelos leões são de grande porte, como zebras, búfalos, antílopes e gnus. Eles também podem atacar animais de pequeno e médio porte.

Pelicano

pelicano carnívoro
O pelicano armazena sua presa no papo que possui

O pelicano é uma ave carnívora que vive em regiões costeiras, pode ser encontrada na água ou ainda em pequenas árvores.

Possui uma bolsa gular, também conhecida como papo que auxilia na caça por seu alimento, pois ele armazena a presa e evita que ela escape. Devido a sua capacidade elástica, o papo pode armazenar até 13 litros.

Para se alimentar, os pelicanos aproveitam de sua capacidade de mergulho e caçam peixes em até 20 metros de profundidade.

Perereca

Perereca
A perereca possui uma glândula que libera veneno para imobilizar a presa

A perereca é um anfíbio anuro que na vida adulta se alimenta de outros animais. Ela apresenta hábitos noturnos e como estratégia de defesa, emite um grito que assusta seu predador.

Para capturar sua presa, a perereca libera um veneno que é produzido por uma glândula especial.

O hábito alimentar das pererecas inclui insetos, pequenos moluscos e vertebrados e, em alguns casos também podem ser ingeridos mamíferos de pequeno porte.

Pinguim

Pinguim carnívoro
Os pinguins se alimentam de pequenos peixes e moluscos

Os pinguins são aves marinhas que vivem em regiões de águas frias, passando parte de seu tempo na água e no solo.

Por possuírem grande habilidade de natação, os pinguins se alimentam principalmente de pequenos peixes e moluscos, caçados durante os mergulhos.

Polvo

Polvo
O polvo é um animal que se alimenta principalmente de crustáceos

O polvo é um molusco marinho que vive nos oceanos e, na maior parte do tempo, encontra-se fixado nas rochas e corais para se esconder de predadores.

Com hábitos noturnos, os polvos capturam suas presas utilizando os braços e ventosas. Algumas espécies se alimentam durante o dia.

Os animais mais consumidos pelo polvo são peixes e crustáceos, desde caranguejos, camarões e lagostas.

Tartaruga marinha

Tartaruga marinha
A tartaruga marinha é um animal que se alimenta de vegetais e animais

A tartaruga marinha é um tipo de réptil que respira por pulmões, porém apresentam a habilidade de ficar grandes períodos submersos.

A alimentação da tartaruga marinha varia de acordo com a espécie, podendo se alimentar de a partir de fonte vegetal e carnívora. Os animais consumidos pelas tartarugas são moluscos, crustáceos e peixes.

Outros exemplos de animais carnívoros

Além desses animais, também são carnívoros:

Você pode ampliar seu estudo sobre a alimentação dos animais lendo sobre:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.