Hipopótamo: entenda seus hábitos, alimentação e espécies

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

Os hipopótamos são classificados na classe dos mamíferos, na família Hippopotamidae. Existem duas espécies de hipopótamos no mundo, o hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius) e o hipopótamo-pigmeu (Hexaprotodon liberiensis).

Ambas as espécies são originárias do continente africano, nativas da Etiópia. Contudo, o hipopótamo-comum possui mais ampla distribuição, se comparado ao hipopótamo-pigmeu. Hipopótamos-pigmeus encontram-se concentrados em países da África Ocidental, especialmente a Libéria.

Hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius)

Ocorrem em praticamente toda a savana africana, bem como nos principais corpos d'água da África Central. São seres semi-aquáticos, habitando rios, lagos ou pântanos, preferencialmente aqueles com pelo menos 2 metros de profundidade.

Um indivíduo adulto chega a medir 5 m de comprimento e até 1,67 m de altura, com uma massa corporal de 3,5 toneladas.

Apesar de grandes e pesados, são seres adaptados para o ambiente aquático e terrestre, podendo atingir uma velocidade de 30km/h.

Hipopótamo
Hipopótamo-comum (Hipoppotamus amphibius).

Hipopótamos-comuns, diferente dos pigmeus, são sociais, vivendo em um grupos de 20 a 100 indivíduos no total. Costumam acasalar duas vezes ao ano e o tempo de gestação é de 7 a 8 meses.

São considerados animais herbívoros, contudo, alguns estudos demonstram que, eventualmente, alimentam-se de carne. Alguns relatos, inclusive, sugerem que durante à noite caçam outros animais para alimentarem-se.

Animais adultos não possuem predadores naturais conhecidos, no entanto, leões, hienas e crocodilos costumam predar indivíduos jovens.

Hipopótamo-pigmeu (Hexaprotodon liberiensis)

A espécie ocorre somente em quatro países da África Ocidental, são eles: Libéria, Serra Leoa, Guiné e Costa do Marfim. Habitam, preferencialmente, florestas e áreas baixas, sempre próximo a fontes de água.

O hipopótamo-pigmeu costumam medir 1,7 m de comprimento por 1 m de altura, com uma massa corporal de até 275 kg. Proporcionalmente, possuem pernas e pescoço maiores do que o hipopótamo-comum.

São indivíduos solitários, vistos na natureza, no máximo, em casal ou com um filhote. O tempo de gestação de uma fêmea é de, aproximadamente, 7 meses e costumam viver cerca de 43 anos.

pigmeu
Hipopótamo-pigmeu (Hexaprotodon liberiensis).

Os hipopótamos-pigmeus são, estritamente, herbívoros. Alimentam-se de folhas, frutas, gramas, ervas, etc. Possuem um estômago com quatro câmaras, contudo, não são ruminantes, pois não têm microrganismos associados, tampouco ruminam o alimento.

São predados, principalmente, pelo Leopardo (Panthera pardus) e por humanos, pois sua carne é bastante apreciada e consumida.

Existem poucas informações dos impactos ecológicos produzidos por estes animais, pois a observação do comportamento em seu habitat é raro.

Curiosidades sobre os hipopótamos

  • São seres noturnos: saem da água durante o entardecer ou à noite para se alimentarem;
  • Possuem um sistema complexo de comunicação: inclusos grunhidos, roncos, assobios, guinchos ou por suas fezes (química);
  • Não possuem glândulas sudoríparas: produzem uma substância que recobre seu corpo, que, em contato com a atmosfera, torna-se vermelho-acastanhado;
  • Hipopótamos-comuns comem cerca de 1,5% do seu peso corporal: todas as noites eles podem ingerir, cerca de, 40kg de comida;
  • Hipopótamos-pigmeus já foram confundidos com Hipopótamos-comuns: cientistas, ao descreverem o animal, pensavam se tratar de um exemplar de hipopótamo-comum em estado juvenil ou atrofiado. Por isso, só foram descritos em 1911;
  • Hipopótamos-pigmeus também são conhecidos por outro nome científico: primeiramente foram descritos como Choeropsis liberiensis.

Saiba mais:

Referências Bibliográficas

Fredrickson, D. 2009. "Hexaprotodon liberiensis" (On-line), Animal Diversity Web. Acessado em 07 de fevereiro de 2023 em https://animaldiversity.org/accounts/Hexaprotodon_liberiensis/

Pedreiro, K. 2013. "Hippopotamus amphibius" (On-line), Animal Diversity Web. Acessado em 07 de fevereiro de 2023 em https://animaldiversity.org/accounts/Hippopotamus_amphibius/

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.